Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 26 de janeiro de 2014

Cuidado, uma fé cega pode te foder!

O bem contra o mal, ou é o mal contra o bem?
Quem estabeleceu essa ideia, deve ser um fanático, uma pessoa bitolada sem noção do que é certo e errado, e que só acredita no que for conveniente para si mesmo.
Agradeço todos os dias da minha vida por ser “duo”, ou seja, por ter nascido, crescido e criado numa cultura oriental, e ter me desenvolvido na cultura ocidental.
Tal condição me permite confrontar valores, fazer comparações pessoais, com as quais consigo aguçar a minha percepção da  vida, por enxergar uma única realidade, em ângulos completamente opostos e do que a grande maioria não consegue ver.
Por esta razão tenho muitas opiniões diferentes das pessoas que não tiveram os mesmos privilégios que eu tive, apesar, boa parte da população brasileira é formada por filhos de estrangeiros, portanto não sou o único verdadeiramente privilegiado! (risos)
E por enxergar melhor uma realidade de vida, nós filhos de estrangeiros conseguimos nos destacar no meio de tantas outras pessoas, que só enxergam o que é conveniente para elas.
Para melhor compreensão do que estou falando vou mencionar as pessoas que são devotas a um suposto deus, que elas acreditam ser o mais belo, perfeito e impecável.
Ao mesmo tempo, que pessoas acreditam num ser amoroso e perfeito, elas mesmas não procuram praticar tais qualidades com o seu próximo.
 A insanidade é maior, no que elas afirmam e em seus paradigmas existenciais; “todas as vezes que acontecem coisas ruins em suas vidas, é obra do capeta, e quando acontecem coisas boas é deus”.
Mas a falta da lógica em tais afirmações é que nenhuma dessas pessoas temente a deus, tem responsabilidades no que elas afirmam ou mesmo em suas ações, com as pessoas e com as suas  próprias vidas.
Eu vejo muita falta de lógica no comportamento dessas pessoas crentes, pra não dizer burrices, percebo como elas são mentalmente atribuladas, vivendo uma vida de sofrimento desnecessariamente.
Segundo a filosofia budista não viemos a este mundo para sofrer, todos os sofrimentos são sinalizações da própria vida, que estamos fazendo algo de muito errado, e que ela própria (vida) está nos convidando para mudar rapidinho, para não mais sofrer.
A vida é tão generosa, mas tão generosa, que ela nos dá uns toquinhos de vez enquanto, para nós próprios abrirmos os olhos e buscar e fazer o que for melhor pra nós mesmos.
Pra começar a ideia de que o negativo não presta e só o positivo prevalece tá ‘erradíssimo’, tanto a energia negativa quanto a energia positiva, devem coexistir pacificamente, pois uma depende da outra, pensem, uma roda pela metade não funciona.
As pessoas só precisam procurar o equilíbrio perfeito, entre essas duas realidades, negativas e positivas, e parar de falar besteiras, como; “senhor me livrai do mal das pessoas, ou de qualquer coisa fora da realidade mundana”.
Pois saiba você, que a única coisa que pode fazer mal pra você é a tua própria ignorância, por querer acreditar no que não consegue enxergar, vivendo a vida de forma irresponsável, deixando de fazer o que tem que ser feito, “acreditando” que tudo vai ficar bem, só porque você acredita num deus conveniente.
Portanto um conselho; ‘trabalhe melhor com a sua capacidade mental, abra a sua mente, não seja mais um bitolado e fanático a contribuir com um mundo pior, em nome de um deus, faça o seu melhor em sua vida, saiba que se você fizer a sua parte estando bem consigo mesmo, o mundo vai melhorar, com certeza!
Paulo RK

3 comentários:

  1. nossa.......sabe quantas pedradas levo tdos os dias quando falo sobre isso?? creio em uma força superior..que nos criou a SUA IMAGEM e SEMELHANÇA...portanto...Deus em mim...com a inteligencia Dele pra evoluir e buscar conhecimento...esta em mim, em vc, em todos...Humanidade (uma unidade), mas infelizmente a cultura brasileira esta enraizada em uma fé que consola e não que liberta...

    ResponderExcluir
  2. nossa.......sabe quantas pedradas levo tdos os dias quando falo sobre isso?? creio em uma força superior..que nos criou a SUA IMAGEM e SEMELHANÇA...portanto...Deus em mim...com a inteligencia Dele pra evoluir e buscar conhecimento...esta em mim, em vc, em todos...Humanidade (uma unidade), mas infelizmente a cultura brasileira esta enraizada em uma fé que consola e não que liberta...

    ResponderExcluir
  3. Paulo, achei o seu artigo muito interessante! Você tem uma maneira de escrever muito agradável. É bastante claro e conciso. Seu Blog já está nos meus favoritos, pois sei que tenho muita coisa boa para ler...

    ResponderExcluir