Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Crise financeira mundial, ser otimista ou pessimista, eis a questão !?!?

Quando escrevi meu primeiro blog, por recomendação de um amigo, e falei do título do mesmo, ele torceu o nariz.
O endereço do meu blog, é WWW. atingir a iluminação, e tem como título, “para tudo na vida há uma solução!”
Aqui no ocidente, o termo atingir a iluminação, tem uma conotação religiosa, bem como a palavra fé.
Mas não, atingir a iluminação, nada mais é, do que você atingir um grau de compreensão daquilo, que te faz sofrer, logo ao compreender os fatos que lhe trazem angústia, você passa a tomar outras atitudes em relação aos teus problemas, encerrando-se o ciclo de sofrimento.
Podemos entender, o estado iluminado, como uma figura de linguagem, onde podemos ainda, ilustrar uma situação, onde um individuo caminha no escuro, e tropeça a vários objetos a sua frente, mas quando ele acende uma lanterna , deixa de tropeçar e chega mais rápido aos seus objetivos.
Já a palavra fé, não deve ser ligada somente a religiosidade, pois nem todas as pessoas são religiosas, você pode ter fé no teu trabalho, ter fé numa pessoa amada,ter fé no teu time de paixão e ter fé em você mesmo, ou não.
Enfim é acreditar, depositar total confiança, numa pessoa, num ato ou mesmo numa condição de vida.
Aproveitando, este momento de crise global, vamos refletir sobre as nossas atitudes, quando deparamos com grandes dificuldades na vida.
A primeira atitude, se você não é uma pessoa flexível as mudanças, é entrar em pânico, e se torna pessimista, sobre todas as outras coisas. Do contrário, você se manterá calmo e encontrará uma forma de contornar esta crise.
Atingir a iluminação, neste caso, significa, perceber a tua verdadeira condição dentro desta crise, e reeducar a tua forma de administrar o seu salário. Ou seja, num sentido prático, é você saber como trabalhar com o teu dinheiro.
Na verdade não existe muita lógica em gastar mais do que se ganha.
Ser iluminado, é na verdade ter conhecimento daquilo que somos capazes de realizar neste mundo, e ter fé, significa, depositar crédito nesta capacidade de superação.
Com estas duas condições, é fácil se tornar uma pessoa otimista, em meio a tantas crises.
Aproveitando o comentário, de sermos otimistas, baseados nas nossas capacidades reais de superação, podemos citar uma outra condição, que é gerada a partir das perspectivas positivas das pessoas, que é a qualidade de vida.
Muitos acham que para ter qualidade de vida é preciso ter muito dinheiro, mas na verdade, não é bem assim.
Qualidade de vida implica além de outras coisas , ter a paz interior e ser centrado para tomar atitudes mais inteligentes em relação a qualquer tipo de problemas.
Se você tem fé em você mesmo, e sabe onde quer chegar na vida, pode se dizer que você é uma pessoa iluminada.
São vários os caminhos que nos levam a iluminação nesta vida, além das religiões, temos os exemplos de superação, individuos com deficiências que são um verdadeiro exemplo de pessoas iluminadas, mostrando a todos nós, o quanto temos por realizar e por uma questão de limitação mental , ou por puro pessimismo, não nos atrevemos a realizar.
Então vamos nos decidir, qual a melhor forma de enfrentar esta crise financeira, sendo otimistas ou pessimistas?
Lembrando sempre, que o mundo já passou por crises semelhantes, ou até pior, mas foram graças as pessoas otimistas, que hoje desfrutamos de muitas coisas boas que a vida pode nos oferecer.
Se não fosse por estas pessoas, talvez não teríamos a internet, não teríamos o blog, o twitter, o Orkut e os messangers , não esquecendo que eles nasceram a partir de uma necessidade dentro de alguma crise.
Num ideograma chinês a palavra CRISE tem dois significados, o da CRISE e se você colocar o S na frente da palavra CRISE ela se tornará CRIE $, crie dinheiro e ou crie oportunidades.
Portanto, para um chinês, toda a crise, tem a conotação de criar dinheiro, ou seja oportunidades. Não é a toa que a china, é um dos poucos países a crescer,num momento de crise, os pensamentos gerados a partir de uma cultura, fazem toda a diferença.
Por isto, vamos optar por ter fé em nós mesmos, e atingir a iluminação neste mundo, realizando o que antes, muitos achavam impossível.
Ao meu amigo, que torceu o nariz, por pensar que o meu blog tem conotação religiosa, espero ter esclarecido que a nossa própria vida, é um grande veículo que nos conduz a um caminho, de esperança ou pessimismo, dependendo apenas de nossas próprias escolhas.
Assim acredito que seja a função de todas as religiões do mundo.
Agradeço, por terem lido até o ultimo parágrafo, e agradeceria comentários, correções e criticas de amigos, para o meu aperfeiçoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário