Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Por que a tristeza, se é natal?


A melhor experiência da vida, é trabalharmos por conta, amadurecemos muito mais, do que quando somos um simples assalariado.
Sem mencionar, que temos o tempo a nossa inteira disposição, obviamente que não é um mar de rosas, mas do meu ponto de vista, há muitos pontos positivos a serem considerados.
Considero o relacionamento humano, uma coisa muito importante, e deve ser levado a sério, pois quando não temos este contato com as outras pessoas, nos tornarmos estranhos em nosso próprio meio.
Resumindo, quanto mais contato com pessoas diferentes, melhor será a nossa capacidade de externar os nossos sentimentos.
O próprio convívio em nosso cotidiano, se torna em um continuo treinamento, para a nossa melhora.
Converso com muitas pessoas, de varias camadas sociais, formações, e níveis intelectuais diferenciadas.
E muitas delas me agregam experiências, que em um ambiente isolado não conseguiria obter.
Hoje quando olho para trás, vejo o quanto eu amadureci, de repente o que me incomodava nas outras pessoas em determinadas situações, são apenas lembranças da minha imaturidade.
Inclusive, aprendi com os meus clientes que esta, é uma prova incontestável do nosso amadurecimento, ‘quando percebemos que superamos determinados receios e aflições da vida.’
Acho que não existe uma receita ou uma formula mágica para ser uma pessoa melhor, acho que é no convívio com as outras formas pensante, e observando seus modus operandi, que moldamos a nossa personalidade.
Percebam que não estou falando em copias, nada de reproduzir atitudes ou pensamentos alheios, mas retirar delas todos os valores que nos agregam.
E encaixa-las em nosso perfil psicológico, suprindo determinadas carências e deficiências pessoais.
Mas tem uma situação que está se repetindo, e confesso que ela está me incomodando, pois sinaliza que não estou totalmente amadurecido.
A maioria dos meus clientes, estão se sentindo deprimidas , pelo simples fato de estarmos na época do natal.
Particularmente não compartilho os mesmos sentimentos, pois o natal para mim , é uma data escolhida pelo comercio, para alavancar as vendas.
E tenho a convicção deste fato, quando vejo a loucura coletiva, de comprar exageradamente, sem perceberem os aumentos abusivos dos comerciantes, é realmente desesperador.
Tudo bem que os comerciantes abusam, da pobre economia popular, mas deixar que o clima natalino, entristeça o seu coração, já é demais.
E como muitos sabem, não sou cristão, mas pelo histórico, o natal simboliza o nascimento do menino Jesus, portanto acho que as pessoas deveriam encarar esta data com mais otimismo.
Pois encaro qualquer forma de nascimento, como uma grande promessa de tudo aquilo que não se cumpriu em épocas passadas.
Deste modo tente associar esta data, como um ponto de partida para a sua vida, fazendo uma reflexão das coisas que conseguiu realizar desde o natal passado.
E não se importe, se não conseguiu realizar, pois se o dia 25 de dezembro representa o nascimento de um menino, ele pode muito bem representar o nascimento de um novo homem.
De novas decisões, de uma nova história de vida, lembre-se tudo está em suas mãos, não espere milagres, não se deixe levar pela falsa ilusão de que só porque o ano está mudando a sua vida vai mudar.
Enfim, encha a barriga como um condenado, beba como um gambá, mas não se permita ficar deprimido, pois as melhores histórias de superação na humanidade, foram conquistados com uma dose cavalar de otimismo!
Paulo RK

3 comentários:

  1. Olá, Paulo...trabalho faz 26 anos por minha conta e adorei ler teu texto...concordo: amadurecemos ‘quando percebemos que superamos determinados receios e aflições da vida.’
    Abraços.
    Sílvia
    P.S: queria te contar, sou top blog 2011 na categoria casa e decoração...estou muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. Esse é meu amigo! Menino lindo de grande coração!
    Obrigada por compartilhar seus pensamentos, reflexões com vossos queridos blogueiros.

    Você é uma LUZ que busca sempre iluminar os corações abatidos, tristes, dar força de ânimo, otimismo. Isso é um dom maravilhoso que você tem. Além de ser um super chef d cozinha (rs)Tenho certeza! É um Psicólogo que não está só pra ouvir, e sim para dividir emoções...E tem uma sabedoria d busca a essência d cada um. Você consegue ver o melhor ds pessoas.

    (bobagens né! Como vc diz)rsrsrs

    Vamos rir pra vida né amigo! Dar gargalhadas (kkkk) pq não tem coisa melhor q isso.
    Eu quero é alegria!!!

    Que sus clientes (tods sus amigos..família...vc em especial) possam rir muito d alegrias na noite d natal***
    Vamos comemorar a vida!!!! E entrar o 2012 em festa (todo mundo d bem com a vida..compartilhando bons sentimentos...sendo solidários...amando uns aos outros...PAZ e AMOR)

    Um GRANDE...bem GRANDE ABRAÇO pra vc*meu lindo amigo
    Adoro su pessoa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa...vc me abandonou de vez mesmo heim!!
    Com estão as coisas, tá tudo bem Paulo?
    Hoje eu vim te desejar um Natal iluminado de paz e alegrias!
    E um 2012 cheinho de coisas incrivelmente belas, doces e felizes!
    E não deixe de vir me visitar, ok?
    Seus comentários me fazem falta!
    Bjs
    Borboleta

    ResponderExcluir