Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Que porra é essa da 'paciência oriental'?



Você é uma pessoa paciente?
Certa vez um entrevistador me fez tal pergunta acima, naquele momento pensei não tinha nada haver com a função ou o cargo a disposição, perdi a paciência porque estava na fila de espera em pé por quase duas horas e acho que me dei muito mal na resposta, pois perdi a paciência e respondi que a minha paciência dependia muito do momento, das circunstâncias em questão, mas que no geral não tinha paciência com pessoas impacientes, ou seja, comigo mesmo (totalmente contraditório).
Nem preciso dizer que não fui contrato para o trabalho, então e desde aquele fatídico dia da entrevista com resposta errada, aprendi a ser mais cauteloso nas coisas que respondia quando perguntado, tendo mais ‘paciência’ em escutar com mais detalhes as perguntas que os entrevistadores faziam nas entrevistas para preenchermos determinadas funções, cargos e vagas a disposição.
A questão é que aprendi que a paciência é tudo na vida do homem moderno que parece não ter tempo para mais nada, vivemos atolados ou bitolados com os nossos afazeres diárias, acreditando não ter tempo para fazer mais nada, além daquilo que nos propomos a fazer (rotinas diárias).
E muito pior, recentemente num curso de aprimoramento pessoal aprendi que ‘quem reclama não ter tempo para nada na vida’ é porque tal pessoa não tem prioridades em sua vida.
Sendo a sua “falta de tempo” na verdade um indício da sua própria incapacidade de administrar seu próprio tempo e seus afazeres rotineiros. (uma vergonha, pois é considerado incompetência)
Nós orientais filhos ou netos de japoneses, somos famosos pela própria “herança cultural”, quando o ocidental costuma mencionar num desabafo, “famosa paciência oriental” que julgo ser preconceituoso.
Preconceituoso porque nem todos os descendentes de japoneses são pacientes como a própria máxima ‘paciência oriental’ se refere, porque eu próprio, quando moleque era impaciente, e de tão impaciente ficava inquieto!
Mas nem estou aqui para discutir com frases de pensamentos preconceituosos, pensamentos que costumam rotular, pessoas de etnias adversas atribuindo a elas condições que podem ser comum entre muitos outros povos que não especificamente aos japoneses.
Voltando ao assunto, sou paciente com muitas coisas nesta vida, e acho mesmo que estou ficando velho, pois parece que o meu “leque” ou as opções das coisas com que estou tendo paciência, tem aumentado exponencialmente a cada aniversário. (risos)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário