Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Deveriamos envelhecer com mais sabedoria!


Outro dia fui ajudar uma mulher, a desfazer dos pertences do seu pai, que havia falecido recentemente.
Muitas coisas, muitas caixas e muitas lembranças!
Muitas das coisas, foram doadas para um asilo local, mas muitas outras foram jogadas, descartadas como se fosse lixo.
Todas as coisas, que eu ajudava a encaixotar, perguntava a ela o que deveria fazer, se ia para doação, ou seria descartado?
Confesso que quando ela dizia tal coisa; “muitas coisas vão para o lixo, pois o meu pai adorava colecionar porcarias!”
Fiquei emocionalmente abalado, com tal banalidade e falta de consideração, mas tal afirmação, reforçou a minha teoria, de que quando envelhecemos, temos que ficar mais leves e soltos.
Liberto, do apego as coisas, e viver com menos, materialmente falando , mas com bastante sabedoria, pois dizem, que o conhecimento e a sabedoria, são as únicas coisas que ninguém podem tirar da agente, mesmo depois de morto.
Tenho reparado, principalmente entre amigos que estudaram comigo, e já se casaram, muitos deles depois do nascimento dos seus filhos, ficaram muito velhos, pesadões em suas aparências, e o que é pior, alguns deles desenvolveram hábitos totalmente estranhos, como ajuntar coisas e completamente sisudos.
Não temo o envelhecido físico , pois encaro como uma forma natural da própria evolução biológica humana, mas tenho medo, que o meu espirito envelheça precocemente, a idéia de , me tornar rígido , inflexível e apegado as coisas mundanas, me causa ojeriza.
Vejo as pessoas a minha volta, com seus espíritos inflexíveis, elas parecem esboçar o envelhecimento físico mais rápido , mais precoce , e o tempo parece ser mais cruéis, com este tipo de comportamento.
Não deveria ser assim, as pessoas deveriam ser mais desapegadas, deveriam curtir mais os tempos que lhe restam, deveriam ser menos pessoais, e não guardar mágoas, ou ressentimentos de quaisquer natureza.
Pior do que o processo natural e biológico do envelhecimento, é o envelhecimento precoce da alma.
A medida que o corpo envelhece, adquirindo traços mais grotescos, deveríamos em contrapartida, ser mais libertos de todas as nossas ignorâncias, e deveríamos deixar este mundo, partir dela, deixando nas pessoas, apenas lembranças boas daquilo que nós fomos.
Por que será que as pessoas não entendem coisas tão simples, como estas, e fazem das suas vidas, um mar de sofrimentos?
Comendo demasiadamente, envenenamos nossos corpos, pois alimento em excesso intoxica o corpo física, assim como os pensamentos negativos, envenenam as nossas almas.
Deixando cicatrizes tão profundas, que marcam todos aqueles que um dia tentaram ser feliz ao teu lado, o resultado disto foi a tua infelicidade e o sofrimento daqueles que te amaram aqui na terra(ou pelo menos daqueles que tentaram te amar).
Paulo Rk

5 comentários:

  1. Nos últimos anos, por conta dos problemas com minha mãe, suas tentativas de suicídio, mais o que passei no colégio técnico, envelheci muito espiritualmente. Fiquei cansado, mais sério e cauteloso. Por um lado é bom, mas por outro é bem melancólico.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo, que saudades de você e desse espaço sempre com ótimas lições de vida. É verdade temos que envelhecer com sabedoria, mas isso não é uma tarefa muito fácil.

    Beijosss.

    ResponderExcluir
  3. Paulo, você tem toda razão e segue, pelo que percebo, os preceitos espirituais do budismo, pois ele ensina isso, principalmente, a ser leve e desapegado. Precisamos estar atentos a estas coisas conforme envelhecemos, senão corremos o risco de ficarmos pesados não só com o corpo físico, mas também com as coisas materiais que vamos colecionando.
    Muito triste também ver uma filha, um ente familiar, tratar de se livrar logo das coisas que pertenceram ao parente finado, acho que há pessoas muito sem sensibilidade.
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  4. Oi meu amigo querido, qto tempo não venho aqui te ler. Qto tempo não me encanto com teus textos sempre tão delicadamente fortes. Este teu blog é incrível sabia? Sua sensibilidade é algo divinamente impressionante.
    Passei um período afastada do blog, mas estou voltando e com textos novos em breve.
    Espero que volte a me visitar. Amo suas visitas e comentários.
    Espero vc lá, ok?
    Bjs
    Borboleta

    ResponderExcluir
  5. ah! dona sabedoria ... a senhora é a mola do grande SER ...

    Estou bem, ainda mais agora q surgiu a possibilidade do problema poder ser solucionado com uma nova cirurgia para estabelecer uma margem de segurança, a ser feita no final do mês, e assim não ser necessário outros tratamentos mais agressivos ... obrigado pela força amigo ... enquanto espero vou dar uma relaxada mental na praia esta semana ... beijão

    ResponderExcluir