Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Coisas da vida!


Antes, quando ainda era um adolescente, vivia a minha vida em função dos outros,ou seja, sempre queria agradar as pessoas do meu convívio.
A minha preocupação era tão grande, que me anulava e tentava ser a pessoa que os outros queriam que eu fosse(pelo menos eu acreditava nisto).
O tempo foi passando, e com ele veio a experiência e a maturidade, inevitavelmente anexo a estes dois fatores, a consciência de que eu não precisava ser, cem por cento em tudo, bastando ser apenas, um ser humano!
A vida é mesmo muito interessante, quando somos jovens e ainda vivemos debaixo das asas dos nossos pais, sofremos todo tipo de influências deles, boas ou ruins.
E quando alçamos os nossos primeiros vôos solitários, mundo afora, ajustamos as nossas lentes para uma nova realidade.
A minha primeira experiência com humanos, foi catastrófica, ainda sobre a influência de meus pais não conseguia enxergar o lado ruim das pessoas.
Mas a vida, é inexorável e ela nos ensina muitas coisas, inclusive a arte da sobrevivência.
Com isto, não quero dizer que vivo armado em relação as pessoas e o mundo, mas tento afirmar para mim mesmo, todas as vezes que deparo com algo que me contrarie, que elas estão sendo apenas, humanas.
E tento me adaptar a esta nova situação, que aliás não é tão nova assim.
O homem tem se comportado desta maneira , desde os seus primórdios, sempre querendo ter vantagens sobre o seu semelhante, e jogando o jogo do ganha-perde.
Aprendo constantemente na minha filosofia, que ninguém precisa perder para eu ganhar!
Se é preciso alguém perder para alguém ganhar, estaremos jogando um jogo errado, pode ter a certeza deste fato, pois a vida é generosa, existe oportunidades para todos.
Infelizmente, no mundo dos negócios é baseado neste conceito, aprendi que o universo é vasto, e que quando jogamos o jogo da vida, com o coração e mente aberta, todos podemos ganhar.
O jogo do ganha-perde é baseado na ganância , no conceito de que só existem lugares para vitoriosos neste mundo, não é bem assim.
Mas o que é ser exatamente vitorioso?
Ter dinheiro, titulo de doutor, carros exóticos, ser rodeados por belas mulheres, homens e celebridades?
Acho que não, se isto é sinônimo de vitória, por que estas pessoas vivem na depressão, e buscam , muitas vezes uma saída na sua própria auto destruição?
Tenho uma teoria pessoal, para este tipo de comportamento totalmente desprezível, acho que elas lutaram a vida inteira para satisfazer seus próprios egos, acreditando que a riqueza material, poderia lhe proporcionar algum momento de paz interior.
E fizeram muito bem, o que eu costumava fazer na minha adolescência, me anulava em função dos outros, buscando sempre uma imagem, que toda a humanidade cobiça, não importando com a sua verdadeira natureza básica, o da humildade.
E você, seja sincero, é daqueles que vivem a vida em função dos outros, buscando sempre ser reconhecido como o tal, ou tenta jogar no time daqueles que buscam a felicidade pessoal, independentemente de ser vitorioso ou um derrotado?
A vida nos mostra, constantemente, que quando todos os nossos sinais vitais cessarem, e quando estivermos enterrados a sete palmos do chão, toda a riqueza acumulada ficará.
E esta realidade a qual todos nós estamos sujeitos, a única coisa que realmente terá relevância, será o quanto fomos felizes, o quanto amamos e o quanto fomos amado neste mundo.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, e desejo a todos que tenham um ótimo fim de semana, cercado por pessoas queridas e de luz!
Paulo RkSp NAMASTÊ

Um comentário:

  1. Acredito que não devemos dividir o mundo de forma maniqueista: ou seja; bem e mal.
    Ou preto no branco, pois existem muitos tons entre essas duas cores.
    Não são somente os abastados que podem sofrer de depressão.
    Temos a péssima mania de dizer os homens são culpados daqui, os homens são culpados dali nos esquecendo que fazemos parte da humanidade. Que também podemos ter a nossa parcela de culpa . Omissos, vamos incriminando um aqui outro ali. Somos realmente vítimas?
    Acredito que cada um é responsável pela sua busca,seja esta material ou espiritual.
    Se você busca riqueza, mulheres e dinheiro e vai seguindo sem prejudicar ninguém, qual o problema? Dinheiro também serve para fazer caridade?Não é somente para ostentação!
    Agora se a sua busca é buscar um lugar à sombra, ter seu emprego, sua casa ou simplesmente viver no meio do mato, qual o problema? Cada um na sua. Sim, cada na sua!
    Encouraçados pelo preconceito que existe em nós, sim em nós, nos deixamos levar pelo que acreditamos ser o correto. Muitas vezes nos esquecendo que se aquela pessoa tem grana hoje é porque ralou muito. Lutou e não é porque chegou ao topo que se tornou um ser desprezivel!Certo que muitas têm esse perfil, mas graças a Deus existem exceções.
    Muitas vezes quando discursamos contra isso ou contra aquilo queremos de certa forma parecer perfeitos, humildes,simples, bonzinhos aos olhos dos outros, mas como todo mundo temos nossos sonhos secretos, nossos desejos inconfessaveis. Deixemos de ser hipócritas!
    É dificil, eu tento, mas é difícil.
    Viver é ao mesmo tempo simples e complicado. Praticamos por demais a teoria do egoísmo: Eu quero! Eu posso! Eu Sou!!!
    Certo é que devemos amar mais os nossos semelhantes. Vamos acordar e ver essa verdade: precisamos desesperadamente de amor e talvez, nos sentindo amados, acarinhados, aconchegados no colo morno e macio dessa vida tenhamos atitudes de sair da teoria e partimos para a prática de conjugar esse verbo tão bonito, mas em desuso: amar.
    Ouvi uma frase que me levou a refletir: uma língua afiada pode cortar a própria garganta. Por um breve instante emudeci...

    ResponderExcluir