Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 17 de julho de 2016

Você sente solidão na tua vida?



Sabe o que tenho notado nas pessoas e não é de hoje?
Elas sentem muita solidão, e não estou falando em pessoas com mais idade, a solidão parece estar presente nas pessoas com seus vinte e poucos anos até os mais idosos com seus oitenta e poucos anos.
Perguntaram se eu sinto solidão, respondi sinceramente que não, não que eu viva no meio de multidões, nas minhas vinte e quatro horas, mas a questão da solidão é uma condição espiritual, como muitas das condições que faz a humanidade sofrer, são todos sentimentos vazios oriundos das nossas próprias condições espirituais.
Então não é preenchendo o meu vazio com outras pessoas ou vivendo no meio da multidão que vou sentir este meu ‘vazio’ preenchido, porque tal ‘vazio’ é uma condição interior e não externa.
Pode ser de fácil compreensão para mim que busco respostas para todos os meus conflitos interiores no caminho espiritual através da filosofia budista, mas complicado para pessoas que vivem suas vidas mundanas como sendo as únicas verdades que elas aceitam como verdadeiras.
Não podemos acreditar num única realidade, pois como sempre menciono por aqui, a vida não é uma via de mão única, às setas da ‘estrada da vida’ nos apontam para todos os lados, escolher um para o nosso melhor é o que faz a diferença entre um vencedor e um perdedor.
Adoro o que faço, porque o meu tipo de trabalho exige de mim relacionamentos com pessoas das mais variadas condições sociais e formações acadêmicas e espirituais.
E em todas elas percebo o quanto elas se sentem vazias, solitárias neste mundo e planeta.
Daí eu me pergunto e começo uma reflexão, porque tais pessoas se sentem tão sozinhas, mesmo tendo de tudo e estando ao lado de quem elas amam?
Lembrando que mesmo as pessoas que não tem ninguém ao lado delas tipo namoradas ou namoradas não devem se sentir sozinhas porque como mencionei o vazio não é físico, mas espiritual.
Não estou sugerindo que as pessoas que se sentem solitárias procurem por alguma religião, pois conheço pessoas que frequentam igrejas e vivem sentindo solidão e se quer são preenchidas espiritualmente falando no deus deles que eles mesmos não conseguem acreditar ou visualizar em suas vidas.
Ao refletir melhor sobre tais pessoas solitárias e a tal pergunta escabrosa que me fizeram ‘se sinto solidão’, SIM, já senti muita solidão, principalmente antes de conhecer a filosofia budista, quando me sentia menos e quando tinha muitos complexos de inferioridades, quando me sentia MENOS perante os outros, e NÃO TINHA NENHUM OBJETIVO MAIOR DE VIDA, em minha própria VIDA! (pasmem)
Bingo, acho que é isso, tá faltando OBJETIVOS maiores na  VIDA dessas pessoas, porque quando estamos envolvidos com algum propósito ou projetos maiores em nossas vidas não temos tempo para sentir quaisquer sentimentos ruins ou negativos.
Acho que com tantos confortos a nossa inteira disposição a humanidade perde muito tempo com pensamentos pequenos, se esquecendo da nossa própria grandiosidade de que somos todos ‘parte de um todo’ e que a ideia e conceito de individualidade só existe neste mundo mundano.
Então eleve teus pensamentos, não se veja sendo o EU solitário, não se faça de vitima, não se sinta o “coitadinho”, somos muito maior, somos mais do que qualquer conhecimento mundano humano possa explicar, acredite no todo, SOMOS TODOS PARTE DE ‘UM TODO’, UMA ÚNICA CONSCIÊNCIA E INTELIGÊNCIA, CAPAZ DE TRANSCENDER TUDO QUE NOS INCOMODA nessa minúscula parte terráquea deste imensurável e infinito universo.
Não se esqueça da celebre frase de Fernando pessoa: ‘Tudo vale a pena quando a alma não é pequena’!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário