Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 24 de julho de 2016

Aprenda a ser uma pessoa criativa!



Na verdade não tem uma receita ou uma “fórmula mágica” para se tornar numa ‘pessoa criativa’, assim como a própria condição subjetiva de vida de cada ser humano, não podemos definir nada como sendo uma “fórmula mágica” pela própria condição subjetiva da vida, subjetividade que ninguém pode explicar como na ciência da matemática, ‘quando um mais um é sempre igual a dois’!
Então por que estou escrevendo sobre como ser criativo?
É porque me perguntaram hoje, e apesar de não me considerar uma pessoa criativa, tenho muitas facilidades de solucionar  problemas de maus funcionamentos, sejam elas quais forem, então tenho muita facilidade, profissionalmente falando e mesmo na minha vida social, tal ‘criatividade’ sempre me salvou de grandes enrascadas (dificuldades sociais).
Certa vez li num artigo, de um jornal qualquer, sobre uma escola de criatividade na França, a metodologia utilizada por esta escola é simples, ambientes coloridos, com muitos quadros, plantas e vários aparatos eletrônicos de multimídia em funcionamento.
Na época em que li tal artigo achei uma besteira, porque naquela mesma época acreditava que as pessoas nasciam criativas, no entanto muito tempo depois, após o meu amadurecimento, e tendo absorvido mais a cultura mundana com outros olhos, cheguei a conclusão que tal escola faz todo sentido.
Apesar de não me considerar sendo uma ‘pessoa criativa’, consigo resolver com muita facilidade dilemas existências ou dificuldades técnicas no aspecto profissional, particularmente atribuo tal ‘facilidade’ a minha própria condição de pessoa curiosa, porque vivo ‘antenado’ com o que acontece no mundo e ao meu redor, observo e escuto muito as pessoas do meu entorno, e acredito que se existe algum desenho animado que possa me representar no quesito ‘curioso’, esse personagem seria o ‘Bob esponja’, porque como uma esponja, absorvo toda forma de cultura, todo o ‘modus operandi’, toda técnica de como faz um profissional, sendo ele de qual seguimento for.
Para quem não sabe, aprendemos observando, e muito melhor, é na convivência com pessoas melhores que a gente, que nos tornamos em pessoas melhores.
Não sou psicólogo de formação, mas um psicólogo de boteco e tenho muitas pretensões de querer ajudar as pessoas com os meus conselhos, mas sou sincero em dizer e para não enganar ninguém, que vou revelar o “segredo” para ser uma pessoa criativa, só desta vez! (risos)
Baseando sempre no meu ‘achismo’ pessoal, apesar de não gostar de falar com base no ‘achismo’, porque ‘achar por achar todo mundo acha’, sem fundamento algum, prevalecendo apenas como  uma opinião, então vamos lá.
Eu ACHO que para ser uma pessoa CRIATIVA, você precisa estar conectado com as pessoas e as realidades do MUNDO REAL, o isolamento da sociedade contemporâneo nos torna em boçais, verdadeiros trogloditas modernos.
Então ‘BORA LÁ’, nos relacionar com pessoas de culturas e etnias diferentes, ‘bora lá’, pensar diferente e buscar sempre estar na frente daqueles que adoram viver em suas zonas de conforto sem maiores atrativos!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário