Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sentimentos do mau; medo, insegurança e complexo de inferioridade. Cuidado com as suas formas de crenças!



Muitas pessoas culpam o diabo todas as vezes que acontece algum infortúnio em suas vidas, mas nenhuma delas estão dispostas, a assumir as suas próprias ignorâncias de terem feito algo de errado, preferindo atribuir suas culpas a algo que nem mesmo elas conseguem explicar que ainda reside no imaginário coletivo, se safando de suas próprias responsabilidades, tal como tem feito o Lula e a Dilma. (risos)
Ao mesmo tempo em que, todas as vezes que acontecem coisas boas na vida dessas pessoas, elas atribuem a um deus lindo e maravilhoso!
A má notícia é que deus e o diabo, ainda residem no coletivo imaginário de muita gente, e muitas das desgraças que tem acontecido dentro da história na humanidade e quem as fez, foi o próprio homem, assim como todas as coisas boas que concretizam neste mundo, tem sido feito pelas mãos de homens de bem e de boa vontade.
Eu acho graça tal conduta e pratica das pessoas, elas vivem como se não tivessem controle de suas próprias vidas, dizendo que só deus sabe o que é melhor para elas, enquanto elas vivem de braços cruzados, sem fazer o que elas sabem fazer de melhor ou o que tem que ser feito para o bem delas e de todos.
Não tenho certeza se tais pessoas leem a bíblia, não sou católico, mas o pouco que li no passado, quando procurava uma filosofia de vida que me aliviasse dos meus sofrimentos como pessoa, encontrei uma frase que carregarei para o resto da minha vida: ‘faça por onde que te ajudarei’!
E é exatamente o que aprendo na filosofia budista, ninguém consegue obter êxito ou algo que almeje na vida de braços cruzados, só acreditando em um deus maravilha, a vida é muito mais do que uma simples crenças, possa nos revelar por si só, crenças requer atitudes para existir e realizar algo de positivo.
No passado quando mais novo, ainda adolescente, sofria muito com as minhas próprias ignorâncias por não saber das coisas da vida, foi quando pela primeira vez numa reunião budista, um dirigente me perguntou por que estava ali, disse que queria ajudar as pessoas que mais amo  nesta vida e que estão sofrendo.
O homem, um senhor praticante budista veterano, me disse que Buda, não salva ninguém, mas a filosofia, o conhecimento deixado por ele como um grande legado, poderia fazer algo por mim, se eu próprio fizer a minha parte com este conhecimento.
Foi ai que achei muita lógica nesta filosofia e me tornei budista desde então, e em termos de data; desde 21/11/99!
Então percebi que muitas pessoas nesta vida sofrem por escolhas próprias, porque elas vivem apenas da fé, nada fazendo para melhorar suas condições de vida, tomando atitudes que possa definir qualquer coisa além do imaginário.
Justificando a sua patética existência a um deus, quando as coisas  vão do jeito que elas imaginam e a um diabo, que nunca ninguém viu quando as coisas não dão certo.
É muito cômodo pensar desse jeito, mas comodidade não é bem a dinâmica deste mundo e universo, que afirmam cientistas está em constante evolução.
Tudo que é parado se estagna, apodrece, se estraga, pelo fato de que precisamos de ação para fazer acontecer um sonho, pois como a própria fé, os sonhos, quando apenas “sonhado”, nada pode fazer por nós.
Talvez eu nunca consiga seguir qualquer outra religião que não o budismo, pois não vejo sentido ou lógica praticar algo que não promova a minha mudança real nesta vida.
Pois reparo nas outras pessoas "fervorosas", que viveram as suas vidas inteiras acreditando num deus, nada fazendo para elas mesmas, continuando na mesma mesmice, em termos materiais e o que é pior, mentalmente, elas parecem viver no século passado.
Pessoas carregadas de moral, acima de quaisquer erros alheios, elas se dão o direito de julgar as outras pelos erros cometidos, sem prestar atenção em seus próprios erros, tais pessoas se tornam cruéis em termos comportamentais com seus semelhantes, desprezando tudo o que elas não conseguem compreender.
Não podemos nos tornar em pessoas melhores vivendo apenas da crença em um ser superior cheio de bondade, quando nós mesmos praticamos a crueldade com os da nossa própria espécie!
Na verdade tais pessoas fanáticas religiosas são muito infelizes, e não falo isso por conta da minha imaginação ou julgamento leviano, mas baseado em estatísticas mentais, até hoje dos muitos péssimos negócios que tenho realizado, foram justamente com pessoas que “colocaram” deus à frente e acima de tudo.
Hoje com tantas experiências negativas do passado com crentes, tenho cuidado redobrado com esse tipo de gente, pois são pessoas que não evoluíram na espiritualmente, “evoluindo” apenas nas suas condições medíocres e hipócritas de serem, se escondendo atrás do que elas acreditam ser a própria bondade.
Gostaria que lessem com a mente aberta, pois não estou julgando ninguém, apenas relatando os meus dissabores que tive no passado, acreditando no outro ser humano que se dizia temente a deus.
A propósito e é até bíblico; “maldito homem que acredita no outro homem”!
Quando afirmamos acreditar em algo fora do nosso contexto real e mundano, deixamos de lado a nossa evolução espiritual e vivemos imersos na escuridão das nossas próprias ignorâncias, nos tornando em pessoas piores.
Pois é na convivência com os da nossa própria espécie que aprendemos e polimos a nossa própria condição de ser melhor, uma pessoa que se isola do resto da humanidade, procurando apenas viver do que ela própria acredita ser verdadeiro, comete o  pecado por estar se suicidando, por livre espontânea vontade.
Por conta desta prática desprezível, eu observo muitas pessoas que vivem na escuridão de suas próprias ignorâncias, as tornando em pessoas inseguras, desmotivadas, frustradas, vazias, tímidas, complexadas e entre muitos outros sentimentos negativos que hoje percebemos em toda a humanidade.
Explicando o porquê a humanidade estar sofrendo com tantos “mimos” tecnológicos a nossa disposição e recursos que no passado não existiam, quando todos deveríamos viver mais plenamente em harmonia com os da nossa própria espécie.
Portanto a humanidade nunca sairá desse marasmo do sofrimento enquanto não começar a acreditar em algo que realmente lhe traga algum benefício real que não somente o imaginário.
A vida é real, não podemos viver somente pela fé, a vida, o mundo e o universo estão em constante mudança para o melhor, viver nos iludindo em coisas boas,  não nos trará alegria alguma neste mundo!
Se quiser ser feliz tenha a mente aberta e procure uma poderosa ferramenta que a faça transcender o atual estado de sofrimento, para o prazeroso mundo da luz do conhecimento e  por consequência da sabedoria humana.
Se você tem praticado alguma forma de religião e continua nas mesmas mesmices, comece a mudar, busque uma crença que lhe traga conforto espiritual nesta vida, e que promova a remoção de todos os sentimentos ruins inerentes, feito isso toda a sua vida mudará, inclusive a material!
Lembre se a única pessoa que pode te fazer feliz neste mundo, não é Buda nem Jesus, mas você mesmo, com os conhecimentos deixados por eles como um grande legado para toda a humanidade!
Paulo RK

Um comentário:

  1. Com certeza o grande mal do SER humano é a sua incapacidade de não entender a sua própria capacidade de construir o seu SER. SER próprio, criativo, evolutivo. Dogmas e valores ditados pelos homens só servem para alimentar esta incapacidade de pensar, de sentir, de perceber criticamente e de agir. Se queres algo de bom, ponha-se a AGIR e não espere que os CÉUS, os DEUSES, as RELIGIÕES façam por você. Não queira também impor a ninguém suas verdades. Se alguém as tem que faça bom uso delas para si. Melhor é termos nossas próprias verdades e usá-las em nosso processo de transformação e crescimento. Mudando a cada um de nós mesmos, o todo mudará ... sempre para melhor.

    Beijão

    ResponderExcluir