Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A ignorância é uma benção


As vezes fico de bobeira a observar o mundo a minha volta, totalmente desligado e distante de tudo e de todos.
Não sei se tal atitude possa ser resultado anômalo, de algum mau funcionamento neural, ou apenas uma distração da minha parte, ou mesmo um simples cansaço mental.
Um momento tão rápido, quanto estalar dos dedos, mas ao mesmo tempo, o suficiente para eu esboçar um pensamento, e uma pergunta que carrego desde a minha tenra infância.
Tal questionamento me faz sentir um vazio dentro de mim, pois não consigo reduzi-la a uma proporção lógica, que me leve para algum lugar.
As vezes, tenho a impressão que vivo mesmo dentro de uma redoma, idealizada e criada por mim.
Para não ter que responder, tantas perguntas que o mundo insiste em fazer.
Como poderia saber, de todas as respostas se mal posso compreender as minhas próprias indagações?
As vezes, as pessoas parecem tão incertas e suas questões cada vez mais complexas, desafiando a própria física, que as mantém fixas no solo terrestre.
Por hora sei que não posso perder o controle , e apesar de todo o conhecimento adquirido, e não ter absolutamente nada coerente para falar, devo criar algo que satisfaça seus egos.
As pessoas complicam as perguntas, pois elas não querem saber da verdade, pois a verdade pode muitas vezes machucar , diz um ditado que a ignorância é um benção, então elas preferem uma explicação tão complexa, quanto insana, para poder viajar um pouco, antes do choque final.
Quanto a mim, apesar de defender a verdade em todos os aspectos, faço o que me mandam, claro que tenho consciência, mas vivemos dentro de uma sociedade, onde o bom senso diz; “manda quem pode e obedece quem tem juízo!”
Nenhum homem é verdadeiramente livre, podemos ter esta falsa ilusão, mas de alguma forma, ao vivermos dentro de uma sociedade, estamos presos as pessoas.
Dentro de alguma realidade e que de alguma forma, nos faz prisioneiros uns dos outros e das nossas próprias crueldades, de não querer enxergar a verdade.
Pois como devem ter percebido , eu também sou prisioneiro das questões mundanas que não posso lidar de forma racional e lógica, tão pouco responde-las .
Quando disse que pareço viver numa redoma, é porque não sou diferente de ninguém e ao deparar com algum dilema da vida, opto por respostas que satisfaçam o meu ego, em detrimento da razão!
Paulo RK

Um comentário:

  1. É admirável o seu talento em demonstrar seus pensamentos em forma de palavras...

    ResponderExcluir