Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sábado, 14 de janeiro de 2012

Não consigo ser feliz (Como assim?)


No começo deste mês e ano, um noticiário de uma tentativa de suicídio fracassado me chamou a atenção, um homem esquizofrênico, disse ao seu “salvador”, que não conseguia ser feliz, e que as “vozes”, o orientaram para pular de uma altura de 15 andares.
Totalmente transtornado o homem comoveu a equipe de resgate, e um deles afirmou que, mesmo “acostumados” com determinadas situações dramáticas da vida, estes casos sempre os comoviam.
Felizmente o homem em questão, foi encaminhado a um hospital psiquiátrico e está tendo acompanhamento profissional, e recebendo as devidas medicações.
Mas a questão é; ‘como assim, não consigo ser feliz!?!?!?!?!!?!?!’
Não analisarei o comportamento desta pessoa com esquizofrenia, pois como herdeiro deste mal, sei muito bem como é atormentador ouvir vozes, ou sentir ameaças imaginárias por todos os lados.
Mas novamente a questão é; ‘por que as pessoas ditas “normais” , afirmam que não conseguem ser felizes?’
A felicidade é um sentimento subjetivo e relativo, ela tem uma forma diferente para cada individuo, e por este motivo não existe um manual ou um procedimento padrão para alcança-los.
E é relativo porque o que é importante para mim, pode não ser para você e vice-versa.
Cada pessoa neste planeta tem uma imagem, ou ideia ou um conceito de felicidade, e obviamente que todos buscamos alcançar tal estado e condição de vida.
Penso, que quando uma pessoa não consegue atingir tal objetivo ela afirme: “ não consigo ser feliz!”
Acho que as pessoas modernas estão muito imediatistas, elas querem tudo para ontem, e não aceitando o fato de que tudo na vida tem o seu próprio tempo para acontecer, elas se julgam infelizes.
Vamos lembrar um detalhe crucial em nossas vidas, você pode não achar relevante, mas é, todos nós esperamos nove meses dentro da barriga das nossas mães.
Vivemos num ambiente, num ‘recipiente’, protegido de todas as formas de agressões, e caso você tivesse que sair antes do prazo , interrompendo o processo de amadurecimento, quase sempre não sobreviveríamos.
Pois na vida tudo é assim, tudo tem seu tempo, a sua razão para acontecer e ser, até mesmo para sermos felizes.
Nunca existiu uma geração espontânea, algo não surge do nada, toda forma existente foi concebida mentalmente, amadurecida e por fim realizada.
Então por que a pressa? Não seja imediatista!
Vamos reformular a questão; ‘ o que você tem feito para ser e merecer a felicidade?’
Existem vários caminhos para atingirmos as nossas felicidades, são varias estratégias que podemos utilizar para benefícios próprios.
Portanto, se não deu certo de um jeito, tente de outro, mas não desista ou se julgue infeliz, só porque não conseguiu de imediato.
Lembre-se que o primeiro passo, para a felicidade é a sua própria concepção mental da felicidade, da sua decisão de querer ser feliz.
O segundo é lutar, mas vamos ser inteligentes, vamos fazer a coisa certa, para não gastar energias em vão, o bom senso ainda continua a ser o nosso maior aliado, e o melhor GPS para nos situar nesta vida.
O terceiro e o último, é a persistência, vamos persistir em nossos objetivos até consegui-las, mas prestem atenção, persistir em nossos objetivos, não nas metodologias e tentativas frustradas, a cada erro devemos mudar as nossas estratégias.
Não fiz novos planos nesta virada do ano, pois cai na real e não me permito levar mais pelos entusiasmos, ou pelo calor do momento.
Mas criei coragem, para concretizar um sonho que há muito tempo venho alimentando, inibido apenas pelos meus próprios preconceitos e medos.
“Espero ter colaborado com todas as pessoas que buscam na vida algum esclarecimento para as suas questões existenciais de conflitos. Não sou o dono da razão, pois ninguém neste planeta é, mas determinados pensamentos, raciocínios e reflexões, nos faz sentir melhor em relação a nossa própria humanidade, pelo menos é o que penso e acredito!”
Paulo RK

7 comentários:

  1. Mas, o que é a felicidade ?
    Interessantissima a sua postagem.Um convite delgado a uma reflexão,sobre, o nosso comportamento, no cotidiano.
    Parabens e felicidades

    ResponderExcluir
  2. felicidade é smplesmente viver a vida tal e qual ela é com toda a sua simplicidade ... quem se engessa em modelos estabelecidos de felicidade está fadado a ser um eterno infeliz.

    Parabéns pela reflexão

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Paulo, gostei muito do texto...também não fiz uma lista de planos e/ou desejos para 2012 porque estou preferindo viver o dia a dia com tranquilidade, sem ansiedade ou expectativas demasiadas...ou seja, ser feliz no presente sem projetar tudo para o futuro.
    abraços e bom final de semana.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  4. Acredito que desejar ser feliz é muita prepotência do ser humano. Eu apesar de sofrer, tenho consciência de que a felicidade é uma coisa de momento, que vai e vem conforme nossas ações e pela forma como encaramos as cousas.

    ResponderExcluir
  5. Absolutamente perfeito da primeira sílaba até a última!
    Bjão amigo sensível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Há muitas pessoas que fazem da felicidade um "bicho de sete cabeças" isto é, algo tão grandioso e dificil que nunca poderemos atingir!
      A felicidade permanente e faiscante como um anúcio de neon...não existe! Existem pequenas gotas de felicidade como as gotas da chuva que, se formos inteligentes,saberemos apanhá-las num balde para que refresquem por mais tempo a nossa vida.

      Beijo
      Graça

      Excluir
  6. Parabéns pela postagem !!

    ResponderExcluir