Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Equilíbrio




Aqui no ocidente as pessoas parece desconhecerem a palavra equilíbrio e dos benefícios que tal realidade traz em nossas vidas, tornando o que é enfadonho numa experiência boa e agradável.
É meio complicado explicar para os ocidentais, baseados em suas crenças que quase sempre são católicas, então para eles o bem sempre estará em conflito com o mau, ou como eles próprios mencionam; ‘deus está lutando contra as forças do mau’, contra o  diabo feitor de muitas coisas ruins, que a humanidade tem sofrido.
E é essa crença que faz toda a diferença na vida de um mortal comum, quem disse que temos que estar em conflito com essas duas realidades, quem disse que temos que conflitar com o oposto, ao invés de equilibrar e coexistir com essas duas realidades?
No entanto sou budista e sei que tal realidade é pura fantasia de quem não quer enxergar verdades por conveniências próprias, preferindo acobertar as suas próprias perversidades e crueldades, culpando um personagem que eles afirmam ser a própria reencarnação do mau.
Sinceramente, desde a antiguidade todas as tragédias e desgraças praticadas contra humanidade, acontecem pelas próprias mãos dos homens, que com tamanha arrogância se intitula “homo sapiens”, supostamente superior às outras espécies deste mundo.
A propósito a religião católica é muito conveniente, eles vivem pregando a palavra de deus, ou o que eles imaginam serem palavras sagradas do divino, quando na prática cometem proezas atrozes contra sua própria humanidade, fazendo pouco caso dos que precisam de suas ajuda.
Então é patético observar um católico ou um crente fervoroso, eles são incoerentes, pois quem acredita em palavras de ensinamentos deve agir de acordo com suas próprias crenças, por exemplo, se afirmo ser budista proferindo palavras bonitas do Buda e não agindo de acordo com o ensinamento do próprio isso faz de mim um hipócrita mentiroso.
Não devo ter créditos ou respeito de quem quer que seja, afinal de contas, de hipocrisias, maldades e falta de coerência, o Brasil e o mundo estão cheios e está afundando por conta dessas pessoas que fala bonito e poucos justificam suas atitudes insanas e cruéis com o próximo.
As minhas palavras não são falsas, percebo na região onde moro, zona leste da cidade de São Paulo, região pobre, onde o povo ainda sofre com muitas dificuldades que poderiam ter sido resolvidas no século passado, se houvesse mais pessoas de bem e conscientes pelos seus próprios direitos, do que pessoas culta e má intencionadas.
Mas infelizmente povo pobre paga pelas suas próprias ignorâncias, pelas suas próprias falta de cultura e falta de interesse por melhores condições de vida, o pobre brasileiro confunde a pobreza, com sujeira, preguiça e com a própria ignorância de não querer saber a verdade de todas as realidades em torno delas mesmas.
Aceitando tudo que os mais espertos muito convenientemente alegam ser o correto, por esta razão não me admiro o povo dar todo o seu dinheiro suado para os “representantes” do divino.
Esse mesmo povo tapado acredita que dando dinheiro pra “deus” ele será multiplicado e o povo enriquecerá de algum modo, pelo simples fato de estar doando, contribuindo com a igreja e com este suposto deus, que eles próprios desconhecem.
O pobre brasileiro confunde pobreza com a ignorância e acredita, em pleno século XXI em milagres, onde os mais espertos criam igrejas, aprendem a falar bonito de forma a comover e convencer tais acéfalos, que facilmente entregam suas riquezas de mãos beijadas.
Explicando o “fenômeno” brasileiro, onde o pobre está cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico!
Um amigo de infância que vive do seu próprio trabalho me surpreendeu novamente, dizendo que não gasta seu “rico” dinheiro com prostitutas, futebol ou em bares, mas gasta todo o seu dinheiro, ou boa parte, dele com jogos de azar, tipo loto fácil.
Outro dia eu o convidei para uma reflexão, disse a ele que está fazendo muito pior, “investindo” em jogos de azares, pois se gastasse com prostitutas, futebol ou em bares pelo menos, teria uma contrapartida do prazer que o dinheiro pode comprar e lhe proporcionar, enquanto o “investimento” dos jogos de azares é uma ilusão, a mesma ilusão dos pobres que procuram nas igrejas  salvações de suas almas, que se sentem perdidas neste planeta.
No caso do meu amigo, ele deixa de fazer o seu gosto, dando de graça, seu suado dinheiro para o governo, mesmo ele criticando o governo brasileiro que nunca fez nada por nós, ele é conivente com tudo que é errado em nosso país, alimentando cobras, e o que é pior deixando de viver a sua própria vida com mais qualidade de vida, que esse dinheiro, que ele dá para o governo, poderia estar lhe proporcionando!
Então falta de bom senso racional, no mesmo tempo que ele critica o governo brasileiro, ele alimenta a cobra, liberando seu dinheiro, por uma ilusão que se quer é verdadeira ou lhe cause algum tipo de prazer, e pelo que vejo está lhe causando mais frustração, pois a cada “investida” não ganha ele fica a lamentar e mais frustrado.
Portanto o brasileiro só está na merda por escolha própria, faltando a eles inteligência, sou pobre de nascença, mas não me permito cometer a ignorância por falta do saber, por esta razão procuro me manter sempre informado, através das mídias eletrônicas, rádios, redes sociais e principalmente com as pessoas que julgo mais instruídas do que eu, mantendo a minha cabeça livre dos preconceitos e sempre aberta às novas possibilidades.
Saiba que nos meios de comunicações em massa, eu me informo, mas são nas pessoas no convívio com elas, que adquiro sabedoria!
Cada pessoa que encontro pelo meu caminho é um motivo para eu aprender com elas, e agregar valores em mim mesmo.
Tive uma boa educação, meus pais nunca embutiram nos filhos sentimentos de preconceitos, então se hoje consigo ver as diferenças como sendo normais, respeitando as, e conseguindo coexistir com todos de boa, foi graças a minha ótima educação que tive de berço.
Por esta razão acredito que tá faltando muito equilíbrio neste mundo, ‘uns com muito e outros com pouco’, não me referindo apenas ao dinheiro ou aos bens materiais, o desequilíbrio também acontecem com a falta de lógica e inteligência comportamental nas pessoas.
Quanto mais pobre mais ignorante são, mais se reproduzem trazendo filhos ao mundo, mesmo vivendo na mais alta precariedade, o brasileiro se reproduz como se fosse ratos.
Alguns outros trabalham por conta própria, mas não dominam seus negócios, fazendo péssimos negócios e amargam por cada prejuízo, e o pior, não sabendo usufruir do próprio dinheiro conquistado, acabam perdendo tudo de mãos beijada pela própria falta de sabedoria no melhor uso que ela própria poderia lhe proporcionar, inclusive para ter mais qualidade de vida.
Paulo RK

Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir