Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Você precisa aprender a gostar de ler e saber das coisas que eu sei!


Cresci numa casa onde tinha uma estante recheada de livros numa sala minúscula, a questão, é que até hoje não sei se era a estante que era grande demais, e ocupava todo o espaço disponível, ou se a sala era mesmo muito pequena. (risos)
Eu lembro que eu adorava limpar e organizar tal estante, e não era por ser apaixonado por livros, mas pelas capas, eu realmente ficava muito excitado, quando a minha mãe pedia para limpar a estante.
Pois cada livro tinha sua característica peculiar e cor, então eu brincava com as cores, para infelicidade de meu pai e minha irmã mais velha, cada vez que eu limpava tal estante, os livros mudavam de lugar da prateleira sem prévio aviso! (risos)
A verdade é que meu pai e irmã sempre foram apaixonados por toda forma de literatura, e desde cedo, eles sempre fizeram de tudo para “plantar” este amor em mim.
O meu primeiro livro, que ganhei foi dos três mosqueteiros, confesso que foi um sacrifício ler o livro todo, mas para agradar a minha irmã fiz o meu melhor, pois ela ficava me perguntando sobre ele.
Depois ganhei o Pequeno Príncipe, achei que a leitura ia ser mais fácil, pois pensei tratar de um livro infantil, me enganei e confesso que li umas 10 vezes depois de adulto, e a cada nova leitura interpreto de forma diferente, de quando li pela primeira vez na minha juventude.
Mas não estou aqui para fazer comentários sobre livros que eu li em toda minha vida, não foram muitos, confesso, mas vale a pena comentar pelo próprio ato maravilhoso, que é a leitura e o que ela tem feito na minha própria forma de ser, e de conduzir a minha  vida.
Obviamente que não leio tanto quanto deveria, pois tenho amigos que literalmente “devoram” tudo da nossa amada literatura brasileira, e da literatura estrangeira. (seres admiráveis)
E a minha própria forma estranha de escrever neste blog, denuncia a minha carência por ler mais, muito mais livros.
Mas mesmo não sendo o exemplo a ser citado como um bom leitor, do pouco de esforço, que tenho feito para absorver o conhecimento alheio, tem me feito muito bem.
Quando praticamos a leitura, melhoramos a nossa percepção e visão da vida subjetiva, aumentamos a velocidade de resposta dos nossos cérebros e feedbacks com as outras pessoas, nos tornando infinitamente capaz de realizar o impossível, pela própria capacidade de enxergar o que muitos não conseguem ver.
Atualmente eu leio muitos artigos científicos e tecnológicos (por paixão), e todas as escrituras sagradas do Sutra de Lótus (conhecimento budista), que tem me feito muito bem no quesito convívio harmônico, com as pessoas, com o próprio meio ambiente e principalmente comigo mesmo.
Portanto eu pretendo com este meu texto, incentivar a todos, o maravilhoso hábito da leitura, e um conselho, comece a ler livros  que abordem assuntos  de sua preferência, isso com toda certeza, o ajudará  cultivar este iluminado ou abençoado hábito.
Paulo RK

2 comentários:

  1. Estou tentando retomar o hábito da leitura, tenho comentado sobre isso no blog. Vamos ver se nesse 2014 consigo voltar a gostar de ler, tanto quanto eu gostava antes.

    ResponderExcluir
  2. Tá lendo a revista Capricho, né, lindeza? !

    ResponderExcluir