Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Será que estou cumprindo corretamente a função de "ser" amigo de verdade?

Tenho um amigo que foi muito inteligente para ganhar dinheiro, ele tinha, digamos assim, um “toque de midas!” Não era apenas habilidoso nas finanças, ele sempre parecia estar a frente de todos, pois de todos os amigos, ele foi o primeiro a ter um carro, na classe, ele sempre foi o melhor aluno. Pelo menos foi assim nos bons tempos, hoje posso dizer que ele tenha freado tal capacidade. Aliás, muitas das suas condições, que eu secretamente admirava, hoje parecem ter dissipados, eu não sei explicar, mas a visão que tinha dele, de estar sempre a frente dos outros, e do próprio tempo, ficou no passado, em algum lugar, escondido em seu inconsciente. Parou de se manifestar, simples assim! Ele não morreu, graças a deus, pois é um dos meus melhores amigos, mas a questão é; por que as pessoas deixam de ser o melhor delas, deixando de lado as suas melhores características, como a capacidade de serem lideres? Como pessoa, ele continua o mesmo, o tipo de pessoa com caráter, que não faz mal a ninguém, sempre visando o beneficio coletivo, e principalmente, aquele que sabe ser imparcial em tudo. Para se ter uma ideia, da qualidade deste ser humano, não se deixa entrar qualquer pessoa em nossas residências, mas a ele confiaria, e sem titubear, as chaves do meu lar. Ultimamente ele tem feito alguns negócios, que tem lhe causado muitos transtornos emocionais e reveses financeiros, não diria que foi um mal negócio, mas o problema dele, é por ser uma pessoa boa demais, e por acreditar e confiar, que todo mundo é igual a ele. É claro que fico bravo, e algumas vezes revoltado, pois eu sempre admirei a sua inteligência, e de repente, vejo cometendo erros grotescos, dignos de uma criança inocente e inexperiente, em relação a vida. A minha revolta não é por ele ser assim, mas por tudo que aconteceu com ele, por acreditar que as pessoas são boas, e as suas intenções, as melhores possíveis. Levando sempre desvantagens, e o que é pior, prejuízos financeiros amargos. Em muitas das nossas conversas, sou muito severo, e o xinguei várias vezes de trouxa, mas vou parar com isso, pois estou sendo tão visceral, quanto aqueles que se aproveitaram, da sua ingenuidade! Refleti muito sobre a sua necessidade de desabafar com amigos, que deveriam apenas ouvir e não ficar criticando, deixando os, piores do que já estavam. Mesmo quando a intenção for legitima, ou seja, de fazer perceberem que o que foi feito, não deveria ter sido feito, e jamais repetido futuramente. Afinal de contas, amigos devem saber levantar a moral dos amigos, e não afunda lo mais, deixando pior, do que já estavam. Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário