Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Seguir em frente

Não importa que aconteçam coisas ruins em nossas vidas, não importa quantas quedas eu levei até me firmar em terras duvidosas cheia de pessoas má intencionadas.
O importante é que estou vivo e a despeito das coisas ruins que aconteçam, eu continuo com a convicção de que não nasci para perder e não vim ao mundo a passeio, afinal de contas o próprio processo do meu nascimento foi uma prova cabal de auto-superação motivado pela minha própria vontade de vir ao mundo.
Lembro como se fosse ontem estava na fila dos desempregados a competir por algumas “migalhas” de oportunidade de trabalho, na minha frente um senhor idoso, atrás de mim dois jovens.
Era dez da manhã estava cansado e com fome, mas a determinação de conseguir algo ou uma oportunidade de trabalho era maior, e não abro mão dos meus objetivos com facilidade, então suportaria quaisquer condições inclusive aquela fila quilométrica até chegar a minha vez na entrevista.
Fatídico porque os jovens atrás de mim não paravam de reclamar, falava mal de todo mundo desde o governo à sociedade em que vivemos, e se tem algo que me incomoda muito nesta vida é a insatisfação negativa alheia.
Eu já falei sobre os tipos de insatisfações desta vida neste blog, sendo que temos o insatisfeito negativo, que só sabe reclamar na vida, nada fazendo para mudar a condição que lhe desagrada, e o insatisfeito positivo que muda, transforma tudo aquilo que os incomoda, impulsionando o mundo para frente.
Pois é os dois “jovens” reclamava tanto que naquele dia me arrependi de não ter levado os fones de ouvido para escutar músicas, a propósito vocês sabem distinguir o velho do idoso?
Bom o idoso é idoso pela própria idade, já o velho é velho não pela idade, mas pela própria atitude mental e comportamental características do próprio idoso.
Então na prática um idoso pode não ser velho em comportamento, enquanto um jovem dos seus vinte e poucos anos pode ser um velho déspota e caquético esperando a sua morte chegar.
Aprendi que toda condição negativa de vidas limitantes independe das nossas condições físicas externas, mas das nossas condições da saúde mental.
Por esta razão tem muito jovem mundo afora sem motivações para vida, e mesmo não fazendo nada em suas vidas, vivem cansado fisicamente a reclamar de tudo sem ao menos e sequer fazer algo de positivo para pelo menos mudar o marasmo da rotina em que se encontram.
Mas voltando a fila, o senhor que estava na minha frente ao ouvir as reclamações dos jovens atrás de mim, olhava para minha cara fazendo aquela expressão facial de desabafo ‘que saco’!
Até que ele chamou a atenção dos dois jovens lembrando de quando os mesmos eram espermatozóides.
Achei muito curioso a forma que este senhor abordou e iniciou o diálogo com os mesmos, ele prosseguiu dizendo sobre a beleza da juventude e que ele apesar de mais idoso não se arrepende por nada que fez em toda a sua vida, pois ele fez algo (atitudes), realizou muito enquanto jovem, aproveitando ao máximo a energia típica da idade.
E se hoje com mais idade ele tem esperanças pra continuar a viver com o mesmo gás da juventude é porque enquanto jovem ele provou para ele mesmo, do que é capaz de realizar e se convenceu de que a despeito das condições externas o importante nesta vida é mantermos a nossa fé acesa, pois é o que nos motiva a seguir em frente.
Depois finalizou a conversa com um vasto sorriso no rosto olhando para os dois jovens que naquela altura estava prestando muita a atenção nas coisas que ele dizia.
O senhor muito sábio fez uma comparação muito eloquente que eu próprio carregarei para o resto de minha vida, ele disse aos dois velhos (jovens reclamantes) para fazer uma viagem mental e temporal e voltar no saco escrotal de seus pais, e se vissem como espermatozóides. (risos)
Prosseguiu dizendo que eles estão de parabéns, pois dentro de uma competição acirrada com muitos outros bilhões de espermatozóides, eles foram os únicos a vencer e ter como direito a própria vida, portanto não tendo com que reclamar só porque a fila dos desempregados está grande, lembrando que só consegue o direito de vencer, quem é persistente e luta com vontade na vida, e a despeito do que possa acontecer no trajeto, vitorioso é quem acredita na sua capacidade de superação e nunca desiste de seguir em frente.
Seguir em frente é tudo que precisamos nesta vida, se você é como aqueles jovens de idade, mas velhos de cabeça, é melhor mudar seus conceitos, pois não vivemos essa mesma vida duas vezes, dizem, e cada obstáculo deve ser encarado como uma grande oportunidade para alcançarmos e convencermos de que não somos perdedores, porque nascemos vitoriosos, no meio de um universo de bilhões de outros espermatozóides.
Então agora que crescemos temos duas pernas, dois braços, dois olhos, dois ouvidos e uma boca, pra que cruzarmos os braços e abrir a boca só para lamentar e nada agregar ao mundo ou muito pior, não colaborando com nós mesmos?
O mundo está do jeito que está, pois muitos se esqueceram de suas capacidade naturais e inerentes de superação, muitos preferem se fazer de vitima e a reclamar como se fosse um bebe chorão!
Se tudo que precisamos é seguir em frente, experimente mudar a sua cabeça, e busque enxergar sempre com uma nova perspectiva, lembre-se que a diferença entre um derrotado e um vitorioso está sempre dentro da cabeça de cada um de nós, da forma como  encaramos as nossas próprias vidas.

Paulo RK 

Um comentário: