Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 31 de maio de 2014

Porque algumas pessoas e idosos são abandonados como se fosse objetos inanimados!


Tem gente que pensa que ter mais idade é sinônimo de sabedoria, portanto teoricamente uma pessoa velha deveria ser melhor em todos os sentidos e aspectos da vida.
Mas não é o caso!
Tenho que lidar com um monte de gente no meu cotidiano, pessoas de todas as formas, cores, dos mais altos níveis culturais e da própria ralé, seres predominantes dentro da nossa sociedade, que se quer, sabem o sentindo da expressão; respeito ao próximo.
 Não estou reclamando e ‘graças a deus’ por ser assim, de certa forma, graças à escória, que eu aprendo a ser um ser melhor, e é como sempre digo pra todo mundo ouvir, estou em plena construção do meu ser com a própria ignorância alheia.
Pois com tais pessoas eu aprendo a ser melhor, mais flexível e mais respeitador com o próximo.
Como exemplo posso citar neste texto, foi um casal de idosos vizinhos meu, que me inspiraram e me convidaram a refletir os porquês das pessoas velhas serem desprezadas pelos outros, e até pelos seus próprios filhos e netos.
Tais vizinhos ficam me provocando com coisas banais, atribuo tal comportamento hostil, desnecessário, uma vez que sou muito pacato, mas confesso que estou prestes a mandar esses velhos caquéticos a tomarem no OLHO DE SEUS CÚS, ENRUGADOS!
Eu sei que se fizer isso, vou ser mau visto pela vizinhança, pois afinal de contas tenho idade de ser o neto, e graças a deus por não ser, mas por trás de um comportamento desprezível existe uma questão relevante a ser analisado: “como pode pessoas viver uma vida inteira, para no final, em suas velhices, se tornarem em  pessoas insuportáveis, chatas e cascas grossas”?
Apreendi e aprendo na literatura sagrada do budismo que a nossa mente deve seguir o rumo contrário de nossos corpos.
À medida que envelhecemos nossos corpos ficam pesados, perdendo muito das nossas habilidades e flexibilidades de quando éramos jovens, então a dependência pelos outros se torna uma constante inevitável.
Pois todos enfrentaremos as implacáveis ações da gravidade e do próprio processo do envelhecimento.
Portanto temos que preservar as nossas mentes, devemos cultiva-las para que elas enxerguem muito além do alcance das nossas visões, e seguir rumo à luz do sol (sabedoria), e nos tornarmos tão leves quanto o próprio ar que respiramos.
Porque a combinação de corpos e mentes pesadas pode ser letal para as nossas próprias vidas, antecipando a nossa própria morte, os chamado ‘morte em vida’.
Podem reparar, tem gente que já morreu e não se derem conta de que respirações é apenas um reflexo involuntário de um músculo que aqui chamamos de coração.
 E o resultado desta triste realidade são os desprezos e o abandono de pessoas velhas, ou mesmo dos mais jovens considerados encrencas.
Certa vez visitei um asilo, para nunca mais querer voltar num, acredito ter sido a experiência mais marcante em toda a minha vida, ao mesmo tempo revelador, pois senti em cada pessoa idosa a angústia de ter que viver com os sofrimentos do abandono.
Sabendo que fora entregues a própria sorte, por pessoas que deveriam ter no mínimo um pouco de compaixão com aqueles que dedicaram uma vida inteira por eles.
 Mas a culpa é de quem?
Não estou aqui para julgar tais pessoas, e nem ninguém, mas isso comprova a minha teoria existencial, a medida que envelhecemos, precisamos ter as nossas mentes aguçadas, e tratar as pessoas com o dobro de respeito e carinho.
Porque ninguém na vida é ruim ou maldosa gratuitamente, obviamente que existem as exceções, mas não estou falando dessas exceções.
Estou falando no drama de alguns familiares que tiveram que “abandonar” seus entes queridos em asilos ou alguma clinica de recuperação, por se tornarem um peso insuportável na convivência junto a eles.
Muito pior, percebo que os jovens de hoje, sendo os velhos do amanhã, são negligentes com as suas cabeças, deixando de lado o que elas deveriam preservar muito mais do que seus corpos sarados, pois um dia, ninguém mais o valorizará pela perda natural de sua estética.
Pois saibam que quando isso acontecer, e você não tiver mais nenhum atrativo, só lhe restará a sua capacidade intelectual para sobreviver num mundo cruel, para algumas pessoas, não sobrará nem a capacidade e o discernimento do que é certo e o errado, condenados ao abandono, como se fosse um objeto inanimado qualquer! (pensem nisso)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário