Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Por favor não me rotulem!

Não sou um produto inanimado qualquer para as pessoas me rotularem.
Sou homem, feito carne osso e algumas gramas de gordura, mas muito digno para respeitar e ser respeitado por todos. (risos)
É meio estranho mencionar que sou digno do respeito alheio, pois na minha educação, respeito é uma coisa que deveria ser comum dentro da sociedade em que vivemos, e entre as pessoas do nosso convívio.
Não sendo o caso, está cada vez mais difícil as pessoas lidarem com este tal do respeito, pois parece que se tornou um legado das gerações mais antigas, como dos nossos avôs e avós.
E como tudo nesta sociedade, tem sempre uma desculpa para justificar tais atitudes indigestas, as pessoas saem atropelando umas as outras em atitudes e em palavras, dizendo estar apressadas para resolverem suas vidas!
Poxa, se tempos modernos for sinônimo da falta de educação, sinceramente, preferiria viver no mundo das cavernas neste quesito.
Não me ofendo com a ignorância alheia, na verdade eu as temo, pois a pior condição humana neste planeta, pelo menos do meu ponto de vista, é o de ser ignorante.
Um ignorante sofre sozinho e muito pior, propaga seus sofrimentos para as pessoas do seu convívio, não percebendo que a sua própria condição da ignorância além de causar transtornos para si mesmo, prejudica o bom andamento do equilíbrio de todo o resto.
Acredito que existam dois tipos de ignorâncias, o do não saber, e o da falta de educação propriamente dita.
Somos todos ignorantes de algum modo ou em algum assunto especifico, portanto não é vergonha não saber ou dominar determinados assuntos, pois é impossível saber de tudo nesta vida.
Mas vergonha é a ignorância da falta de respeito, porque tal comportamento vai muito além do não saber, ele atropela todos os conceitos, de sermos humanos racionais com princípios básicos de ética e moral.
Quer saber?
Às vezes e observando a natureza e os animais que nela vivem, eu chego à conclusão de que tais seres, que muito injustamente classificamos ou ‘rotulamos’ como irracionais, são na verdade uma forma errônea da própria arrogância humana e da falta de respeito de querer ser melhor que os outros seres.
Pois todos os animais conseguem viver em harmonia com os da sua própria espécie e com outras, conforme podemos observar na fauna africana, “matando” apenas pela própria necessidade da sobrevivência.
Enquanto nós, patéticos e arrogantes humanos, não conseguimos viver em harmonia com os da nossa própria espécie, quem dera vivermos em harmonia com os das outras?
Conjecturo que tal falta de respeito pelo semelhante ou com os de outras espécies, vem da própria falta de respeito consigo mesmo.
Tendo como origem, a falta de conhecimento de quem somos ou para onde iremos, tornando o homem arrogante o bastante para destratar em palavras e atitudes aqueles que merecem respeito tanto quanto ele próprio.
Para finalizar este texto concluo que; rotular julgar e por fim desprezar é uma enorme falta de respeito para com o próximo, pois não se limita apenas ao ato do julgamento pelas aparências, mas também de não dar o direito ao semelhante de mostrar quem ele realmente é.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário