Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 21 de abril de 2009

O universo nos mostra que temos que ser feliz neste mundo!


Sabe de uma coisa as vezes fico observando as pessoas que vivem ao meu redor.
Elas parecem tão céticas em relação ao mundo, tudo bem que estamos passando por uma grande crise financeira.
Mas será que isso é motivo para acreditar em perspectivas pessimistas e de repente deixar de apreciar as pequenas coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia?
Gente, trabalhei num hospital por 5 anos e lá vi coisas que me fazem pensar, e ainda hoje, penso muito antes de reclamar.
Pessoas que lutam pela vida, se agarrando ao máximo possível na palavra esperança.
Então vamos refletir, se os pacientes acometidos de alguma doença, estão agora neste exato momento lutando para sobreviver, numa grande batalha entre a vida e a morte.
Em meio a medicamentos fortes, muitas vezes entubados , porque nós , pessoas saudáveis, somos tão egoistas e achamos que tudo está ruim, só porque não conseguimos o que queremos?
Se temos saúde e mente sã, temos que fazer uma pequena comparação, e acreditar com a mesma intensidade,com que os "pacientes" estão lutando, travando uma verdadeira batalha para continuar a viver a despeito de qualquer dificuldade, seja ela financeira ou amorosa.
Vocês já ouviram falar da flor de lótus?
Esta flor é considerado o simbolo do budismo, e do ser humano, pois ela representa a simultaniedade das coisas. Quando nascemos carregamos dentro de nós a vida e a morte.
Esta flor, quando floresce ela dá a flor o fruto e a semente no mesmo instante em que floresce.
Incrivel não?
E não é só isso, ela cresce num ambiente totalmente imundo, em pântanos escuros e poluidos, e a sua flor é de uma beleza unica, imaculada, a despeito do ambiente.
Costumamos fazer uma analogia dentro do budismo, que devemos, ser como a flor de lótus, e a despeito das dificuldades que estamos passando, devemos crescer, fortes e imaculados.
Pois como as flores de lótus, temos esta condição de simultaniedade dentro de nós, assim como a capacidade de crescer dentro de um ambiente totalmente hóstil.
Portanto vamos acreditar mais nas nossas capacidades, inerentes e não deixar,que os momentos difíceis,nos tirem toda a nossa vitalidade e crença pela própria vida.
Lembrar,de que a vida está sempre nos dando um sinal , de que o importante neste momento, de crise financeira ou qualquer outro momento crucial, que temos o poder da superação.
E isto já é o suficiênte para nós erguermos a cabeça, e a continuarmos a nossa jornada em busca da nossa eterna felicidade.
Até a próxima, e muito obrigado por terem lido, espero ter passado algum sentimento positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário