Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Uma competição saudável, requer muito mais do que competências profissionais, requer respeito pelo próximo!



Vivemos num mundo de egos inflamados, onde todos querem ser algo que elas julgam “ser” importante, ao mesmo tempo em que ninguém mais se preocupa com o bem estar de alguém enquanto indivíduo e dentro do que chamamos de sociedade.
A guerra é silenciosa e não declarada, mas real, e cada qual com seus próprios egos inflamados, golpeiam se uns aos outros, para ver quem vence essa luta de pura vaidade egocêntrica.
E o que ninguém enxerga é que tal luta por ser uma guerra fútil, alias como toda guerra que acontece mundo afora, não há vitoriosos ou perdedores, porque somos todos perdedores no final.
Competir é legal, mas ganhar em detrimento ou depreciação do nosso oponente não é legal, devemos sempre respeitar todos como gostamos de ser respeitado, independendo se vitorioso ou perdedor, essa é a regra da própria competição saudável, o fator respeito!
Infelizmente tal competição não acontece só em momentos olímpicos, mas acontece o tempo todo em nosso cotidiano.
Competir por esporte é muito saudável, mas competir por egocentrismo é pura perca de tempo, por não fazer sentido e pela própria natureza descartável, de quem não tem coisa melhor para fazer neste mundo.
Convivo com muita gente, pessoas de todos os tipos e natureza, presencio todos os dias, pessoas iludidas por seus cargos funcionais dentro de uma empresa, depreciando aqueles cujo cargo seja subordinado a ele.
Então percebo que falta muito profissionalismo por parte do superior hierárquico, e muito pior falta respeito para com o seu próximo.
E os motivos quase sempre não são tão profissionais quanto deveriam, tem muita “emoção” negativa envolvida, muito egocentrismo a flor da pele, daqueles que se julgam poderosos, pelo fato de estar num cargo acima dos demais.
Vaidade egoísmo, puro egocentrismo e falta de amor próprio que gera a falta de amor pelo próximo, esse é a principal causa da grande rotatividade de uma empresa.
Muitas vezes quando somos contratados para resolver as questões da baixa produtividade dos colabores, infelizmente não podemos fazer muitas coisas, pois gerentes egocêntricos locais, não conseguem ou por conveniência própria, não querem compreender ou admitir das suas necessidades de mudança e do seu jeito de tratar os outros colaboradores.
Seria bom pra todos, se os empresários prestassem mais atenção para quem eles delegam a função de gerenciamento do pessoal, que trabalha ou trabalhará em suas instalações profissionais.
Porque nem sempre pessoas trabalham apenas pelo dinheiro, muitos colaboradores, muitas pessoas, às vezes só querem ter o reconhecimento e respeito pra quem eles dedicam suas vidas em tempo integral.
Lembre que ser chefe é fácil, mas obter o respeito de todos através da liderança, ser um líder no que se propõem ser e obter a colaboração e o respeito de todos, vai muito além do que os nossos egos inflamados podem nos proporcionar.
Seria muito simples e fácil para todos se alguns empresários valorizasse o respeito entre seus colaboradores e não visassem apenas o lucro financeiro, pois o retorno dos lucros depende do quanto os seus colaboradores estão satisfeitos em fazer parte da sua equipe que compõem a sua  empresa.
Afinal de contas, numa empresa onde todos os colaboradores trabalham felizes, se respeitando mutuamente, reflete em seus próprios produtos e consequentemente terá um retorno maior em termos financeiros, sem falar que muitos satisfeitos não sairão da empresa.
Simples assim, ‘respeito é bom e eu gosto’, esse é o ditado de todas as pessoas que estão envolvidas dentro da sua realidade produtiva, independendo da função ou posição hierárquica em que ele ocupa dentro de sua empresa, todo bom empresário deveria exigir respeito entre os seus colaboradores, bem como ele próprio sendo um líder, deverá tratar a todos com os devidos respeitos que ele próprio gostaria de ser tratado, simples assim!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário