Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 25 de junho de 2011

Um monstro dentro de mim!


Vou confessar uma fraqueza pessoal, de tamanho desproporcional, para uma pessoa do meu tamanho.
Não vou dizer que nasci com ela, pois hoje aprendi que devemos analisar todos os problemas, e dilemas que nos fazem sofrer de forma clara e impessoal.
Desta forma, podemos nos conscientizar de que somos a origem, de todo o mal que acontece em nossas vidas, e precisamos mudar a qualquer custo.
A vida tem mostrado, que ficar culpando as pessoas pelos nossos sofrimentos, não nos ajuda em nada, muito pelo contrario, só amargará os nossos sentimentos em relação ao próximo, nos tornando em pessoas, ressentidas.
Vamos começar por definir a vida, o que é a vida?
É claro que a definição, varia de pessoa para pessoa, mas vou expor a minha abordagem pessoal, do que ela representa para mim.
Acho que a vida, é amorfa , ou seja, não tem uma forma definida, e ela se molda conforme as nossas ações, baseadas sempre em um pensamento.
Se teus pensamentos, forem incoerentes, obviamente que a sua vida, tomará esta forma , e situações desagradáveis serão uma constante.
Mas ao mesmo tempo, que é fácil escrever sobre a vida, e atitudes coerentes, na prática tudo se torna mais difícil, pois muitas vezes exige da agente, sairmos da zona de conforto, e encararmos, os nossos próprios medos.
Eu não sei, da onde vem esta covardia, pois sempre acreditei que o ser humano é corajoso, e que enfrentar as situações difíceis, está em seu sangue, pois desde a idade da pedra, até hoje, o homem fez coisas absurdas, em termos de evolução.
É uma contradição eterna, pois ao mesmo tempo em que se fala, da otimização de espaços e recursos, o homem não aprendeu a lidar com o seu maior pesadelo, que é controlar suas emoções negativas.
Aprendi na vida, que não importa o que aconteça, ou como as pessoas nos tratem, se eu fizer o meu papel, o que acho que é importante, estarei agregando valores, deixando a minha assinatura.
Mesmo que não seja correspondido, a vida é generosa, e tudo de positivo que fizermos, ela nos retribuirá com a mesma intensidade, colocando em nossos caminhos, pessoas com sentimentos nobres.
Mas, mais do que pessoas verdadeiras, em nossos caminhos, e riquezas materiais, a paz interior, que se tem, quando agimos desta maneira, é algo indescritível.
Tenho a consciência de tudo, que escrevi acima, no entanto, não consigo lidar de forma lógica, com o meu lado emocional negativo, pelo menos não na hora.
As vezes ouço criticas ferrenhas em meu trabalho, e falo para o carrasco; “no problems, sem problemas , vou procurar melhorar!”
Mas dentro de mim, penso, e xingo o meu algoz, com todos os nomes inimagináveis, e de preferência hediondas.
Também tenho a consciência, de que os clientes, são os nossos melhores termômetros, para avaliarmos os nossos desempenhos profissionais, ou até mesmo pessoais.
Portanto não podemos encara-los, como se fossem os bandidos, afinal de contas, eles pagam as nossas contas.
Foi fácil falar sobre tudo isto, mas difícil mesmo é encarar a vida e por em pratica certas atitudes, para mudar o nosso lado emocional negativo!
E você, tem algum lado negativo emocional, que gostaria de mudar?
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo, e me perdoem pela demora , ultimamente estou correndo como se fosse um maratonista.
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

13 comentários:

  1. Pois é uma verdade e tanto Paulo. Falar é fácil, difícil é colocar em prática o que pregamos.
    Mas, creio que quando temos consciência dos nossos problemas, desafetos e dificuldades é muito mais fácil chegar a resolução.Já é um meio caminho andado você confessar que tem esse negativismo emocional e explode nas horas do "já", mas acho que se depois pondera e sabe falar "pra dentro" já é um crescimento emocional seu.
    Um beijo doce e um final de semana com positivismo e muita paz!
    PS: Que monstrinho feio esse heim???

    ResponderExcluir
  2. Como pedagoga sempre me incomodou a distância entre a prática e a teoria...hoje percebo que a vida também é assim...prática e teoria parece que vivem em mundos paralelos...minhas ultimas reflexões têm tomado esse caminho: pratico realmente o que prego? Ainda sou uma criança aprendendo.
    Amei a sua reflexão...me ajudou tanto. E é por isso que te digo: amo-te pela pessoa linda que és. Monstro nada, vc é a luz!

    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Durante muito tempo eu culpei todos pelos meus próprios erros e defeitos menos a eu mesmo. Hoje vejo o quanto isso só me fez perder tempo e energia. Ainda tenho raiva de algumas pessoas, mágoa, sentimentos negativos, mas definitivamente não as culpo pelo rumo que minha vida tomou.
    As pessoas podem até influenciar você, mas a decisão final é sempre sua. NAMASTÊTA!

    ResponderExcluir
  4. Querido Paulo
    Tu és tão puro, preocupa-se tanto em ser cada vez melhor que acaba se punindo por possuir também sentimentos negativos.
    Amigo é absolutamente normal o ser humano possuir dois pólos contrários: o do bem e o do "mal". Até Jesus não conseguiu controlar e expôs sua raiva quando esteve na terra. Sabe de qual passagem falo não é?
    Portanto, doce criatura, não se torture tentando eliminar algo que é inato a nós.
    Devemos sim controlar esses sentimentos "ruins" para não fazer mal aos outros e a nós mesmos.
    Difícil? Sim, mas é um treinamento para a vida toda.
    Relaxe e continue sendo assim como és, o que para o mundo já é uma benção.
    Beijos querido amigo. Namastê!
    Rosa

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo,
    Tenho sim em mim um grande monstro: o do medo.
    Tenho medo de tudo, principalmente de erra, mesmo sabendo que é humano. Tenho medos que me fazem chorar e as vezes desistir de fazer o que quero... É fácil falar sobre ele, mas também acho muito difícil me livrar dele.
    Bjs estava com muitas saudades, agora estou de férias da facul... Apareço sempre viu.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão; ótimo texto; ótimo blogue.
    Acabei de conhecê-lo, mas não esquecerei. Estarei sempre por aqui.

    Abração.

    ResponderExcluir
  7. O importante mesmo é o primeiro passo... e este já foi dado a partir do momento que você reconhece sua fraqueza... de agora em diante é adaptar o que se pode chamar de real e aquilo que consideramos imaginário... Será fichinha pra vc... (eu acho né)

    Namastê!

    Catita

    ResponderExcluir
  8. Poxa, meu amigo, todos nós temos este monstrinho lá dentro, às vezes bem escondido. hehe
    Teu post é maravilhoso, leva-nos a reflexões profundas e fiquei aqui pensando como sou assim também, pois o que nos atrapalha muito é a capacidade de equilíbrio do lado emocional. Conheço muita gente, que tem capacidades intelectuais grandiosas, lê muito, sabe de tudo um pouco, mas se enrola no lado emocional e hoje em dia isso conta um bocado, principalmente na vida profissional, pois se a pessoa não tiver isso em equilíbrio com a inteligência acadêmica, pode prejudicar muito seu desenvolvimento.
    Todos os dias eu penso sobre isso e tento, juro que tento, melhorar meu lado de inteligência emocional, mas reconheço que ainda estou engatinhando, por isso acho importante ler assuntos como este e fazer uma análise própria e profunda.
    O que percebo ao final de tudo é que você, eu e alguns amigos aqui e neste mundo, já têm metade do caminho, agora só precisamos aperfeiçoar esta nossa inteligência emocional, ok.
    um grande abraço e obrigada pelas lindas palavras sempre lá no me pedaço.

    ResponderExcluir
  9. Este nosso paradoxo me deixa louco ... pensar e falar uma coisa, agir e fazer de outra forma ... mas assim é o nosso contante aprendizado ... sigamos sem desanimar ... pelo menos estamos tentando né?

    bjux ao puxa-saco maior ... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Meu caro amigo você é humano. Essa vontade as vezes de chutar o balde; chingar aquele fulaninho que acha que tem um rei na barriga, parece querer vir á tona, mais a gente vai respirando...contando uns numerozinhos...porque se falta a paciência, a calma, aí podemos estragar tudo, e fazer o gosto dos invejosos.

    Então, admito que sou covarde, finjo que não é comigo; e não rodo minha baiana; porque se faço isso eu acabo fazendo mal ao meu espírito. Se ele ficar mal; raivoso, fico doente. Por isso, nada melhor que manter sempre a calma...Zen...assim, vivo melhor. Sou mais feliz! Procuro não me estressar; busco sempre por bons pensamentos; força espiritual "VAI DAR CERTO"...sempre pensando positivamente...aí, as coisas sempre se resolvem e eu saiu ganhando.

    Amigo! Tenha uma semana abençoada* Muitas alegrias* Fica bem! Deus te ilumine*
    Um forte abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  11. Existem seres que trazem tanta luz para a vida da gente, que quando pensamos neles agradecemos silenciosamente.bj no teu lindo coração val!

    ResponderExcluir
  12. Pra lá de normal isso. Até por que você é ser humano, não é perfeito e está por aqui vivendo, aprendendo, caindo, levantando e evoluindo dia após dia pra se tornar uma pessoa melhor. Ser assim um pouco de tudo e reconhecer que existe um monstro dentro de nós por certas vezes, nada mais é do que sermos normais e sinceros com nós mesmos.

    ResponderExcluir
  13. Olá meu amigo Paulo!!

    Realmente meu amigo- estamos cheios de falastrões.

    É dificil manter a ordem interna, a calma. Ou enjaulado o mosntro que acredito- todos temos!

    Um forte abraço meu amigo espero por vc no Alma!

    ResponderExcluir