Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 14 de junho de 2011

Respeito é bom e eu gosto!


Uma vez um professor de inglês, comentou comigo, sobre um time de futebol americano profissional, que não jogava com amadores, só jogava com eles quando era treinamento.
Pensei naquela época, quanto arrogância, mas o meu professor explicou que, tal atitude só demonstrava o quanto este time era realmente profissional.
Pois, se eles jogassem com os amadores, como se fossem profissionais, eles iam sofrer e perder feio, além de exigir ao máximo das suas condições físicas, moralmente eles iam ficar arrasados.
Lembranças como estas, me invadem os meus pensamentos, todas as vezes que me deparo com pessoas difíceis de se lidar.
Principalmente, pessoas má educadas, não há nada pior, do que lidar com pessoas que não tiveram o mínimo da educação.
É muito provável, que tiveram o básico de suas mães, isto se tiverem tido a sorte de terem uma mãe, pois muitos são abandonados logo que nascem.
Lamentável e triste realidade humana, uma vez que os animais mais próximos da nossa classe, quero dizer dos mamíferos, tem instintos materno fortíssimos, defendendo a sua prole com a própria vida.
Bom deixarei este assunto para uma outra crônica e oportunidade, o que quero dizer, que exigir do próximo o que nunca tiveram, é uma forma de burrice aguçada.
Tudo que tenho (não é muita coisa), foi por mérito próprio, esforço e dedicação própria.
Mas tal pensamentos, e atitudes herdei dos meus pais, dedicados ao máximo na criação e educação dos seus filhotes.
Fato, foi esta criação que determina o que sou hoje, dentro da sociedade, portanto tenho noção do que sou, ou não capaz de realizar dentro das minhas possibilidades e realidade de vida.
Sou grato a eles, e demonstro em minhas atitudes, que aprendi a lição perfeitamente, difícil mesmo é colocar em prática, tudo aquilo que aprendemos dentro desta selva, extremamente selvagem, de concreto.
Concreto não só no aspecto físico, mas também, dura e fria no aspecto sentimental.
Como não podemos mudar o mundo , ou as cabeças dos outros , temos que forçosamente aprender a “lidar”, com toda estas hostilidades.
É obvio que fico chocado, com gente mal educada, estressada, e donos da razão, quando estou no modo humano, no entanto,criei um novo botão, o modo superior, e penso no time americano de futebol, que não jogam com amadores.
E tento pensar como eles , não vou discutir ou perder a minha paz, e calma de espirito, pois exigir destas pessoas que ajam com superioridade, é pedir demais, pois não tiveram o básico do básico em suas vidas.
É um pensamento que eu abomino, pois de certa forma é uma forma arrogante, no entanto , foi um mecanismo, que tive que criar no meu dia a dia, para garantir a minha qualidade de vida.
Agente só pode ajudar as pessoas, que querem mudar os seus aspectos negativos , pois somente a consciência daqueles que querem mudar, podem fazer a grande diferença, dentro da sociedade e em suas próprias vidas.
Quanto aqueles, que insistem em não mudar, nada podemos fazer, se não trata-los como apenas mais um ignorante dentro da sociedade, e dar lhes o tratamento correspondente.
Não estou falando, em discutir com eles,ou mostrar a eles que educação é bom e todos gostamos , pois isso é utópia, uma pessoa adulta, que não aprendeu até hoje, é muito provável que não aprenderá mais, mas trato-os com o máximo de frieza, faço o meu papel e pronto!
Não costumo ser frio, no trato com os meus clientes,e chego a conclusão que as pessoas estão frias, não por culpa delas , muitas vezes é uma forma de se pouparem das hostilidades alheias.
Uma auto defesa, como estou fazendo ultimamente, e é como costumo falar, sou amorfo, e a minha inteligência trabalha de acordo com o meu ambiente e os seres que nela habitam.
“Seja educado comigo e te tratarei como um rei!”, estou seriamente inclinado a usar esta frase como um slogan para os meus negócios em 2012.
Muito obrigado por terem lido até o último parágrafo.
Paulo RK SP MINDS NAMASTÊ!

9 comentários:

  1. A educação cabe em todo lugar Paulo, e você nao perde nada em ser diferente nisso. Todavia as pessoas confundem educação e gentileza com idiotice e "bunda mole". Daí a gente sofre mesmo e acaba querendo reverter nosso comportamento e se igualar a escória para nao sofrer tanto.
    O slogan vale, vai ver que as pessoas precisam lembrar que educação é bom e todo mundo gosta.
    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  2. Há momentos em q a o bom trato, a gentileza, a delicadeza, a educação não cabem mesmo ... a temperança e a paciência se esvaem de vez e q vontade é de nivelarmo-nos à escória mesmo ...

    te compreendo ... e como compreendo ...

    bjão meu querido amigo

    ResponderExcluir
  3. Tua sensibilidade ao mundo/pessoas que nos rodeiam tem me encantado. Se vê logo que teve uma esmera educação familiar e dela surgiu esse grande homem que está a percorrer caminhos com honradez, dignidade e caráter.
    Compreendo seu desabafo e a forma que escolheu para se defender nessa selva de pedra. Eu até hoje não aprendi e por isso vivo quebrando a cara, mas quem não aprendeu até hoje não é agora que vai mudar.
    Vou continuar acreditando demais nas pessoas, me deixando cativar e cedo ou tarde levarei outras rasteiras. Tudo bem... já estou ficando calejada!
    Por isso acho que você está certíssimo em se resguardar só tomando cuidado para não ferir quem já é ferido demais pela vida!
    Grande beijo querido amigo...adoro passar por aqui...me identifico demais contigo.
    Fique com Deus e muita luz!

    ResponderExcluir
  4. Ah, caro amigo, também partilho de sua indignação e costumo agir, em alguns casos, claro, confome manda a dança. E tem mais, sou como Bette Davis, ou seja, quando sou boa, sou ótima, mas quando sou má, sou melhor ainda. hehe
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que eu sempre costumo dizer, inclusive você já deve ter lido muito no blog é que não devemos esperar que o mundo e as pessoas se adaptem a nós, mas somos nós que temos a obrigação de nos adaptarmos as situações que se apresentam a nós.
    Já tentei mudar muito as pessoas, amolecer seus corações e entender o porque de tanto concreto nas veias. Hoje não mais faço isso. Apenas me adapto a elas sem perder meu próprio jeito de ser.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Paulo! Como é bom ler seus posts. é tão preciosa suas palavras. Você deve ser aquele tipo de pessoa que faz muito bem, quando agente senta ao seu lado pra conversar. Acho, que seus amigos, ...passam horas conversando com você. Deve ser muito bom te ouvir!

    Lembrei-me de algo na viagem - eu e uma amiga estávamos procurando informação pra pegar o ônibus pra ir a Universidade. Aí, minha amiga foi pedir informação de um mototaxista, se ele sabia onde pegava o ônibus da UNIR. Ele grosseiramente disse - Não sou motorista de ônibus!

    Amigo! Gostei da sua foto no perfil. Porque a de antes, estava estranho - aquela orelha e queixo gigante - rsrs
    Ah! Parabéns, pelos belos olhos que você tem. Eu admiro muito pessoas que têm esse formato de olho, como o seu puxadinho.

    Um forte abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Reflexão perfeita, conheço muitos assim, que impoem sua verdade de forma agressiva, nossa, muito bom, vou compartilhar no meu faceb. Abraço! Sdd!

    ResponderExcluir
  8. Olá meu amigo!

    Anda sumido, esta tudo bem?

    Bom- eu ja sai de escolas públicas devido a falta de educação de alguns "educadores"

    Acho lamentável mas- ainda vivo no Brasil, quando a vc e Portugal indignar-se ainda é a bola de vez, pelo menos por aqui.

    Um abraço e se puder apareça.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei o botão superior...
    Sem dúvida é a melhor resposta!
    Cansa lidar com gente sem respeito, eu nem tento!
    Bjoo!

    ResponderExcluir