Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O pobre sonhador que luta, vence, já o iludido.......

Eu já falei de um amigo que comprou uma barraquinha de pastel e começou a espalhar para todo mundo que era um empresário do ramo da alimentação. Não querendo cortar o barato dele, de se achar um “empresário” , pois o mundo funciona assim mesmo, para ser o que quer que seja, tem que acreditar primeiro, e convencer não só as pessoas ao seu redor, como a si próprio. Acreditando e se convencendo de uma condição, você acaba se tornando naquilo que almejar. Obviamente que o mundo é ambíguo, e acontece em duplicidades, com o mundo objetivo e o subjetivo, portanto a sua crença subjetiva, tem que estar acompanhada da sua luta, como um esforço objetivo daquilo que se almeja. Viver só de ilusão não basta, não é o suficiente para ser feliz e realizado neste planeta. É onde quero chegar, este meu amigo apesar de ter inicialmente dito ao mundo que é um grande empresário da área de alimentação, acabou sendo o melhor empreendedor no ramo de pasteis, pois saibam que ele tem hoje, dez barracas e umas trinta pessoas trabalhando para ele. Tal “ilusão” foi muito positivo, não só para ele, como também para as trinta pessoas que se beneficiam com um trabalho digno. Tem gente que fala que viver de sonhos não compensa, neste caso, eu discordo, e a exemplo deste meu camarada, ele provou que o sonho, quando acompanhadas de lutas persistentes, vale muito a pena. Mas queridos leitores, não confundam ilusão com sonhos, tem gente que afirma uma condição para todos, ao mesmo tempo, que elas se enganam querendo acreditar em suas próprias mentiras. A soma de toda essa ilusão é igual a zero, pois quando você quer mostrar aos outros o que você não é de fato, você acaba se tornando uma pessoa iludida. E da qualidade de pessoas iludidas, vem todos os sentimentos negativos que um ser humano pode manifestar, como a insatisfação pessoal seguido de depressão, angustias e frustrações de todos os tipos. Quando eu reparo as pessoas a minha volta, querendo ser o que elas não são, eu dou uma de louco, mas não bato de frente com elas, e começo a dizer na sua presença e de todos, de forma exagerada, que sou pobre. E me orgulho muito desta condição, pois pobreza para mim não é sinônimo de coisas ruins, mas a riqueza disfarçada é! Estou falando das pessoas que fazem pose diante das câmeras, comem ovo de galinha no almoço, e arrotam caviar só para manterem as aparências. Porque aqui no Brasil é muito comum uma pessoa com nível superior, se acharem doutores, então nem preciso falar daqueles que tem o titulo de doutorado, eles se consideram deuses. É nisso que dá ter que viver num país medíocre, se tais ilusões agregassem algum valor como o sonho do meu amigo, tudo bem. Eu até daria um desconto e não estaria perdendo o meu tempo em escrever esta crônica como um protesto/desabafo, mas acho que tais pessoas iludidas me cansam de vez enquanto, ouvi-las é como uma tortura chinesa, ondem despejam toda forma de dejetos em meus ouvidos. É tanta ostentação por nada, e o que é pior, me faz sentir vergonha por elas pertencerem a mesma classe pobre que eu, porque gente rica de verdade, são discretas e não ficam feito um pavão se exibindo para todo mundo ver. Porque tanto comportamento ridículo de extravagancias de quem não tem, o pobre fica mal falado perante a sociedade que tem e faz acontecer. Paulo RK

2 comentários: