Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 25 de maio de 2013

Você se considera uma pessoa livre?

Você não precisa estar dentro de uma gaiola para se sentir preso, existe outra forma de aprisionamento, mais cruel e cada vez mais comum, num mundo considerado livre por todos. Estou falando das pessoas que vivem presas dentro de suas próprias mentes, dos seus valores e paradigmas errôneos. Em se tratando de mentes humanas, esta prisão é mais complexa, porque não existem cadeados onde poderíamos abrir, para libertar o suposto prisioneiro, que foi motivado por razões pessoais, e muitas vezes, desconhecidas pela grande maioria. Tenho alguns amigos que já foram presos por traficar drogas e cometerem pequenos delitos, e todos eles falam as mesmas coisas; “que só valorizamos a liberdade quando a perdemos!” Mas a questão, que me faz refletir e indagar os prisioneiros mentais, que escolheram se “aprisionar”, por conta própria foi; “por que eles abriram mão, de um direito, comuns a todos?” Pois dizem que a liberdade é a maior riqueza da humanidade, que um único ser poderia vivenciar sem restrições na face da terra. Então por que algumas pessoas se fecham em suas mentes, se privando das coisas que tem por direito universal? Vou explicar melhor o que estou falando: “Quando era adolescente deixava de fazer muitas coisas em função das outras pessoas e em detrimento das minhas próprias necessidades pessoais. Com o tempo e com o abençoado amadurecimento, aprendi que não podemos viver em função das coisas que as outras pessoas falavam ou pensavam. Pois eu também sou gente, sou um ser humano digno, livre e capaz de fazer tudo aquilo, que esta condição me permitir. Foi nessa época que compreendi que deixar de fazer as coisas por conta dos preconceitos alheios é a pior forma de prisão. Pois quando me privo de ser eu mesmo, fazendo as coisas que gosto, dando poder as pessoas que não podem responder pelos meus atos, e consequentemente não podem ser felizes por mim e vice versa. O resultado é a minha completa insatisfação pela vida e infelicidade, todos nascemos livres e deveríamos honrar esta condição, tendo mais consciência do que é estar vivo, com a maravilhosa condição de sermos livres em pensamentos.” Hoje carrego em minha mente e coração, que ninguém pode fazer nada por mim, pois temos a liberdade como um direito individual, e inerente a ela, o poderoso livre arbítrio. Se a condição de ser livre é bom, imagine com o poder de fazer tudo o que queremos dela, através do livre arbítrio! Pecado não é ser diferente, é ser tapado com tanto poder em mãos, e desprezar tudo o que a vida nos proporciona para vivermos felizes, e pela nossa própria ignorância de acusa-la, de ser tão cruel com a gente! Pense nisso, burrices do desperdício tem que ter limites, afinal de contas, dizem que não vivemos duas vezes esta mesma vida! Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário