Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 10 de julho de 2016

O melhor ângulo das nossas vidas!



Você é fotogênico?
Não?!?!?!
Você precisa saber o que eu aprendi com um amigo que fez curso no SENAC de fotografia no ano retrasado, algumas técnicas básicas que nos ajudam a tirar uma boa foto.
Ele me ensinou que não existem pessoas fotogênicas, mas pessoas que não sabem o ângulo certo de tirar uma foto, então qualquer foto tirada por tal pessoa ignorante no assunto, fica ruim, pior são as fotos das nossas faces ou rostos.
Antes era um problema, pelo menos pra mim, colocar uma boa foto em redes sociais era um pesadelo, para que as pessoas pudessem me identificar sem assusta-las.
Eu próprio me achava horrendo nas fotos, por esta razão fugia das câmeras dos ‘amigos chatos’ que fazem questão de registrar em fotos, tudo que acontecem em suas e nas nossas vidas, só para postar no Facebook, ‘coisas de pobre’!
Um profissional tem que saber o ângulo certo, e principalmente aproveitar a luz do dia, a luz do sol é tudo de bom, diz ele que apesar da tecnologia disponível em termos de luzes para câmeras fotográficas, não existe um que possa substituir a luz do poderoso astro rei, o SOL.
Então eu refleti e fiz uma analogia com as nossas vidas, um fotografo competente é competente por conhecer técnicas, além do conhecimento adquirido de tais ‘técnicas’ ele sabe apreciar o melhor ângulo do rosto de uma pessoa, ou mesmo de uma paisagem qualquer e principalmente, sabe aproveitar bem a luz do dia, diz ele que as melhores luzes para fotos, são os da manhã e da tarde.
Certa vez, nos muitos cursos de aprimoramento pessoal que fiz em minha vida, um instrutor mencionou que a vida não é estática, não é monótona, então devemos explorar os vários ‘ângulos’ que ela nos oferece, ‘tipo’, observar as nossas vidas de ângulos diferentes, “trocar” as lentes dos nossos olhos e focar, não em um único ponto, mas vislumbrar para todos os caminhos e horizontes que a própria vida aponta para nós.
Então compreendi que as nossas vidas tem tudo haver com a fotografia, para tirarmos uma boa foto devemos explorar ângulos nunca antes explorados, focar não em um único ponto, mas focar em todos os horizontes a nossa inteira disposição, pois a vida é uma estrada de muitos caminhos, não podemos dar ao luxo de prosseguir apenas por uma estrada de mão única, pense!
Se uma boa foto depende da forma como o profissional enxerga o mundo ao seu redor, viver é uma arte que requer de nós as mesmas habilidades de um fotografo, ou seja, habilidades de enxergar um único ângulo, de várias perspectivas diferentes.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário