Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

domingo, 11 de dezembro de 2011

Quero ser o Ratatouille da cozinha oriental


Desde que conclui o estudo da culinária japonesa em 2009, tenho tentando uma oportunidade no ramo da gastronomia.
Confesso que não está sendo fácil encontrar, uma “brechinha” no meio de tantos profissionais, que atuam no mercado.
Estou falando de grandes chefes, que incluem em seus currículos, cursos internacionais, e muitos deles tendo trabalhado nos melhores restaurantes, das grandes capitais gastronômicas no mundo.
Alguns deles até comandaram renomados restaurantes, de Tóquio a Nova York, e para quem não sabe a gastronomia de São Paulo, é tão variada e respeitada, quanto aos melhores restaurantes internacionais.
Obviamente que não conseguiria trabalhar como seus assistentes, pois confesso não ter a experiência necessária, para acompanhar a sua arte e principalmente a sua devoção.
Sim, mencionei a palavra ‘arte’, pois descobri na culinária japonesa, que a ação de consumir alimentos, consiste em dois atos, o primeiro ato, é o visual e o segundo, o paladar.
Sendo que o prato completo, deve agradar não somente ao paladar, mas principalmente pela sua composição visual, o processo de montagem do prato rivaliza com o que há de melhor na cultura contemporânea.
O processo do dejejum, é um verdadeiro ritual, onde saciamos as nossas necessidades, não só pelo paladar, mas através dos nossos olhos.
Talvez a logica deste processo, seja o pensamento de que se o prato não estiver visualmente atraente, muito provavelmente, ele não te satisfará.
Confesso que não tinha nenhuma queda, ou vocação para a culinária convencional, aprendi meio que forçado, pois tive que cozinhar para a minha mãe.
Descobri como é divertido, e relaxante fazer combinações entre os alimentos, e as incríveis variedades de temperos, a nossa disposição.
Mas o que me despertou, foi a grande oportunidade de fazer um bico( trabalho temporário), cortando legumes, verduras e carnes, para um pessoal que comercializava Yakisobas (prato típico oriental, a base de legumes e macarrão).
Aprendi que cada corte dos alimentos, tem um significado especifico, e realça e valoriza o seu sabor característico.
Fiquei totalmente fascinado pelo processo todo, desde o principio na escolha dos ingredientes, até o fim quando o cliente, muito satisfeito, agradece pessoalmente o chefe.
Depois de muitas pesquisas e estudos, sobre os pratos frios, como sushis, sashimis e entre outros pratos orientais quentes, minha convicção, e o desejo de dominar esta culinária aumentou.
Em toda a minha vida trabalhei em muitos lugares, de escritórios, a recepções e por ultimo, e atual, na prestação de serviços, confesso que em nenhuma delas senti tanto prazer, quanto na culinária.
Opino que ser um chefe talentoso, é ser um artista com o poder de mexer com os sentidos humanos em duas dimensões, a do paladar, e o da visão.
Um poder que considero sobre humano, pois se considerarmos os olhos a janela das nossas almas, ele é capaz de transcender a matéria, com a sua arte gastronômica.
Um poder realmente absoluto, que vai muito além das nossas expectativas, transcendendo o nosso aspecto biológico, em todos os sentidos.
Pessoalmente cobiço este poder, pois sabemos que o homem precisa trabalhar por uma necessidade financeira, mas, ‘feliz é o homem que encontra prazer, associando a sua necessidade básica, com a sua incrível capacidade de recriar a antiga forma de consumirmos alimentos.’
Paulo RK

5 comentários:

  1. Paulo, que bacana saber que a culinária oriental te faz tão feliz...é fantástico quando podemos unir profissão, alegria e entusiasmo.
    Adoro a culinária japonesa!...já assistiu o filme "O sabor de uma paixão?"...conta a trajetória de uma moça aprendendo culinária japonesa e a forma como os sabores/ingredientes agem no nosso emocional.
    Abraços e boa semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive esta vocação mas adoro desfrutar de uma boa cozinha ... qdo for a Sampa quero provar da magia preparada pelo Xará ...

    ResponderExcluir
  3. Olá meu bom menino! Gostei de saber que vc tem habilidades no ramo da gastronomia. Acho fantástico. Gostaria muito de me aperfeiçoar nesse ramo tb. Porque fazer comida é algo muito prazeroso, é uma arte.
    Quando tem aqueles programas d chefe de cozinha, gosto muito de assistir. Fico encantada vendo aquelas pessoas que realmente preparam o alimento com amor, delicadeza, arte.
    Eu gosto d cozinhar. Antes d entrar na faculdade como eu ficava mais em casa, então eu sempre preparava o almoço para os meus pais e meus irmãos. E eu ficava tão feliz quando gostavam da comida até lamber os pratos (rsrsrsrs).

    Amigo! Pode crer você ainda vai trabalhar naquilo que realmente gostar e vai ser muito prazeroso porque vc sentirá financeiramnete sastisfeito.
    Sorte! Sucesso! Muita luz em seu caminho! Toda proteção..Fé..Saúde! Tudo d Bom pra vc meu querido amigo!

    Um grande abraço
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu amo e admiro demais a comida japonesa!
    E vou torcer para que um dia você seja um grande chef de cuisine japonês, pois há alguns semanas, li no Jornal O Globo sobre um lindo japa que faz o maior sucesso na Europa, especialmente em Roma, onde seus frequentadores são de Berlusconi a Ronaldinhos. Uma página inteira sobre ele e do seu grande talento, mas, infelizmente, não consigo lembrar-me agora do seu nome. Achei demais!
    Continue firme e forte em seu sonho viu!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  5. Vim desejar um Feliz e Santo Natal.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir