Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Não tenho nenhum problema! Teoricamente deveria ser uma pessoa feliz!

Se você me perguntar se eu tenho algum problema na vida, eu vou lhe responder tranquilamente que não! Tal convicção nasce da forma como eu encaro tudo aquilo que as pessoas chamam de problemas. O que é um problema pra muita gente, para mim não passa de apenas mais uma questão da vida a ser resolvida. Simples assim! Não tenho que fazer maiores alardes por conta de alguns empecilhos, que se projetam no meu caminho. O problema do problema, não são os problemas, mas como as pessoas encaram, e enfrentam determinados dilemas da vida. Tem gente que fica tão apavorada diante das situações difíceis que elas próprias, acabam agravando muito mais uma situação que poderia muito bem ser resolvidas, de forma simples e pratica. É tudo culpa do emocional, pelo emocional a gente sempre acaba complicando e fazendo merda. Sou formado em administração de empresa, foi onde aprendi a “esquartejar” os problemas para em seguida solucioná-los, e em partes. Tal procedimento nos possibilita visualizar melhor, a origem de toda causa dos “problemas,” e quando as reduzimos em “partes”, ela perde o poder de nos intimidar, ou de inibir as nossas ações mais criativas para solucioná-las. Como tudo na vida é tudo uma questão de visão, o melhor ângulo para se observar um problema, muitas vezes pode ser a chave para solucioná-los. Acredite, a vida é muito mais simples do que muita gente complica! Problemas pessoais eu resolvo num piscar de olhos, e a esta altura você pode estar se afirmando; “se ele não tem problemas ele é uma pessoa feliz!” Não necessariamente, o fato de eu saber lidar e resolver, com todos os meus problemas pessoais, não significa que eu seja a pessoa mais feliz do mundo. E é ai que reside o eterno dilema humano, somos convictos de que se não fosse os problemas, seriamos muito felizes e viveríamos plenamente. Mas eu tenho um sofrimento, e não admito as como se elas fossem problemas, pois as pessoas que amamos, não são problemas ou devam ser consideradas como se fosse um. Sofro pelos sofrimentos das pessoas que amo, ninguém gosta de ver a pessoa amada, sofrendo por qualquer que seja os motivos e razões. E o pior de todo esse dilema, é que determinadas pessoas não conseguem ser tão praticas, como a gente, na resolução de tudo aquilo que nos fazem sofrer. A gente até fala, dá conselhos, orienta, e elas, até nos ouvem, mas tais pessoas vivem imersos num paradigma, que elas próprias não conseguem enxergar o obvio. Vivendo num ciclo interminável de sofrimentos, e por tabela nos fazendo sofrer. Eu posso manipular e lidar com as questões, complexas da minha vida com muita habilidade, mas não posso manipular as pessoas, para que elas sejam felizes. Porque o tal do livre arbítrio existe, e não cabe a mim ou a ninguém interromper as escolhas das outras pessoas, mesmo eu sabendo que determinadas escolhas vai dar em merda. Compreenderam agora, por que o fato de eu não ter problemas não significa necessariamente que eu não tenha sofrimentos? Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário