Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Atemporal






Pra que usar relógios caros, se sou atemporal? (risos)
Sou bem atemporal em relação a minha vida, já fui muito desesperado até me converter ao budismo, descobrindo que tudo na vida é relativo, o tempo e a nossa própria realidade ao nosso redor.
Nem por isso vivo descompromissado com o relógio, artefato utilizado para medirmos o “tempo” para fazermos qualquer coisa neste mundo mundano!
Porque mesmo que eu não me preocupe com o tempo, sei que as pessoas são compromissadas com o tempo delas e eu não tenho direito de atrasa-las, cabendo viver pelas minhas próprias crenças, desde que não atrapalhe ou atropele os direitos das pessoas acreditarem no que elas bem entenderem.
Seria muita loucura da minha parte querer viver fora do contexto temporal criado pela própria humanidade, seria como nadar contra a correnteza como alguns crentes fazem quando deixam de curtir este mundo, vivendo “realidades” convenientemente criadas por eles, e por suas crenças conflitantes, criando um mundo muito pior com todo o resto.
Quando na verdade, todos, deveríamos viver com mais equilíbrio entre as diferenças e coexistir pacificamente, mas esta é outra conversa que reservarei para próxima postagem.
E voltando ao assunto de ser uma pessoa atemporal, menciono tal realidade desta crença, por não ser mais desesperado em conseguir concretizar meus sonhos mundanos neste planeta.
Atualmente, trabalho com prazos com os meus clientes, afinal de contas sei que prazos são importantes, pois demonstra o quanto levamos a sério os compromissos que temos com eles, porque em tempos de vaca louca (Dilma Roussef), tempo é dinheiro e nenhum brasileiro está disposto a perder tempo, todos querem tudo pra ontem!
E é neste ‘tempo’ que eu me refiro, percebi dentro da filosofia budista que não controlamos muita coisa das nossas realidades e o tempo, com certeza é um fator implacável em nossas vidas que não temos controle algum.
O amanhã rapidamente se torna no hoje, por sua vez o hoje se torna no passado num piscar de olhos, além da rapidez com que a vida passa em nossas vidas, tem o fator surpresa, não temos certeza de nada, então não adianta termos pressa nas realizações dos nossos sonhos nesta vida, planejando tudo direitinho, pois de repente tudo que planejamos não sai como gostaríamos que fosse.
Afinal de conta, tudo neste mundo é efêmero e incerto, e muitas das coisas que planejamos não decorrem tal como esboçamos num pedaço de papel, ninguém tem certeza de nada pela própria natureza efêmera.
Observo muitos dos meus amigos que estudaram na faculdade comigo, eles parecem ter pressa pra tudo, tudo em torno do consumismo doentio, do ponto de vista deles eu pareço um retardado, pois não faço tanta questão de ter coisas quanto eles, não na mesma pressa e ganância.
Sou ambicioso, mas não sou ganancioso, eu percebo o quanto eles se acabam antes mesmo do tempo, fazendo das tripas o coração para ostentar carros do ano, apartamentos em locais privilegiados de São Paulo, almoços e jantares caros, roupas caras e viagens nos exterior.
Cada um com seu cada um, mas me dou o direito de critica-los a partir do momento que fazem críticas depreciativas a meu respeito me chamando de re-tar-da-do. (risos)
Detalhe alguns deles ficou careca, de tanta preocupação, ‘suponho’, gastrite nervosa, aparência de pessoas velhas, nome sujo na praça, vivem estressados com suas esposas e com o mundo por não terem o sono dos justos, que eu próprio tenho.
Então eu me pergunto; quem é mesmo o RE-TAR-DA-DO?
Sim sonho em ter um carro bom que me leve em qualquer lugar da minha linda cidade, sonho em morar numa casa confortável sem goteiras como tenho em meu quartinho, sonho usar roupas bonitas para me sentir bonito, sonho em encontrar uma pessoa, que me ame e principalmente me respeite como ser humano e goste de me ter ao seu lado.
Mas que tudo isso aconteça naturalmente como fruto do meu próprio empenho e luta para alcançar tais objetivos, mas para tal vou viver a minha vida um dia de cada vez, não fico desesperado como se fosse morrer amanhã, como alguns “amigos” fazem.
A questão desse pessoal são as crenças, eles acreditam que para ser alguém precisam ter algo, vivendo da ostentação que a mídia impõe em suas mentes limitadas, que para ter sucesso na vida, precisamos TER em detrimento do SER!
Difícil explicar para esse povo; ‘bens de consumo representam a felicidade relativa e ela cessa no momento que conquistamos tais objetos dos desejos’ e efêmeros só vale a pena quando as concretizamos para as nossas próprias felicidades, não para “causar” qualquer sentimentos negativos como a inveja, certa vez um psicólogo amigo meu disse, ‘funkeiros adoram ostentar porque eles próprios são pessoas invejosas’, então acreditam “causar” sofrimentos nos outros quando ostentam qualquer coisa que eles acreditam ser razão pra viver por pura mediocridade deles! (falta de cultura e educação)
O que infelizmente tais pessoas, funkeiros e alguns dos meus amigos não sabem é que a felicidade relativa só vale para o momento e não garante a nossa felicidade durante a nossa permanência neste mundo, o que eles não conhecem é que a verdadeira felicidade reside na sabedoria de valorizarmos o momento em que vivemos e quando “ostentamos” com profunda gratidão a vida pelo dia de hoje e tirar o máximo de proveito que temos com atitudes positivas e nobres com o nosso próximo, fazendo sempre o bem!
Tal felicidade se chama FELICIDADE ABSOLUTA, pois independem das circunstancias externas, e aconteça o que acontecer em nosso entorno nada pode roubar tal verdadeira felicidade, porque ela é contínua e se aprendermos a viver felizes com as nossas próprias condições, nada neste mundo pode nos entristecer.
Lembre se o que o Buda mencionou; ‘todo sofrimento nasce do desejo’!
Então falta muita sabedoria nesse povo que fazem da avareza, ira e estupides o tripé, o suporte principal de suas vidas, explicando porque' muita gente tem tanto (matérias) e não conseguem ser felizes com que “possuem”, vivendo uma vida solitária onde o vazio é quase sempre a sua “essência” predominante e profunda de suas almas.
A falta da sabedoria é tamanha que eles acreditam ser felizes por terem seus brinquedinhos de consumo, abrindo mão da qualidade de suas vidas; de que adianta ter bens materiais se não tiver saúde, disposição e muito menos animo para usufrui-las convertendo todos os seus desejos conquistados na sua própria felicidade neste mundo?
Portanto quando digo ser atemporal, menciono neste sentido, não tenho pressa em ter um carro, que não precisa ser de luxo e do ano, não tenho pressa em encontrar alguém na minha vida, que não precisa ser “linda de morrer”, pois acredito que tudo será natural na minha vida, se eu cumprir com a minha própria missão neste mundo, ‘plantando’ em solo fértil do que chamamos de vida, ele brotará naturalmente.
No entanto não vivo de braços cruzados na fé, acreditando que quem “crer no senhor”,  vai nos prover tudo, só porque acreditamos nisso convenientemente, não se esqueçam, a própria bíblia menciona, faça por onde te ajudarei, então....

Portanto não viva com pressa, não se cobre tanto, mas viva um dia de cada vez, fazendo e buscando sempre o seu melhor, FAZENDO A SUA PARTE e sempre ajudando aqueles que estão necessitando de algo, e nem sempre é dinheiro, às vezes uma boa conversa ou mesmo a sua audição pode fazer a grande diferença na vida de uma pessoa que vive na escuridão.
E se um dia cruzarmos em nossos caminhos não me cobre nada dizendo que o tempo está passando e eu preciso fazer algo na vida, pois como mencionei não sigo o relógio temporal deste mundo, mas sigo a minha própria intuição como o verdadeiro relógio temporal deste insondável e imensurável universo!
Paulo RK


Nenhum comentário:

Postar um comentário