Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Quando temos uma missão de vida, temos um horizonte para olhar!




Costumo dizer para as pessoas que o meu “ser” está em constante construção, de fato sabemos que mesmo quando terminamos a faculdade continuamos a aprender com as pessoas e com a própria vida.
Dito isso, tenho reparado que a vida de ninguém é complicada, mas que as pessoas com as suas próprias ignorâncias do não saber e de não querer saber das coisas, se tornam estupidas o suficiente  para complicar uma situação, que poderia ser resolvida de boa.
Não quero diminuir a “gravidade” dos problemas de ninguém, pois sei o quanto são burras o nosso lado emocional, nos fazendo de vítimas dos nossos próprios atos impensados, ao ponto de considerarmos um probleminha, na maior tragédia do mundo!
E o que é pior, descobrindo apenas tal realidade após termos resolvidos uma situação que julgávamos intransponíveis, e se quer imaginávamos conseguir.
A questão é que percebemos logo após a resolução da mesma, que sofremos em vão, sem ter a necessidade dos desgastes emocionais!
Certezas a gente quase sempre não tem de nada desta vida, pois afinal de contas é o que faz da vida ser interessante, antes considerava a vida cruel por ser assim, mas hoje desconfio que, é o que a torna interessante.
Quando mais novo, me sentia inseguro apesar de ter suporte de meus familiares, me sentia completamente fora do contexto mundano.
Hoje amadurecido compreendo que tudo que fiz na minha vida com bases na minha intuição ou instinto, nem sei como vocês devem chamar, mas percebo que tudo se encaixa na minha vida, as escolhas, decepções e os erros cometidos no passado, tudo parece ter sido consequências de algo muito bem planejado no presente tempo.
Apesar e naquela época, imaturo do jeito que era a insegurança me dominava por completo e tal condição de insegurança turvava a minha mente, obscurecendo a minha visão e com tudo que queria para o meu futuro.
Hoje eu compreendo bem, mas todo esse amadurecimento, não veio por um acaso, ou como consequência da idade, porque tem gente que tem muita idade e pouco amadurecimento mental ou emocional!
Primeiramente agradeço a educação que tive dos meus pais, uma educação liberal, mas acima de tudo que sabe respeitar as diferenças, respeitando as e as tratando como eu próprio gostaria de ser tratado.
Graças a essa educação que tive conheci pessoas incríveis, pessoas muito melhor do que eu, se comparados com que fui a uns tempinhos atrás.
Porque apesar da educação boa que tivemos de berço, precisamos ter parâmetros em nossas vidas do que gostaríamos de ser como pessoa e ser humano, alguém com quem possamos nos espelhar.
Sou muito grato à vida por ter conhecido pessoas melhores do que eu, e a própria filosofia budista, que me norteia e me direciona de forma precisa, com tudo aquilo que almejo alcançar em termos materiais, e ser como um ser humano de qualidade.
Já fiz burradas na vida, mas entre erros e acertos não me arrependo por nada, pois acredito que foi preciso eu ter cometidos erros para ter amadurecido emocionalmente, e se hoje olho para trás, com toda certeza não me arrependo, pois estou mais ‘firmeza’ comigo mesmo, ou se preferir sou mais pés no chão, do que aquele sonhador sem grandes motivações ou satisfação pela vida.
Então para finalizar este texto, um pensamento que me conforta e me faz prosseguir; aprendi a lutar e a buscar a minha própria versão da felicidade neste mundo com a filosofia budista, não delego a ninguém esta responsabilidade, pois afinal de contas só eu mesmo, sei o que me faz feliz, ninguém mais.
E com tal ‘firmeza’ de pensamentos não temo nada, vou vivendo a vida resolvendo quaisquer obstáculos que a vida me apresentar, afinal de contas nenhum obstáculo pode ser mais forte do que aquele que acredita em si mesmo e sabe que não tem nada a perder, por ser quem realmente somos neste planeta, seres humanos!
Paulo RK

Um comentário:

  1. "Tenho reparado que a vida de ninguém é complicada, mas que as pessoas com as suas próprias ignorâncias do não saber e de não querer saber das coisas, se tornam estupidas o suficiente para complicar uma situação, que poderia ser resolvida de boa."

    Em princípio isto pode parecer uma constatação simples e óbvia, mas no dia a dia isto não se configura assim. De fato a imbecilidade humana torna as coisas mais complicadas. Felizes aqueles que são agraciadas com a sabedoria para constatar a simplicidade e a obviedade da vida.

    Parabéns. Amei a reflexão ...

    Beijão

    ResponderExcluir