Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Medo da vida!

Você tem medo de que?
Sabe o que eu tenho reparado ultimamente; pessoas com medo de suas próprias vidas, antigamente quando mais novo eu tinha medo de vampiros, lobisomens e entre muitos outros personagens criados propositadamente para nos tocar o terror.
Eu cresci, hoje depois de adulto, quando assisto a esses tipos de filmes, acho até graça, pois sei que eles não existem.
Ao mesmo tempo em que descobri um outro tipo de medo no processo do meu amadurecimento, o medo das coisas que não enxergamos, mas sabemos muito bem que ela existe, tipo o ‘terror psicológico’ dos fenômenos que acontecem em nossas vidas, e que normalmente chamamos de ‘vida’!
E terror porque sentimos seus efeitos, e muitas vezes não sabemos por que tomamos determinadas atitudes ocasionando indesejados resultados como conseqüências negativas baseadas em nossas ações impensadas.
Mas acho “normal” ter medo da vida já que a vida é quase sempre inexplicável em palavras e dentro das possibilidades que a nossa própria razão consiga descrever em palavras, ao mesmo tempo em que não podemos negar da sua existência, dentro da realidade de cada individuo deste mundo e planeta.
Compreendi através da filosofia budista que mesmo não sabendo explicar a vida em palavras bem como o seu mecanismo do  funcionamento durante a nossa estadia neste ciclo de nascimento e morte não precisamos temê-la.
Pois como o próprio Buda mencionou, todos instintivamente ou de forma inconsciente manifestaremos os caminhos que temos que seguir, mantendo sempre nossas mentes e corações abertos e completamente desapegados de tudo que é mundano.
A confusão nasce do desejo do apego gerado pela própria ganância de querer ter e obter para sermos quaisquer coisas que acreditamos ser o melhor do que nós próprios, só para ostentar para um mundo igualmente mundano e extremamente materialista, onde pessoas são respeitadas não por quem elas são, mas pelo que elas possuem.
Quase sempre são pessoas vazias por dentro, chegando um momento onde a fama e todo o glamour “adquirido” não consegue suprir as suas necessidades de se manterem em ‘alta’ por muito tempo, pois seus vazios interiores são como um buraco negro no espaço, engolindo tudo em torno delas.
E não haverá limites, pois o tal do ego é faminto, se tem algo a ser temido, não é com a vida que temos que nos preocupar, mas com os nossos próprios egos que nos faz agir irracionalmente, agindo de forma gananciosa.
Pois a vida é como um espelho ela apenas reflete tudo o que se põem a sua frente, sábios são aqueles que aprenderam a refletir com os assuntos pertinentes a vida, nos conduzindo para um caminho equilibrado da razão, com melhores resultados.
Certa vez comentei com um amigo, usuário de drogas, para que  refletisse por tudo que ele estava fazendo em sua vida, fiquei pasmo com o que ele me respondeu, obviamente que não esperava uma resposta inteligente por parte dele, afinal de contas ele consome drogas e só ‘introduz uma porcaria dessas’ dentro do próprio corpo quem tem ‘coco’ dentro de si mesmo.
Ele apenas deu um sorriso amarelo e me disse que não era um espelho para ficar refletindo qualquer coisa nesta vida.
Fiquei calado, hoje ele não faz mais parte deste mundo, como conseqüência das drogas acelerou sua partida precocemente aos vinte e poucos anos de idade, partiu pra outra, “se melhor ou pior”, ninguém saberá, afinal de contas; ‘o que faz da vida ser o que ela é são as nossas próprias escolhas’, e a culpa não é de ninguém, só de nós mesmos!
Então fica a dica, não tema a sua vida, apenas siga os teus instintos e não permita que valores mundanos como das ostentações tape os olhos da tua alma, a ponto de não conseguir enxergar os teus próprios instintos, lembre-se que a pior cegueira humana é aquela que não quer ver por conveniência própria.
E é desta “cegueira” que temos que temer e não das nossas vidas, a vida é bela, viva seguindo a sua própria intuição, não seja mais um manipulado pela criminosa mídia brasileira ou por qualquer outra mídia.

Paulo RK 

Um comentário: