Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Saiba que a CORAGEM é um fator essencial que você precisa para viver e talvez até para morrer!



Ultimamente estou me sentindo impotente, odeio esse tipo de sensação, porque me faz perceber o quanto estou despreparado para ajudar pessoas que desistiram de suas vidas.
Vocês podem pensar que seja muita pretensão da minha parte, mas o que eu posso fazer se sinto tal necessidade?
Nem falo para promover uma imagem pessoal própria de bom rapaz, apenas faço o que sinto que preciso e tem de ser feito, afinal de contas me sinto bem agindo dessa forma.
Em partes sinto que a psicóloga amiga minha tem toda razão, quando mencionou que tenho essa necessidade, por não conseguir resolver questões conflitantes pessoais próprias de dentro de casa.
Refleti e sou sincero em dizer que acredito naquele dito popular que diz; ‘santo de casa não faz milagres’!
Então por uma necessidade particular e para não me sentir totalmente incompetente busco pelo menos, e desesperadamente fazer algo, para ajudar as pessoas que estão sofrendo fora de casa. (risos)
E a cada nova tentativa frustrada de “salvar as pessoas e o mundo”, me sinto mal pra ‘caráio’!
Não sendo exagero dizer que a sensação de impotência é externamente aparente, as pessoas ao meu redor percebem, pois parece que perco o brilho daquele que vive sorrindo das próprias tragédias.
Obviamente que com o amadurecimento aprendi a disfarçar tudo que me desagrada nesta vida, mas é ruim fazer cara de agrado quando não se está feliz por dentro.
Um amigo meu contraiu o vírus HIV, está muito ‘deprê’, e tudo que falo para motivar parece estar sendo inútil, mas pelo menos fico feliz por ele ter dito que das pessoas “amigas”, eu sou o único  que não deu as costas para ele, e que eu não preciso falar nada, bastando apenas escutar seus desabafos, sendo pra ele um grande alento.
Agora mesmo em que estou digitando em palavras a minha versão deste desabafo, estamos nos falando pelo Whatsapp, ele descreve seu medo com detalhes, se punindo por estar nessas condições,  falando mal de si mesmo, depreciando que é uma pessoa fracassada, que sempre se achou feio e coisas do tipo de pessoas que  não se ama.
É eu sei que em partes é o próprio vírus do HIV atuando sobre a psique dele, pois conheço outras pessoas com este vírus, e segundo relatos, o próprio medicamento, como os coquetéis mexem com o humor deles, detonando toda forma de motivação e disposição pela vida.
Meu deus, como é deprimente sentimentos de impotências, e o pior que ele é do Sul, e sempre quando vinha pra São Paulo a passeio, ele combinava comigo para nos encontrar, e pra variar nunca deu certo, pois o meu horário, não as controlo, na verdade não tenho vida pessoal, os poucos momentos que tenho de fato, é quando me dou ao “luxo” de escrever em blogs, minhas próprias reflexões em meu próprio computador.
Então tipo, meio que fico me cobrando, não que tenha desencontrado com ele propositalmente das vezes que ele veio para SAMPA, mas é que não deu certo, alias se for ver por este prisma, acho que estou em débito com muita gente, devendo muitos encontros pessoais, portanto nem vou ficar agoniado com mais essa dificuldade, pois não quero me torturar pelas dificuldades que tenho em termos de desencontros, quando estou sofrendo o suficiente com a minha incapacidade de dizer algo que desperte a sua coragem interior.
Coragem?!!?!? Sim, coragem!
Saibam que desta terrível experiência do amigo, e através da reflexão proporcionada pelo próprio momento, estou compreendendo que seja na vida ou na morte, a coragem é que nos faz suportar as vicissitudes que cada um de nós nos colocamos, então não adianta culpar deus ou o diabo, temos  apenas que enfrentar as circunstâncias, pelos quais escolhemos ou optamos, seja conscientemente ou inconscientemente.
E simplesmente fazer o que instintivamente sabemos ter que ser feito; ‘viver um dia de cada dia, sem arrependimentos, nada mais que isso’!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário