Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 10 de março de 2012

Em terra de cego, quem tem um olho é rei!


Uma vez trabalhei com uma pessoa, que vivia dizendo para mim; “Paulo em terra de cego, quem tem um olho é rei!”
Na época eu não entendia, e ria todas as vezes que ele mencionava esta frase.
O tempo foi passando, e a vida implacável, me ensinou muitas coisas, que antes, teimava em não querer enxergar.
Aprendi por exemplo, que não precisamos reclamar pelas coisas que não dão certo, mas agradecer pelas coisas boas, que nos acontecem, e sempre fazer bom proveito delas.
Assim era a pessoa, que mencionava a frase, ela sempre estava em harmonia com seu ambiente, e tal condição despertava “desconforto”, em seus colegas de trabalho(incapazes e invejosos).
E algumas pessoas, do setor e de outros, até me alertavam; “cuidado com fulano, ele é folgado, e gosta de tirar vantagens em tudo.”
Hoje, eu entendo que ele não era oportunista, mas era o único que conseguia ver as oportunidades, onde poucos enxergavam.
E onde não existisse tal oportunidade, ele tratava de arrumar uma, sempre criando condições a seu favor.
Enquanto os demais, sempre preocupados com os procedimentos de sucesso do colega, deixavam a desejar, quanto ao seu desempenho profissional.
Percebi que na vida social, o ‘comportamento’ humano, não é tão diferente quanto aquela, que acontece dentro da vida corporativa.
Algumas pessoas parecem, enxergar mais oportunidades que as outras, e sempre estão a um passo a frente(convergindo seus interesses com os da empresa).
Incomodando, e despertando todo sentimento de ira e inveja, nas pessoas que sempre estão concentrando, energias negativas para as suas próprias, ruina.
Hoje, eu sei que ele quis dizer (compreendi) com a frase; “as pessoas se preocupam muito com o sucesso alheio, e ao invés de se inspirarem, e fazerem algo de bom em suas vidas, elas fazem exatamente o oposto!”
E tudo o que conseguem, é uma vida medíocre, sem grandes realizações, vivendo sempre na rabeira, e nas sombras dos sucessos alheio.
Esta frase, se tornou parte integrante da minha filosofia de vida, e tento sempre enxergar, ver o mundo de forma diferenciada, fazer coisas diferentes.
Principalmente, quando existir um descontentamento geral, é sinal que algo deve ser feito; “algo deve ser explorado, e convertido ao meu favor!”
E a exemplo dele, procuro me destacar nas coisas que faço nesta vida, e ao contrario, do que eu esperava ou imaginava.
Não ouvi nada parecido com que eu ouvia a seu respeito, pelo menos ainda nenhum “passarinho” (fofoqueiro), me informou de algum comentário negativo.
Espero não despertar sentimentos ruins, de qualquer natureza nas pessoas, pois o intuito, é sempre dar e fazer o meu melhor, para satisfazer a sociedade, e por que não, massagear o meu ego?
Pois aprendi que uma vida feliz, só pode ser completa, quando o mundo, a sociedade e as pessoas, reconhecem a tua verdadeira capacidade e condição de superação!
Paulo RK

2 comentários:

  1. Puxa, você disse tudo! Esse é o grande problema das pessoas... se preocupam demais com os outros, e esquecem si mesmas...

    Obrigado pela visita ao meu cantinho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Concordo Paulo. É interessante o modo como as pessoas avaliam as outras frente a uma oportunidade. Reconhecer as próprias limitações e lutar para superá-las não é um privilégio de muitos, a grande maioria prefere criticar e se acomodar ao lugar de vítima injustiçada. O fato é que para quem busca crescimento o tempo se faz muito valioso e não há porque desperdiçá-lo dando crédito a certas intrigas, coisas assim simplesmente não interessam. Admiro essas pessoas, que não se deixam abater e buscam superar-se em todos desafios.


    Bjuuu
    Fica com DEUS

    ResponderExcluir