Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Por que você ainda não encontrou a sua cara metade?


Sinceridade, o mínimo que podemos dar aos nossos semelhantes, dar e exigir em troca!
É engraçado como as pessoas exigem das outras, tudo aquilo que elas gostariam de ser, e de alguma forma não conseguem ser.
Estou falando da qualidade de ser perfeito, a minha concepção de perfeição é um conjunto de imperfeições tentando ser perfeito, e o resultado final deste esforço, se torna a própria perfeição.
Ou seja, quando notamos em nós mesmos, defeitos pessoais e percebemos o quanto ela é negativa, fazemos de tudo para elimina-las, tal esforço faz de nós, um ser melhor a caminho da perfeição.
Contrario o pensamento, de que tudo que é bom já nasce pronto, se a vida é uma escola, nascemos totalmente despreparados e prontos para aprender com ela.
Acredito mesmo que um bom aluno, que passou de ano com notas boas, não precise voltar e refazer o ano que passou com esmero.
Quando as pessoas nos conhecem pela primeira vez, ficam encantadas com a gente, achando que somos tudo de ‘bom, ponto, com, ponto, BR.’
Elas se deixam levar pela interface gráfica, ou seja, pelas nossas aparências, que muito habilmente manipulamos, para parecer mais familiar.
Não estou falando de uma imagem fake, nada físico, mas a imagem a qual me refiro, é a imagem comportamental.
Dentro da sociedade, procuro agir de forma como gostaria que as pessoas agissem comigo, ou seja, educadas, prestativas e bem humoradas.
Nos tempos modernos, estes três tipos de qualidades, deixaram de ser básicas, e o que mais encontramos dentro da sociedade, são pessoas com aparências embrutecidas, com seus próprios dramas e tragédias pessoais.
Faço valer para mim, aquele ditado que diz; “em terra de cego quem tem um olho é rei!”.
E faço do comportamento alheio, uma forma de divulgar as minhas aptidões profissionais, hoje o meu cartão de visita é o meu “modus operandi”, comportamental.
Mas como disse, ninguém é perfeito, tão pouco eu mesma, mas as pessoas continuam a insistir que existem, pessoas perfeitas no mundo.
Elas sempre estão na “caça” deste ser imaculado, quando na convivência percebem que o príncipe não é tão, nobre quanto se diz nos contos.
Começando os desentendimentos, e os sentimentos de traição, é como se elas se decepcionassem na convivência diária, ao descobrir que este super homem, também tem seus defeitos, e não é tão “SUPER” quanto imaginava.
Todos nós seres humanos, precisamos ser mais realistas, não podemos ser perfeitos em tudo na vida, portanto procurar nos outros esta qualidade, é como tentar encontrar um pedaço de carvão, em meio a escuridão da noite.
É fácil exigir dos outros, o que não conseguimos mudar em nós mesmos, mas não podemos ser tão estúpidos a tal ponto.
Precisamos nos lapidar, corrigir os nossos defeitos, e tentar definir o que somos e o que queremos de nós mesmos.
Com a nossa definição do que somos, fica mais fácil procurar nas outras pessoas, valores semelhantes.
Vou fechar esta crônica, com uma conclusão coerente, pelo menos do meu ponto de vista, e ela não deverá ser considerada a ultima palavra, pois é pessoal, única e intransferível.
“Quando exigimos dos outros, valores que não encontramos em nós mesmos, fica difícil manter um relacionamento duradouro, pois, cedo ou tarde, o teu parceiro ou parceira, exigirá de nós, valores que cobramos deles, e que na verdade nunca existiram dentro de nós!”
Paulo RK

Um comentário:

  1. Durante toda a minha vida exigi muito de todo mundo. Perfeição, afeto, tolerância, acabei apenas me frustrando.
    Dizem que você só pode exigir dos outros aquilo que você também pode retribuir e hoje eu vejo o quanto fui injusto com vocês humanos, pois sou tão ou mais imperfeito que vocês.

    ResponderExcluir