Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Penso logo existo II


"Penso logo existo,é uma das frases mais conhecidas do mundo das frases,conhecidas e ditas pela primeira vez por René Descartes (1596-1650), há muito tempo. René estava sob o efeito do chá de flor -de-lis quando, em uma viagem mediúnica pelo universo paralelo ao eixo cartesiano da arvore da montanha, criou esta frase."

Nos tempos atuais, as pessoas estão tão feridas por dentro, e tudo o que falamos pode fazer sangrar este ferimento, e ser encarado como uma afronta, uma agressão verbal, ou coisa do tipo.
Sou uma pessoa de natureza pacata e tento estar sempre com a mente aberta, respeito as opiniões alheias, mesmo que não concorde com elas.
Tudo que ouvimos das pessoas são opiniões, e não a ultima palavra em determinados assuntos, acho que ninguém no mundo, está preparado para definir algo como certo e definitivo.
É importante lembrar que, o próprio universo está constantemente se renovando, portanto uma mente fechada e inflexível, é totalmente incompatível.
Todos nós somos leigos em alguma área, mas isto não nos priva de opinarmos sobre determinados assuntos, acontecimentos e fatos da vida.
Como seres sociais, temos o direito de mostrar ao mundo e ouvir o que elas pensam, e consequentemente respeitar as suas opiniões.
Tento não ofender as pessoas, com as palavras, expondo as minhas opiniões e conceitos mundanos, mas as pessoas ultimamente andam tão armadas que qualquer palavra mal compreendida, pode ser um estopim para começar alguma polemica, ou mesmo conquistar a antipatia delas.
Nestes casos, me dou o direito de ficar quieto, um pouco decepcionado , com determinadas percepções mundanas , mas como disse, e embora não concorde, respeito as opiniões dos outros, e a amizade será sempre a mesma(pelo menos do meu ponto de vista).
Se pensar é existir, temos o livre arbítrio de pensar, e expor nossos pensamentos aos outros, tudo muito social e democrático.
Acho mesmo que as pessoas deveriam cuidar melhor de suas mentes, valorizando mais o aspecto espiritual do que o material, buscando elevar a sua condição de vida, através das muitas orações que existem no mundo.
Não estou incentivando ninguém a procurar uma religião, mas fazer o uso das ferramentas disponíveis, para atingir a sabedoria, e elevar a sua condição de vida.
A questão preocupante é que todos no mundo, estão vivendo a condição mais baixa de vida, que um ser humano poderia experimentar, que é o estado de inferno.
Tal condição só é atingida, quando as pessoas se deixam levar pelas futilidades da vida, se esquecendo das suas próprias origens humilde, e do grande propósito, que é a do constante aprendizado.
Aos amigos que tenham se ofendido com algum pensamento ou uma opinião minha , peço desculpas, só gostariam de lembrar que nada na vida é pessoal.
Ninguém é o dono da verdade , ninguém nesta vida em sua sã consciência tem a certeza de algo, tudo não passa de uma simples opinião pessoal, baseadas sempre na experiência de vida de cada um.
Dou graças a deus por fazer parte desta vida moderna, e usufruir dos seus benefícios de poder pelo menos desabafar, escrevendo tudo aquilo que penso, pois está cada vez mais difícil expor nossos pensamentos as pessoas, sem que elas se ofendam.
Paulo Rk

3 comentários:

  1. No blog eu costumo muito ressaltar isso: "Nem não sou o dono das verdades", pois você bem vê que lá sou muito franco, dou minhas opiniões de forma direta e muitas vezes rude. Mas não o faço para impor minha idéia a ninguém, apenas para mostrar que errado ou certo, tenho o meu ponto de vista e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, com a delicadeza que sempre expõe suas ideias, indelicado será quem se ofender.

    Ótimo texto; abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir
  3. Paulo querido, eu amo o que você escreve.
    Este texto, por exemplo, eu gostaria de ter escrito, mas não saberia escrevê-lo com este jeitinho delicado e educado que você tem.
    A verdade é que as pessoas querem falar, dizer o que sentem e pensam, mas não querem ouvir nada a seu respeito, principalmente se lhe mostram algum problema de ordem psico-social. Costumam ficar pra baixo ou até zangadas, então o melhor é ter relações superficiais também e ir levando do jeito que querem.
    um super abraço carioca

    ResponderExcluir