Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 17 de março de 2012

Envelhecendo com a luz da sabedoria e a leveza da liberdade mental!


Algumas características da minha personalidade, principalmente no que diz respeito, ao meu comportamento, tem sido modificado com a ação do tempo, num processo conhecido como “amadurecimento.”
Algumas mudanças tem sido para melhor, enquanto algumas outras não tão boas, “pois como devem saber, não podemos ser bons, em tudo na vida!”
Tenho uma característica em particular, que pensei, que o tempo, iria me fazer esquecer, mas contrariando o que havia imaginado , ela continua cada vez mais presente, no meu cotidiano.
Mas, graças a deus, não é uma característica negativa, estou falando do habito que tenho, de observar as pessoas, e sempre achar, que elas são melhores do que eu.
E ao contrário do que as pessoas possam pensar, tal afirmação, não alimenta os meus complexos de inferioridades, pois sempre “colho”, o melhor das pessoas, sempre acreditando, “que também posso ser “o melhor”,” fazendo das qualidades alheias, a minha própria.
Não estou falando, em ser uma pessoa simulada, a minha essência continuará sempre a mesma, mas “pego” emprestado, certas qualidades que admiro nas outras, fazendo “destas,” partes integrantes, da minha composição!
Costumo brincar com as pessoas, dizendo que sou um ser “amorfo”, e assimilo tudo, que encontro pela frente.
E quando as pessoas, falam que sou uma cobra, costumo apontar para elas, e brinco dizendo; “muito obrigado, aprendi com o melhor!” Rsrsrsrsr
“E por ai vai,” todos os anos, quando comemoramos os nossos aniversários, algumas mudanças devem acontecer, não só no aspecto físico, mas principalmente, no aspecto mental.
Pois as datas, não são meramente simbólicas, elas representam a vida útil do funcionamentos dos nossos corpos, e como toda “máquina” , ela vai se desgastando, ou como, costumamos falar na contabilidade, “depreciando.”
E a cada ano, significa um ano a mais de desgaste, e dependendo da vida que você leva, este “desgaste”, pode ser em maiores ou menores proporções.
Mas, com a nossa mente é diferente, e o tempo pode ser o nosso maior aliado, se soubermos assimilar, e separar , informações e conhecimentos, que nos agreguem valores.
Desprezando o que é desnecessário, poupamos os nossos cérebros de “determinados” aborrecimentos(desgastes emocionais), e consequentemente, prolongamos a sua vida útil, otimizando as nossas capacidades intelectuais.
Aprendi que, “todas as coisas subjetivas no mundo, são tão reais quanto a nossa própria realidade física,”, temos como exemplo, o próprio amor.
Sentimentos subjetivos, invisíveis ao olho nu, mas com resultados visíveis no aspecto físico.
A aparência de quem ama, e é amado, é totalmente diferente, da pessoa mal amada.
Portanto, vamos providenciar pensamentos, e atividades que tragam benefícios, ao nosso corpo físico e mental (uma coisa está ligada a outra).
Não podemos parar o tempo, mas podemos torna lo, nosso maior aliado, no processo do inevitável envelhecimento.
Tente envelhecer com qualidade de vida, e mais sabedoria, acreditando que o homem pode, e deve ser como o vinho; “melhorando a cada ano o seu sabor!”
Paulo RK

3 comentários:

  1. Muito bem dito Paulo ^^ . Deixar o tempo passar por passar não é bom pra ninguém! Crescer dia a dia é necessário e importante e faz tão bemmmmm =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo...
    Envelhecer é inevitavel. ficar velho é uma opção...então vamos envelhecer de uma forma saudavel...
    e hoje agradeço a você que carinhosamente
    desejou-me feliz aniversário.
    Foi um dia muito feliz por descobrir
    que tenho pessoas maravilhosas que me cercam..
    uns bem perto, outros bem longe..
    não importa a distância e sim o carinho..
    isso é um presentão de Deus na minha vida!
    Arigatou né! Amei seu comentário carinhoso !!!Ótimo Final de Semana!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir