Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 4 de maio de 2014

Reflexões dos meus textos, me faz praticar a minha própria revolução humana neste mundo (sobre o orgulho)

Não gosto muito de falar sobre mim por aqui ou em qualquer outro lugar, por que, quem poderia garantir serem verdadeiras as qualidades que exalto sobre mim mesmo?
Como sabemos, seres humanos são meio exagerados para falar de suas qualidades, na verdade nós humanos, nos consideramos perfeitos e ocultamos todos os nossos defeitos, preferindo acreditar que somos a perfeição encarnada, e que estamos acima de quaisquer outros patéticos humanos da face da terra.
Mas hoje, vou confessar pra todos e me abrir para as pessoas  que me acompanham por essas bandas do mundo virtual, em verdade não falo muito sobre a minha pessoa, apenas relato experiências do meu cotidiano e das impressões que me fazem refletir, sobre muitas coisas nesta vida.
E hoje estou tendo uma experiência grata, que há muito tempo tenho ensaiado e sonhado, um dia por em pratica.
O meu pior defeito é o orgulho, e por conta dele deixo de fazer muitas coisas em vida, que poderia me catapultar para um nível de vida mais elevado e consequentemente mais evoluído.
O tal orgulho me colocou em várias situações de impasses,  fazendo viver verdadeiras contradições internas e conflitos pessoais desnecessários.
Na verdade estou me sentindo mais leve e mais feliz em relação algumas pessoas do meu convívio, sabe aquele lance, de que você não tem raiva da pessoa, mas raiva das coisas e atitudes que tais pessoas praticam?
Pois é, é disto que estou falando!
No budismo falamos muito sobre a revolução humana, quando superamos as nossas pequenas dificuldades do cotidiano, que nos faz ou fez sofrer em toda a nossa vida.
Superando pequenas atribulações pessoais de nossos cotidianos  impulsionamos a nossa revolução neste mundo.
A palavra ‘revolução humana’ assusta, mas é mais simples do que podemos imaginar, pois não requer grandes feitos, mas consiste em superar dificuldades pessoais do nosso cotidiano.
Exemplos do meu caso, na adolescência eu era muito tímido, de tão tímido não conseguia me conectar com as pessoas, minhas ideias eram distorcidas, e os meus pensamentos, de tanta timidez não seguiam um raciocínio lógico, algumas pessoas poderiam jurar que eu era um retardado.
Superada a minha timidez, eu pratiquei a minha própria revolução humana neste planeta, obviamente que o homem vive de superações, e uma vez superada um obstáculo, novos desafios surgirão em nossos caminhos, é a vida nos convidando para evoluir, através da própria revolução humana.
Agora estou lutando para erradicar o meu orgulho, e confesso sofrer por ser uma pessoa orgulhosa.
Eu sei o que tem que ser feito, para ajudar determinadas pessoas que amo neste mundo, mas o tal do orgulho impede de realiza-lo.
Consequentemente todos os sofrimentos causados pelo próprio orgulho, de dar o braço a torcer, me impede de crescer como um ser racional, que faz o que é certo e justo nesta vida.
Sou sincero e acho que estou começando a dar sinais de que a minha próxima revolução humana, será a erradicação deste mal que me feri tanto a minha alma como o corpo.
Ninguém é perfeito neste mundo, se fosse, talvez nem precisássemos viver neste planeta, por esta razão precisamos buscar estar sempre nos corrigindo para o melhor, só assim poderemos estar praticando a nossa verdadeira revolução humana.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário