Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tentando salvar o mundo?

Quando mais novinho, sempre acalentei um sonho; ‘o de salvar o mundo e as pessoas que eu amava e que estavam sofrendo’.
Hoje depois de adulto compreendo que salvar as pessoas e o mundo, pode ser bem simples do que eu, na minha inocência imaginava.
Pois dizem que é humanamente impossível abraçar as causas do mundo e das pessoas que vivem nela.
Mas para começar; ninguém salva quem quer que seja, tendo problemas não solucionados, vocês deve ter ouvido falar que uma pessoa que não consegue manter a sua casa arrumada, raramente conseguirá manter arrumada a casa alheia.
Pois é!
Então como é que ‘euzinho’, poderia salvar o mundo e as pessoas?
Boa pergunta! (risos)
Mas brincadeiras a parte e apesar do assunto ser sério, a solução dos nossos problemas pode ser mais simples do que a nossa vã filosofia possa explicar.
É só observar que você vai compreender, porque é que tem tanta gente no planeta, cheias de problemas e incapazes de resolver o que elas próprias começaram.
Partindo do principio que ‘problemas’ não aparecem do nada, ou seja, assim como as coisas no mundo não brotam do nada, como na geração espontânea, os problemas mundanos são criados a partir das nossas próprias ignorâncias.
E não adianta criar neuras, decidindo não fazer nada nesta vida, a partir do momento que respiramos e vivemos dentro de uma realidade chamada sociedade, sempre estaremos fazendo alguma bosta, que eventualmente entupirá os ralos das nossas vidas, fazendo empacar tudo aquilo que gostaríamos transcender.
Porque na verdade, problemas são frutos dos nossos próprios atos, como o carma que tem as suas próprias consequências, e acredito que ela exista não para nos punir, mas para nos tornar em seres melhores, quando aprendemos com os nossos próprios erros e acertos nesta vida.
Novamente tal reflexão me fortalece a crença de que eu não preciso sofrer mais pelos problemas alheios, porque na verdade é como Niestzche mencionou; ‘o que não te mata fortalece’!
Enquanto vivo, vivemos sempre aprendendo novas lições todos os dias, por esta razão precisamos manter nossas cabeças tão porosas quanto uma esponja, daquelas que usamos para lavar louças.
Não vou enrolar mais, pois assim como eu, todos os meus estimados leitores tem muitos afazeres em seus cotidianos, então prestem atenção, pois vou falar como podemos salvar o mundo e as pessoas que mais amamos! (que toque os tambores)
A resposta é muito simples, SENDO FELIZ!
Pareço contraditório?
Não, não estou sendo!
Eu explico!
Quando buscamos ser feliz e conduzimos as nossas vidas para o que acreditamos ser a felicidade, nos enriquecemos, e se assim fizermos independendo do que aconteça a nossa volta, sempre estaremos do lado das pessoas sofredoras que amamos, e o mais importante, estando bem consigo mesmo, você estará colaborando com um mundo melhor praticando o bem.
Porque é dito no budismo que a revolução de uma única pessoa impulsionará a mudança de toda a história da humanidade.
Então comece a viver a sua vida intensamente, procurando ser feliz em todos os sentidos, mesmo quando tudo parecer dar errado, seja teimoso, busque a sua felicidade onde menos espera encontra-la!
Acredite, se você estiver bem, você saberá ajudar as pessoas que você mais ama, e consequentemente você estará salvando o mundo, fazendo e dando o melhor de si mesmo.
Um beijo a todos que me seguem por aqui (virtual) e das pessoas do  mundo real que de algum modo apreciam a minha literatura!
Paulo RK

Um comentário: