Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Quer saber por que você sofre tanto nesta vida?

O sofrimento neste mundo.
As pessoas sofrem porque interpretam as realidades de forma equivocada e fazem desta um paradigma e estilos de vida.
É de conhecimento geral que todos vivemos e morremos pelas nossas próprias crenças, se você acreditar em coisas boas, terá uma vida boa, e do contrário é verdadeiro, ninguém pode ser feliz acreditando em coisas ruins o tempo todo!
Pessoas tem o hábito de idolatrar a si mesmas e as outras  pessoas, portanto é muito comum, elas idolatrarem deuses e ignorarem seus ensinamentos.
Em muitos dos meus estudos budistas, compreendo a cada dia que tais seres que consideramos “deuses”, não vieram ao mundo para serem idolatrados, como algumas pessoas costumam fazer  em pleno século XXI.
A idolatria muito comum no passado, pois pessoas daquela época, não possuíam muitos conhecimentos sobre os funcionamentos intrínsecos da vida, mas como explicar mesmices numa época de incríveis avanços tecnológicos e científicos, onde vivemos a era da informação?
Insanidade mental ou falta de racionalidade?
Atualmente num mundo considerado “contemporâneo”, adoro essa palavra, ser ignorante com as realidades da vida mundana, é um luxo a qual não podemos nos permitir, pois é como ignorar tudo que o homem conquistou desde os primórdios e andar na contra mão do que chamamos de progresso.
Por que será que pessoas insistem em serem primitivos, quando elas poderiam usufruir tudo o que a nossa espécie tem conquistado e muitas vezes pagando por um preço muito alto?
Toda essa insistência e teimosia pela própria ignorância de não querer saber, causa todos os tipos de sofrimentos e infortúnios na vida de uma única pessoa, direcionando todo o resto (mundo)  para o caos.
O que estou falando não é nenhuma teoria boba, a própria condição do nosso planeta, é uma prova cabal das palavras usadas neste blog, um caminho contraria aos avanços que deveríamos trilhar neste mundo como seres pensantes.
Tão absurda quanto as nossas necessidades de fazermos contatos com seres extraterrestres, quando na verdade não conseguimos nem viver em paz com os das nossas próprias espécies.
Não sou o dono da verdade e nem tenho a pretensão de ser, tudo que falo por aqui neste cyber espaço que chamo de blog, e toda a minha percepção de vida, são conhecimentos adquiridos através das muitas leituras dos ensinos do sutra de lótus, ou seja, da filosofia budista, das muitas literaturas cientificas e do próprio cotidiano, no convívio com as outras pessoas.
Ter uma mente aberta, assim como um relacionamento aberto, livre das amarras dos preconceitos nos faz muito bem, posicionar nossas mentes no “modo” aprendiz, e banir de vez a postura ou o “modo” juiz, que infelizmente é muito comum entre as pessoas de um mundo cada vez pior.
Se assim fizermos apreenderemos muito mais, pela simples razão de que nesta escola chamado vida, existe muitos professores com seus exemplos práticos, a nos ensinar, tudo o que devemos ou não fazer.
Por esta razão se você se diz um crente fervoroso, abandone este péssimo hábito de idolatrar o que está fora da sua própria compreensão, pois qualquer tolo pode acreditar numa mentira conveniente pra si mesma.
E comece a prestar a atenção nos conhecimentos deixados por Buda, Jesus, Maomé e entre muitos outros seres de luz que vieram ao planeta com o intuito de nos livrar da escuridão, das nossas próprias ignorâncias.
Começando a por em pratica tudo o que eles deixaram como um grande legado pra toda humanidade!
Lembre-se que tais seres de luz, não viveram da ostentação, mas da própria virtude de serem humildes, desejando a felicidade alheia.
Não esqueça que a idolatria é uma realidade mundana de valores duvidosos, não se permita a estupidez de cultivar sentimentos desprezíveis com aqueles que vieram ao planeta para nos livrar de todo o mal, das nossas próprias ignorâncias inerentes.
Ensinando o que todos parecem teimar não conseguir compreender; “amar uns aos outros”!
Paulo RK



Um comentário:

  1. Paulo, estou achando interessantíssimo uma coisa que anda acontecendo na minha vida, que talvez seja um sinal. Muitas pessoas que eu ando conhecendo são budistas. Estou ouvindo muito à respeito. Fui até em uma palestra a uns 15 dias atrás em um espaço budista Kadanpa (não me lembro como se escreve). Gostei muito. Senti uma paz tremenda lá dentro, mas me incomodei com uma coisa: ter que pagar para ouvir a palestra. É comum isso? Sei que por exemplo para crescermos profissionalmente, temos que fazer cursos e pagar por eles. Talvez no crescimento espiritual seja a mesma coisa. Mas confesso que me pegou esse fato. Sei lá, talvez eu ainda seja pequena para entender isso, mas tenho no meu intimo que qualquer religião, não deveria entrar o quesito dinheiro. Você pode me esclarecer melhor? Fiquei com vergonha de perguntar isso para a monja um nome comprido (rs) sobre isso. Bj

    ResponderExcluir