Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 16 de outubro de 2011

Vem cá, só para te lembrar deixar eu cochichar !


Todos que me conhecem sabem que sou budista, pratico esta filosofia de vida desde 99, e desde então tenho me sentido melhor em relação a mim mesmo, em todos os aspectos.
Nesta filosofia, aprendi que a inconstância da mente humana é o responsável pelo sofrimento da própria humanidade, se fossemos constantes em nossos pensamentos como os rios, tal sofrimento não existiria.
Embora não pareça, fui criado num ambiente muito lógico, com todos os problemas e fraquezas mundanas.
Mas nunca deixei que tais fraquezas me impedissem de observar o mundo, de forma clara, sem querer mistificar ou “endeusar”, as pessoas ou algum fenômeno extraordinário.
Tento ver tudo da maneira mais simples possível, e dentro da razão que estabeleci como coerente e aceitável para mim mesmo.
Certamente que existem coisas que está fora da minha compreensão, nestes casos, não fico procurando uma explicação ou gastando os meus neurônios com coisas que não posso mudar ou explicar, fato!
O que mais me irrita no ser humano, logo, em mim mesmo, é a necessidade burra de querer dar explicação para tudo nesta vida.
Acho mesmo que as pessoas seriam melhores, se todos vivessem as suas vidas intuitivamente, e parassem de querer justificar tudo.
Se a vida é uma sucessão de acontecimentos, algumas vezes contraditórias e imutáveis, prefiro aceitar as coisas como são, e continuar a viver ao meu modo, sem maiores complicações.
Do meu ponto de vista, isto é viver intuitivamente, não quero que vocês pensem que sou uma pessoa passiva, daquelas que aceita tudo aquilo que nos obrigam a engolir.
Me considero uma pessoa inteligente, e prefiro gastar a minha energia vital com coisas mutáveis, e não com as coisas que não posso controlar, “capixê?”
É burrice, medir forças com quem tem músculos a mais, e cérebro de menos, faço valer aquele velho ditado; “se não pode com ele, junte se a ele!” , simples assim.
Cada vez mais me convenço que é inútil me preocupar com coisas que ainda não aconteceram na minha vida.
Inseguranças?
Claro que sinto, pois é um sentimento comum a todo ser humano, no entanto, todas as vezes que me pinta esta neura, me ponho a meditar(mantras budistas), e me concentro nas coisas boas que posso oferecer ao mundo, e a mim mesmo.
Garanto lhes que esta opção de vida , me revigora e me inspira a ter bons sentimentos em relação as pessoas, e a mim mesmo.
Quando elevo a minha condição espiritual , enxergo do alto todos os meus problemas, e a visão daqui de cima me permite ter a consciência do que posso e não posso fazer, para resolver determinadas questões.
Pessoas , apesar de eu não conhece-los pessoalmente (virtuais), algumas outras tão intimamente(reais), quanto eu mesmo, para ambas, a mensagem será a mesma, procure a sua forma de oração, e eleve a sua condição espiritual.
Tente enxergar teus problemas do alto, e não se envolva com elas a ponto de não enxergarem uma luz no fim do túnel.
Para todos os efeitos a visão daqui de cima, é sempre melhor do que a de baixo, sempre foi, mas só estamos tendo a consciência deste fato, agora(antes tarde do que nunca)!
Paulo Rk

3 comentários:

  1. O problema de muitos também é querer a felicidade plena, permanente, não enxergando que isso não existe. A felicidade é feita de momentos esporádicos os quais nós mesmos criamos.
    E você que sumiu lá do glob heim? Não quer mais comentar nada. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi mi precioso amigo! Pastor das palavras* Menino iluminado* é sempre maravilhoso ler seus posts. são ricos de muita sabedoria, pois são escritos com verdades e sentimentos puros do seu coração. Você fala naquilo que acreditas, e eu gosto disso, de pessoas que exercem sua opinião própria e o melhor quando essas opiniões sobre a vida são positivas, de crescimento espiritual...

    Obrigada! Por você ser assim, esse nino lindo, iluminado* Gracias por sua existência* Gracias por sua amizade*

    "Se eu pudesse deixar algum presente a você,
    deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos.
    A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora...
    Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
    A capacidade de escolher novos rumos.
    Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
    Além do pão, o trabalho.
    Além do trabalho, a ação.
    E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
    O de buscar no interior de si mesmo
    a resposta e a força para encontrar a saída."
    (Mahatma Gandhi)

    Um forte abraço
    com carinho
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Ah, meu amigo japinha, Como aprendo contigo também!
    Você é ótimo em suas análises e saídas para tudo, gosto de ver esta forma lógica, amigável e espiritualizada que tens de enfrentar a vida. parabéns!
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir