Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Qual é a sua missão de vida?



Não acredito que viemos ao mundo apenas para exercer funções básicas de um ser biológico que pensa!
Acredito que somos muito mais do que simples “máquinas” biológicas capazes de sonhar, sofrer e amar todas as coisas que nos emociona o coração, inclusive amar os nossos semelhantes, como se não houvesse o amanhã.
Sentimentos, todos somos providos de sentimentos, mesmo as declaradas insensíveis, como as pessoas frias, possuem dentro de si, sentimentos que elas próprias não gostam de admitir, mas que de alguma forma reage com pessoas, ambientes e com tudo que cative a sua condição neste mundo.
Mas de onde nascem os sentimentos pelas pessoas?
É de conhecimento geral que sentimentos variam de pessoa a pessoa mesmo dentro de uma família, pessoas que tiveram a mesma educação de mãe e pai, reagem completamente diferente uma das outras.
Geralmente ‘sentimentos’ como gostar de alguém está muito além do simples fato de termos nascidos dentro de uma família, ou mesmo aquelas que adquirimos na convivência diária com outras pessoas, na minha experiência, acredito que ela vem de experiências de vida passadas, carregamos tais sentimentos inerentes a nossa condição espiritual na forma humana.
Espiritas falam em afinidades, eles dizem que nascemos numa determinada família por termos afinidades com as pessoas, acredito muito nisso, apesar de ser budista, o budismo menciona que nascemos numa determinada família, pois fizemos causas para nascer nesta ou naquela, percebam que ambas as religiões falam as mesmas coisas, só que cada um menciona conforme seus próprios jargões e literaturas correspondentes.
Todos, temos a família que merecem ao mesmo tempo em que nenhuma família é perfeita, dos mais pobres aos mais abastados, dentro da sociedade nenhuma delas está a salvo dos sofrimentos, que apesar de ninguém gostar de sofrer, tais sentimentos nos faz espiritualmente crescer.
A questão é como você encara determinadas dificuldades pessoais dentro da sua própria família?
Saiba que sendo a família a miniatura da sociedade, o teu comportamento perante a sua própria família, determina a sua condição dentro da sociedade, melhorando ou piorando o seu relacionamento com as outras pessoas.
É onde entra as nossas missões de vida, e a consciência de que temos um compromisso com a nossa família para transformar quaisquer sofrimentos do mau carma que carregamos por toda a eternidade.
Viemos neste mundo com um propósito, nada acontece por acaso, e não falo do ponto de vista ou aspecto material, obviamente que nos enriquecer financeiramente, também faz parte do processo da nossa evolução espiritual, pois nem Buda e nem Jesus condenou o ato de ganhar dinheiro, pelo menos eu desconheço nas literaturas budistas ou cristãs tais referencias negativas.
Por exemplo, apesar de viver sorrindo para as pessoas do mundo, a minha condição interna é de eterna erupção, como um vulcão vivo, o meu emocional está em constante ebulição de larvas quentes, me preocupando e de certa forma infeliz por ver algumas pessoas da minha família sofrerem, e não podendo fazer nada no curto prazo, pois algumas delas dependem delas mesmas.
No entanto é na forma de como encaramos tais dificuldades que faz toda a diferença em nossas vidas, por exemplo, pessoas de outras religiões mencionam que aqueles que me fazem sofrer neste mundo, são na verdade a cruz pesada e enfadonha que tenho que carregar por toda a minha vida.
Porém no budismo aprendi que não foi por um acaso que nasci nesta família e tenho como missão, enxergar o que fiz em vidas passadas, pois pessoas que supostamente julgamos como sendo nossos algozes, são na verdade nossos “agentes positivos”, seres mais evoluídos que nasceram com a missão de nos fazer enxergar o que teimamos não querer enxergar e por consequência nos fazem sofrer.
Por esta razão não devemos confrontar com aqueles que ‘supostamente nos causam’ sofrimentos, mas procurar enxergar de outro ângulo, deixando os sentimentos das emoções, que quase sempre são irracionais de lado, e buscar “ajudar” as pessoas que amamos a livrar de tudo que as fazem sofrer.
Percebam que os que estão sofrendo, na verdade não sofrem tanto quanto nós, pois eles estão apenas manifestando sentimentos negativos, quando acreditamos estarem sofrendo, quando na verdade nós, por termos a consciência das coisas que faz mal a elas mesmas, sofremos muito mais, por tabela.
Apesar de sofrimentos, maiores ou menores não deixam de serem, sofrimentos!
Mas tal condição de sofrermos com pessoas da mesma família, ou próximo a nós, tem um propósito, o de descobrirmos nossas missões nesta vida, pois para quem não sabe, quando iluminamos o caminho das outras pessoas, iluminamos os nossos também, nos tornando em pessoas melhor.
Seja pela afinidade ou pelo carma, todos nós viemos a este mundo para resgatar alguma missão, que de alguma forma não conseguimos concluir em determinado estágio das nossas vidas espirituais.
Do meu ponto de vista, acredito que a nossa missão é resgatar todas essas pendências, transformando todos os aspectos negativos das nossas vidas, em positivas, para podermos retornar em paz a longa jornada pela verdadeira vida que acontece na estrada da eternidade.
A condição mundana de ser efêmera nos revela que tudo que nos acontece aqui faz parte dos nossos aprendizados, sendo ao mesmo tempo uma ilusão, mas com sentimentos e conhecimentos reais!
Descubra qual a sua missão, perceba que todas as pessoas do mundo tem o seu próprio sofrimento, uns sofrem por doenças, outros pela falta de dinheiro, outros pela miséria, e mesmo aparentemente, as pessoas sendo prósperas dentro delas, tem algum tipo de sofrimento inerente não revelado, que as fazem sofrer muito.
Porque as condições dos sofrimentos independem das condições mundanas, elas são uma condição espiritual que carregamos muito além das fronteiras entre lá e cá (mundano e espiritual).
E se você ainda não descobriu qual é a sua missão neste planeta, se aquiete e observe sobre a ‘coisa’ que mais te faz sofrer neste mundo, e quando descobrir, não lute contra, mas procure compreender e use a razão para transformar situações negativas em positivas ao teu favor.
A maior riqueza que podemos acumular nesta vida é a compreensão que nos ajude a livrar de todos os males dos nossos sofrimentos espirituais nesta vida mundana!
Não tenho a pretensão de ser o dono da verdade, pois neste planeta ninguém pode ser, pois estamos todos nas mesmas condições de aprendizes, apenas compartilho com todos por aqui e na vida real tudo o que aprendo na filosofia budista ou todas as minhas interpretações desta vida com base nesta filosofia, se boa ou ruim tais aprendizados ninguém saberá, mas se a vida é uma escola, deveríamos adquirir o máximo de sabedoria, querendo aprender nesta escola, onde as próprias pessoas são os nossos melhores mestres da vida, até descobrirmos as nossas verdadeiras missões de vida e estarmos prontos para assumir as nossas verdadeiras condições como viajantes do tempo!
 Paulo RK

2 comentários:

  1. Paulo, excelente texto, gostei mesmo! Eu não sei bem se eu tenho uma missão na vida... mas eu estou sempre atarefado inventando coisa para fazer nela! rsrsrr

    ResponderExcluir
  2. A única missão que temos na vida é VIVER! Viver plenamente com tudo o nos foi dado neste contexto, principalmente com o Juízo e a Razão!

    ResponderExcluir