Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Opinião



Eu não sei por que as pessoas ficam tão ‘bravas’ com as opiniões das outras pessoas?
Opiniões deveriam ser ouvidas apenas como uma forma de reflexão ou parâmetros comparativos com as nossas próprias opiniões, e se, e quando forem positivas, somadas com os nossos próprios pontos de vista.
Não sei o que o “povo” anda fazendo em matéria de diversão, mas parece que esse povo não tem senso de humor, principalmente aqueles que vivem no Facebook, tais pessoas parecem ter perdido o bom humor em qualquer lugar desconhecido do planeta, pois tal como acontece na vida real, aqui no virtual não podemos expressar as nossas opiniões sinceras, principalmente quando falamos com convicção.
Tal convicção, contido em cada palavra que expressamos nas redes sociais, parece ferir algumas pessoas por dentro de seus corações, fazendo as sangrar a ponto de nos excluir como se tivéssemos feito a pior ‘coisa’ do mundo, propositadamente para ofendê-las.
É eu sei que o povo anda bastante carente por ser mal resolvidos, pessoas sem convicções em suas próprias crenças, tal condição turva suas mentes, distorcendo toda a realidade mundana e virtual, tornando as incapazes de distinguir o certo do errado.
Pior é quando alguém pede a nossa opinião, e simplesmente expressamos a nossa forma de pensar com toda a sinceridade, e a pessoa simplesmente começa a nos achincalhar como se nada soubéssemos da vida.
De boa, então por que perguntou?
Se não tem senso critico ou respeito pelas opiniões alheias, nem inicie uma conversa seja ela qual for!
Porque tá cheio de pessoas desinteressadas no mundo, e quando tem algum interesse não é pra somar qualidade, mas para extrair qualquer valor ($), que não o interesse pela própria pessoa.
Então a cena toda acontece quando fui fazer ‘sala’, com um cliente da minha patroa até ela chegar, um senhor dos seus aproximadamente cinquenta anos e negro, muito simpático, parece ter se identificado comigo, porque sou muito risonho, com quem ri para mim. (risos)
Até ele me perguntar o que achava do dia da consciência negra!
Meu deus, a minha opinião sincera parece ter despertado neste senhor o demônio inerente que até então estava profundamente adormecido.
Acredito que ele pensou que eu estava insultando a sua raça negra, mas não é nada disso, não sou de insultar ninguém, pois fui criado desprovido de quaisquer preconceitos sejam elas quais for respeitando quem quer que seja e desde que me respeite.
Só porque mencionei que o preconceito na humanidade, ainda persiste porque os próprios negros desprezam a sua raça e origem, perpetuando uma condição que eles dizem abominar da boca pra fora, mas de forma muito bem camuflada, cultivando e se fazendo de vitimas do que eles chamam de maioria branca!
Não menciono tal crença com base nas suposições, mas baseado em minhas observações com amigos negros, que nunca namoraram meninas negras, preferindo sempre as loiras, inclusive se casando com brancas.
E não acho que foi apenas uma questão de gosto!
Pois tais amigos eu nunca os vi em companhias de outros negros, sempre com amigos brancos ou amarelos, e detalhe, eles sempre falaram num “tom de brincadeira”, que não gostam de negros, mas amam as negras, pois não são homossexuais.
Até que ponto é brincadeira tais desabafos eu não sei, não tenho certeza, só sei que tais amigos casaram com brancas, na verdade eu nem ligo, pois cada um com seu cada um.
O que o povo negro não sabe é que eles próprios tem que ter orgulho de quem eles são, e ter orgulho não é ficar usando  camisetas escrito 100% NEGRO, se auto afirmando para as pessoas da sociedade, quando eles mesmos demonstram inseguranças por quem eles são.
Acho que falta muita atitude positiva nos negros brasileiros, e saibam que preconceitos não são privilégios apenas dos negros no Brasil, existem várias outras etnias que são desprezadas pelos brancos, por exemplo, certa vez perdi uma oportunidade de trabalho num hospital e se quer a entrevistadora, metida a loira, pois era tingida, ouviu o que eu tinha a dizer.
“Conduziu” a entrevista num ridículo monólogo, onde ela por conta própria e decisão desprezível, concluiu que eu era inadequado para trabalhar no setor a qual ela era responsável.
Obviamente que não deixei barato e o meu amigo era o chefe da segurança na época, trocou ideias com um diretor, que quis saber da minha boca o que tinha acontecido, escrevi uma carta, relatando indignado o desprezo que qualifiquei como preconceituosa, pelo fato de não ter ouvido as minhas qualificações profissionais, dizendo apenas que não tinha o perfil para o setor e me descartado.
Tempos depois fui chamado para trabalhar como arquivista temporário até que surgisse uma vaga definitiva no setor a qual eu me candidatei, e fiquei sabendo que a “falsa loira” fora demitida.
Assim acontece com alguns amigos negros conhecidos meus, em quaisquer situações de confrontos raciais eles se revoltam, se fazendo de vitimas não fazendo valer seus direitos, desistindo fácil e abrindo mão dos seus próprios sonhos, perdendo muitas oportunidades por deixarem se levar pelo desprezível preconceito racial alheio.
Acredito que se eles tivessem orgulho mesmo de serem negros, eles não aceitariam o dia da consciência negra, não aceitariam cotas para ingressar nas faculdades, e nem se fariam eternamente de vitimas da “maioria branca”, eles simplesmente se esforçariam mais em tudo, se destacando dentro da sociedade, e não “vivendo” se fazendo de vitima pela “falta de oportunidade”.
Primeiro porque oportunidade quem faz, somos nós mesmos, se decidirmos provar, não para os outros, que podemos tudo, conquistaremos o nosso espaço neste mundo, afinal de contas, o mundo não é apenas um privilégio para os brancos, lembre-se de quem é o Presidente dos Estados Unidos da América, um Negro!
Então foi o que expus ao “senhor” negro, supostamente simpático e experiente da vida, só faltou ele me chamou de fedelho, dizendo que eu não sabia nada por ainda usar fraldas, como assim?
Acho que no caso, é ele que ainda, com tantos anos de vida, não aprendeu a deixar de se fazer de vitimas dos outros e se quer aprendeu a ter humildade, em ouvir com mente aberta uma opinião que ele próprio perguntou, mas deixei pra lá, pois acredito que “um dia” ele aprenda, a vida é inexorável, se não aprender na alegria, aprenderá na dor, mas de uma coisa é certa, ninguém deixa de aprender na escola da vida!
Paulo RK

Um comentário:

  1. Tudo isto nada mais é que o fruto amargo da hipocrisia humana. Hoje em dia, todos navegam por estas águas. Não que antes fosse tão diferente, mas percebo que hoje está quase q se tornando um valor inalienável.
    Eu por aqui cansei disto e estou me lixando para a hipocrisia humana. Qdo tenho alguém q acrescente algo em uma reflexão ou discussão eu me abro e me exponho. Caso contrário me encasulo e não me apoquento.

    ResponderExcluir