Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Redes sociais, será que estou sabendo usa-las para o meu beneficio?


Tinha prometido para eu mesma, não me cadastrar em nenhuma outra rede social, além daquelas que já estou cadastrado.
Muito menos ficar distribuindo, e convidando o mundo inteiro, para fazer parte dela.
Uma lamentável audição, me faz voltar as origens, onde a qualidade é sempre melhor do que a quantidade.
No mundo moderno, onde os números falam mais alto , as pessoas incorporaram este conceito comercial, até em suas vidas pessoais.
Eu não quero mil “amigos,” no Orkut, Facebook, no blog, ou em qualquer outra rede de amigos, só para dizer que sou popular e que mal falam comigo.
É triste saber que muitas pessoas, acham que esta tecnologia devam ser usadas apenas, como fatores numéricos, ou puramente estatísticos, ao invés da sua proposta inicial, que é de fazer novos amigos, e obviamente conservar os velhos.
É irônico, pra não dizer estranho, utilizarmos uma ferramenta de relacionamento, quando vivemos dentro de uma realidade, onde as pessoas tem dificuldades, de se conectarem umas com as outras.
Lamentável, pois as pessoas procuram nas outras, tudo aquilo que não possuem, detalhes, com “aquilo,” quero dizer conforto material.
É uma pena , pois pessoas são verdadeiras enciclopédias, um manancial de conhecimentos e experiências em 3D, onde podemos enriquecer as nossas próprias existências.
Tenho reparado nas redes sociais, que elas tem sido palco de grandes ostentações egoscentricas, algumas pessoas se expõem com um certo exagero, que se tornam ridículas.
Eu me pergunto, qual é a lógica das pessoas viverem dentro de uma panelinha , hermeticamente fechadas (vácuo total) , se cadastrarem num site de relacionamentos?
Quando observo estas pessoas , reparo que elas se relacionam com as mesmas pessoas num período de cinco anos, e então você percebe que elas não mudaram nada.A mesma cabeça (não formadora de opinião , mas de panelinha) hehehehe, e com os mesmos pensamentos de “antigamente”, aff!
O que as pessoas deveriam saber é que crescemos quando nos relacionamos com pessoas diferentes, devemos manter os velhos e bons amigos, mas com toda a certeza, fazer novos, ajuda a manter a nossa sanidade e manter uma vida mais prazerosa.
No mundo dos blogs, não é diferente, o comércio da troca está presente, as pessoas só fazem comentários , se você fizer no deles.
Quando comecei escrever blogs, achava importante ter um número grande de comentários, mas hoje percebo que é super chato, alguém comentar por uma obrigação.
Obviamente que nem todo mundo é assim, na blogsfera, existem duas pessoas que interagem comigo, mesmo quando me ausentei por um tempo, elas não deixavam de fazer comentários, em meu espaço, bem como no Orkut, Facebook, MSN e entre outras redes.
Só queria que as pessoas, entendessem bem a finalidade do uso destas redes, eu não quero saber o que você faz nos fins de semanas, a marca do teu carro, a sua formação acadêmica, se você trabalha numa multinacional, ou se você é feio(a) ou bonito(a).
Pois para mim, estes valores são efêmeras e em determinados momentos, fúteis, quero apenas te conhecer, sentir a sua energia , conhecer a sua forma de absorver e percepções do mundo, de todas as suas emoções, como alegrias e por que não, as frustrações?
Conhecer pessoas, é interagir com o mundo, é agregar valores únicos, é poder acreditar num mundo de possibilidades diferentes, e com isto ampliar os nossos horizontes.
E agora que você está na minha rede social, interaja mais comigo, tenho muito que aprender com você , e humildemente permita me oferecer algo das minhas experiências pessoais.
Paulo Rk

3 comentários:

  1. Eu só me cadastro em redes sociais para promover o blog (que por sinal anda às moscas) e nada mais. Fora isso, de resto é só hipocrisia e babaquice.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, amiguinho cUrintiano queridioooooo!
    Eu também acho isso tudo que você disse aí em cima, mas infelizmente as pessoas querem apenas números, mostrar que o blog tem mais de 500 seguidores, o Face também e por aí afora. O que importa pra mim, são os comentários, a interação e o conhecimento e entendimento de certas coisas.
    Estive aí por dois dias, nesta Sampa linda e louca, pena que a palestra era só pra mulheres, senão tinha te convidado para conhecê-lo pessoalmente, mas ficará para uma próxima vez, ok.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
  3. Quanta lucidez e criticidade!!!

    Análise perfeita, embora não deva generalizar. Felizmente ainda há excessões.
    Nunca fui uma internauta. Passei a frequentar mais a rede quando iniciei com o blog e por consequência o face e o twitter, no entanto, nunca dou as caras no twitter, estou afastada do meu blog (que curto demais) e dos amigos que fiz na blogosfera por conta de falta de tempo e o facebook só mesmo para responder a msg de familiares e amigos porque não aguento tanta baboseira e guerra de vaidades.
    Mas, quem já não se deixou levar em alguns instantes pelo fascínio inicial das redes socias? São raras excessões também.
    Enfim, vamos errando e aprendendo, mas o melhor de tudo são as amizades novas que fazemos e você faz parte do seleto grupo de pessoas que aprendi a gostar e admirar virtualmente.

    Beijos e uma ótima semana amigo.

    Rosa

    ResponderExcluir