Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Pessoas são complicadas (perturbadas), vencedor é todo aquele que sabe lidar com pessoas entrevadas deste mundo!



Eu não acredito em deus e nem num diabo, acredito numa lei mística, ‘místico’ por não podermos explicar em palavras, mas sabemos muito bem que existe uma força invisível que rege todas as nossas ações, administrando o nosso livre arbítrio e que rege também todo esse vasto universo, pois observamos seus efeitos nas vidas das pessoas que vivem em nossa volta.
Então fica assim, se viver a sua vida baseado na maldade de sentimentos e de conduta com o seu próximo, não espere ser feliz, pois para quem não sabe, ou não quer saber, neste ‘jardim’ chamado vida, colhemos o que plantamos, simples assim!
Do contrario é verdadeiro, quem vive distribuindo amor para as pessoas e para o mundo, independendo das coisas ruins que   acontecem em suas vidas, vence no final, atingindo o mais supremo de todas as realizações humana, como é o fato de termos tido uma vida feliz enquanto vivo.
Nenhuma valor material pode mensurar tal ‘riqueza’ daqueles que viveram de bem consigo mesmo e com todos por toda a vida!
Tem gente que tem enormes dificuldades para compreender esta dinâmica, que do meu ponto de vista é tão simples quanto lógico, na verdade sei muito bem porque o povo não enxerga certas condições que lhe impõem o sofrimento neste mundo.
No budismo buscamos a condição do ‘iluminado’, através do autoconhecimento, é nos conhecendo melhor, a nível ‘interior’ que despertamos para todas as coisas que nos fazem sofrer que chamamos de escuridão fundamental, inerentes a nossa própria condição de vida que aqui chamamos de ignorância.
Podemos explicar no sentido figurado, imagine você num ambiente escuro cheio de obstáculos ao seu redor, você não conseguirá dar passos certeiros ou se quer chegará a qualquer lugar, sofrendo e esbarrando e tropeçando nos obstáculos que estiverem a sua frente.
Mas o teu sofrimento acaba quando você encontra o interruptor e acende a luz, clareando a sua visão, você desvencilhará os obstáculos a sua frente, facilitando a chegar com precisão e intacto no seu objetivo principal.
E assim é a vida de cada um de nós, tem gente que vivem, espiritualmente falando, nas trevas, os chamados ‘entrevados’, tais pessoas são perturbadas, não conseguem viver em harmonia com ninguém, pois vivem atribuladas consigo mesmas.
Por conta dos meus afazeres profissionais, lido com todos os tipos de gente, e graças a “deus”, o conhecimento budista me dá suporte e tolerância para lidar com atitudes demoníacas dessas pessoas.
Sim atribuo todo o mau que presencio na minha vida profissional e pessoal a má vontade e as perturbações mentais desse povo, que vive acusando um ser imaginário por todas as coisas ruins que lhes aconteçam nesta vida, sem se quer ter a consciência dos seus próprios atos, baseados no conceito universal do livre arbítrio.
Principalmente pessoas bitoladas que frequenta igrejas, na minha experiência pessoal, evangélicos são os mais tapados e “profissionais” em falar mal das outras pessoas, pois são assíduos frequentadores de igreja, supondo que naquele ambiente encontrarão o próprio deus, quando elas próprias não fazem questão de viver em harmonia com todos, ou se quer sabem o que é cultivar deus como forma de amar o próximo como a ti mesmo.
Não estou apontando o meu dedo para as outras pessoas, como se estivesse acima dessas mesmices humanas, me fazendo de “santo”, pois não sou, não mesmo, mas ‘graças a deus’ conheci o budismo que me faz ter consciência das coisas erradas que faço por conta dos conceitos mundanos errôneos, onde tudo na vida é baseado na lei da causa e efeito, e senão quisermos colher o mal em nossas vidas, precisamos corrigir tudo o que nos desagrada em termos de conduta por nós mesmos, porque as pessoas agem de má fé com a gente, muitas vezes porque agimos erroneamente com elas. (existem exceções, mas todo mal nos acontece, pois damos oportunidades das pessoas cometerem erros contra nós)
Pois mente quem diz não ter consciência do que é certo ou errado em suas vidas, a vida é generosa e no convívio com as outras  pessoas presenciamos exemplos constante das mais variadas atitudes e pensamentos de conduta do que é certo ou errado, o problema é que as pessoas são convenientemente cegas e surdas, só observando o que  é conveniente.
Eu testemunho todos os dias, pessoas evangélicas que não conseguem ser felizes mal falando das pessoas, julgando as e muitas vezes usando palavras chulas e depreciativas, eu vejo com muita frequência, pessoas entrevadas, fazendo tudo que é errado só para provocar o seu semelhante, quando em nome desse deus imaginário ao invés de viver bem com todos fazem exatamente o oposto.
Por serem entrevadas, tais pessoas se acham SANTAS e fazem de vitimas por todas as coisas ruins que acontecem em suas vidas, sem se quer questionar as suas condutas perante o seu semelhante, no budismo aprendi que ninguém é vitima ou coitadinho por estar na merda, se a pessoa está na MERDA é porque na verdade ela mesma nunca se esforçou para melhorar a sua própria condição de vida neste mundo onde todos devia buscar a evolução espiritual.
Sou um administrador, administro recursos e pessoas, nem preciso falar que administrar pessoas é o mais complexo de todas as atividades humanas e mundanas.
Mesmo em épocas escassas como essa que estamos vivendo agora, podemos nos adequar as necessidades dos clientes, ajustando toda produção atendendo apenas uma determinada demanda, mas administrar pessoas entrevadas, não é uma ciência exata, administrar pessoas perturbadas requer cálculos complexos que talvez até a matemática desconheça, ou se quer até as mais sofisticadas das ciências espaciais que levou o homem moderno a Marte pode explicar. (risos)
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário