Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 10 de dezembro de 2011

As pessoas só precisam ser ouvidas!


Do convívio constante, com outras formas pensantes, aprendemos a definir as nossas próprias opiniões sobre nós, e sobre o mundo.
E o que me preocupava ontem, já não me faz perder o sono hoje.
Acredito que o tempo nos faz amadurecer e a compreender melhor o que é prioridade em nossas vidas.
Se antes eu era egoísta, preocupado apenas com as minhas necessidades do reconhecimento alheio, hoje consigo prestar mais atenção nas necessidades das outras pessoas.
Pois compreendi a tempo que a minha qualidade de vida não depende só de mim, mas de como eu trato as pessoas dentro da sociedade.
E como todo mortal comum, temos as nossas próprias fraquezas e carências, mas quando deixamos, elas de lado e nos concentramos em dar ao mundo, o melhor de nós, o retorno é quase sempre recompensador.
Todo sucesso na vida, depende da nossa coragem, se você for corajoso, suficiente para ignorar as suas próprias necessidades básicas, e dar ao mundo, o que você não tem.
Você acaba adquirindo, certas qualidades que nunca havia imaginado desenvolver em toda a sua existência.
Num mundo cada vez mais competitivo, de mudanças bruscas de valores, observei que as pessoas só precisam ser ouvidas.
Ainda que não possamos ajuda-las , seja qual for seus problemas, o ato de estarmos dando a atenção, faz toda a diferença na vida de uma pessoa que se sente desprezada.
Como mencionei anteriormente, nos tempos modernos, as pessoas vivem freneticamente, não tendo paciência de ouvir determinadas pessoas abitoladas, que repetem sempre as mesmas conversas, como se fosse um disco quebrado.
Mas o que as pessoas não sabem é o que faz, elas serem repetitivas, essas pessoas só querem que o mundo preste atenção no que elas estão falando.
E enquanto ninguém as ouvi-las, ou prestarem atenção em suas mensagens, elas simplesmente repetirão varias vezes o mesmo assunto, não se importando com que as pessoas se afastem se delas.
E o que é pior, essas pessoas desprezadas praticarão o desprezo como uma forma “normal” de relacionamento, considerando que todos as desprezam.
Então para algumas pessoas, a vida parece uma grande contradição, e muitos preferem ignorar certas realidades, ao invés de superarem, as suas própria fraquezas.
E a ironia de tudo isto, é que as pessoas , criticam, julgam e analisam a sociedade como se não fizessem parte dela, como se não fossem responsáveis por tudo que acontecem no mundo.
Falar é fácil, difícil mesmo é nos conscientizar de que temos culpa, em não admitir que desprezamos as dificuldades alheias, por reconhece-las em nós mesmos, e em não saber lidar com elas.
Mas ainda há tempo, enquanto existir um sopro de vida e a sensação de que temos que cumprir alguma missão, vamos tentar reverter, tudo aquilo que nos desagrada.
Paulo RK

Um comentário:

  1. Cheguei até aqui através do blog da amiga Hana, gostei do texto, as pessoas tb precisam ouvir...

    Fica aqui o convite Paulo para conhecer o meu espaço, meu nome é Ana, muito prazer, será um prazer ter ver "Pelos Caminhos da Vida".

    Bom domingo!

    beijooo.

    ResponderExcluir