Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 7 de novembro de 2015

Escrevo, logo existo! (gratidão por tudo que posso fazer na minha vida)



Acredito que todo ser humano deveria fazer “coisas” que mais gosta de fazer em suas vidas, e sem essa de o que você gosta de fazer demanda muito dinheiro.
Vamos ser sinceros, você não deve ser tapado a ponto de não enxergar ou não querer enxergar, o ser humano é complexo e por tal complexidade ele é capaz de gostar de muitas coisas nesta vida ao mesmo tempo.
E sempre terá entre essas ‘muitas coisas’ que gosta e pode estar dentro da tua realidade, que possa estar realizando para ser feliz neste planeta enquanto individuo.
Conheço uma pessoa que se acostumou a reclamar em sua vida, fala mal do governo, do sistema, das pessoas e esqueceu ele próprio de fazer o que mais ama nesta vida, deixando de lado um requisito básico e necessário para ser feliz, ou seja ‘VIVER A PRÓPRIA VIDA’!
Acredito que quando nos concentramos em “coisas ruins” da vida, nos esquecemos de viver as coisas boas, deixando passar tudo que é bom e positivo para nós mesmo, acredito que ninguém seja tão fodido na vida, que não tenha qualquer acontecimento nela que possa ter motivos para agradecer.
Vocês podem dizer que estou sendo injusto, e afirmar que tem gente que é fodido e nunca tiveram chances ou oportunidades nesta vida!
Vou ser sincero, doa a quem doer, mas aprendi com a própria  vida e através da filosofia budista que nada nesta vida é gratuito, todas as coisas que acontecem em nossas vidas tem  motivos e razões por tudo que fazemos no presente tempo, no longínquo  passado e no passado mais recente, recaindo sobre nós mesmos, como o conceito inexorável da causa e efeito.
A vida é perfeita e justa, e embora muita gente reclame de suas vidas dizendo serem injustiçadas por elas, tais pessoas não estão sendo sinceras consigo mesmos, quando na verdade elas próprias são negligentes nas buscas pelas suas próprias felicidades, a começar por serem ingratas, por só darem ênfases a acontecimentos negativos, se esquecendo das coisas boas que lhes acontecem, ou simplesmente pelo fato de estarem VIVAS.
Não é que a vida é ruim, o problema é que tem gente que é egoísta em demasia se fazendo de vitimas, não se dando a oportunidade para encontrar motivos de enxergar o lado bom de todas as coisas.
Os motivos são vários, além do egoísmo próprio e a mais comum, pessoas com baixa autoestima que adoram se passar por vitima por todas as experiências negativas, tais pessoas conseguem ser insanas a ponto de não conseguir analisar ou enxergar seus próprios erros, e se quer admitem que algumas situações ruins da vida, foram elas mesmas as responsáveis.
Não tem como ser feliz não sendo sincero com você mesmo, porque posso mentir e enganar as pessoas ao meu redor, mas nunca a mim mesmo!
Porque mentir para mim mesmo, implica em arcar ou colher os próprios frutos e erros dessas mentiras que um dia eu plantei neste terreno fértil chamado vida.
Alias para quem não sabe; vida boa ou vida ruim, tudo depende da qualidade que eu almejar, lutar e construir dentro de mim mesmo, e de mais ninguém, sendo essa busca o fator que determinará a minha própria felicidade neste mundo.
Quando nos fazemos de vitima da vida não conseguindo enxergar o lado bom dela, é porque somos nossos próprios algozes, e não tem como alcançar a plenitude da felicidade ou de qualquer coisa positiva cultivando hábitos ou sentimentos negativos.
Tudo está nas nossas decisões de querer ser, fazer e realizar e não em ter algo para ser alguém para poder realizar algo, o conceito mundano materialista está completamente errado, por esta razão encontramos mais pessoas infelizes do que felizes. (fato)
Mas voltando ao assunto de concentrarmos as nossas atenções por tudo que podemos realizar em vida, não perco tempo pensando no que poderia estar fazendo “se” tivesse dinheiro, pois tem coisas que gostaria de estar fazendo, como é a prática de esportes radicais, mas tal pratica demandaria por muito dinheiro e para o momento não estou podendo ter despesas além daquelas que já tenho.
Também não vou ficar xingando a “PresidANTA”, o sistema, as pessoas corruptas ou qualquer outro fator externo a minha própria capacidade e condição interna, pois tudo depende de mim, obviamente que se tais condições fosse favoráveis e os ventos sociais da administração fosse favoráveis as nossas condições, tudo seria mais fácil, mas para o momento não vou ficar perdendo o meu precioso tempo, reclamando das coisas que não posso mudar.
Sim eu critico o governo e o sistema brasileiro, como um desabafo, afinal de contas ninguém é de ferro, mas o importante é não desfocar o meu objetivo principal, que é de fazer as coisas que mais gosto nesta vida em busca daquilo que acredito ser a minha felicidade.
Então eu deixo de lado tudo que não posso fazer por falta de “verbas” ($) e me concentro nas coisas boas que posso estar usufruindo de forma plena, como são os prazeres de estar escrevendo e compartilhando reflexões pessoais, apreciar boas músicas do meu playlist, editar vídeos, selecionar em meu álbum  fotos pessoais que eu mesmo ‘cliquei’, registrando momentos bonitos da manifestação da vida, interagir e conversar com pessoas interessantes, plantar árvores, cultivar plantas, apreciar a natureza ao nosso redor, buscar ser útil com as pessoas que amo  e entre muitas outras coisas boas, que nos faz sentir bem e nos torna num ser humano melhor, principalmente porque está ao meu alcance de poder fazer e eu preferi fazer enquanto posso!
Paulo RK

Um comentário:

  1. Definitivamente não faço mais nada q não quero ou não goste de fazer na vida. Claro q algumas imposições inerentes a doenças, por exemplo, se excluem deste prisma.
    Faço tudo o que eu gosto, ou pelo menos eu tento fazer. Sempre que possível.
    Não estou mais na idade de abrir mão da vida.

    ResponderExcluir