Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

terça-feira, 19 de maio de 2009

Conceito de inteligência C3I, Comando, Controle e Comunicação


Vamos lá, como falar de um conceito de inteligência, pouco divulgado pela mídia?
Este é o meu desafio, escrever um blog, e levar até as pessoas, informações, sobre assuntos, que a mídia mundial, considera irrelevantes, e ao mesmo tempo, mostrar, no que, este tipo de informação, pode nos ajudar em nossa vida pessoal.
De que forma um conceito, antes usado por países antagônicos, poderia beneficiar no meu cotidiano?
A proposta do meu blog, é fazer, pelo menos num sentido figurado, as pessoas atingirem a iluminação, e não sei se estão lembrados, que atingir a iluminação, na minha explicação, é a pessoa estar imbuída de sabedoria, para não mais cometer erros, que provocam um ciclo de sofrimentos.
Vou iniciar este blog, desmembrando a própria sigla C3I.
O primeiro “C”, é de comando, como podemos interpretar esta palavra em nossas vidas?
Segundo o dicionário; comando, de dominar e mandar. Vamos analisar o seguinte, estou dominando, a minha vida ou estou sendo dominado por ela?
Estamos conseguindo de fato, superar as nossas dificuldades ou estamos sendo arrastados e vivendo a vida, conforme os caprichos daquilo que chamamos de destino?
Se você não domina, e nem manda na sua vida, é porque alguma coisa foge do teu domínio.
Então qual seria a melhor solução?
Seguindo este conceito, deveríamos nos tornar “senhores”, na arte dos estudos, e compreender o que acontece no mundo moderno, para depois buscarmos, soluções práticas, dentro das nossas próprias realidades.
Nos dias atuais, observamos, pessoas buscarem soluções contrárias, a própria realidade, agravando muitas vezes o que poderia ser resolvido, com uma solução mais simples.
O segundo “C”, é de Controle, e conforme o seu significado no dicionário; ter domínio de si mesmo.
Voltando ao primeiro “C”, de comando, ter o domínio de nossas próprias vida, o desespero de não estarmos sob o comando gera a instabilidade de nossos sentimentos.
E esta instabilidade, gera sentimentos, ruins, de todos os tipos, como depressão, angústia, síndrome do pânico entre outros.
E uma vez que você, leitor, conhecer melhor o seu ambiente e saber qual a necessidade do mesmo, você se tornará auto-confiante, o suficiente, para ter o domínio de si mesmo.
O controle nasce, quando se dissipa toda a ignorância de nosso ser, e do contrário, perdemos o rumo de nossas vidas, sem saber o que fazer e o que queremos dela.
O terceiro “C”, é de Comunicação, resgatando a explicação anterior dos 2 C’s, Comando e Controle, uma vez que estudamos o mundo atual o qual estamos inseridos, compreendemos a sua necessidade e o nosso papel dentro dela, adquirindo este conhecimento, obteremos a auto-confiança, para termos um auto-controle e domínio de nós mesmos.
E uma vez adquirido, estes dois fatores, aqui expostos, como comando e controle, a comunicação, se faz necessária, é preciso saber expor as pessoas, das nossas necessidades, percepções e pensamentos.
Considerando que no mundo moderno, da era da informação, o homem já não é a medida de todas as coisas, e sim o teu conhecimento, é de suma importância, mostrar ao mundo, o que realmente podemos oferecer de melhor.
Pasmem, o homem ignorante não terá mais valor, nesta era da informação.
Encerrando-se agora os três “C”s de Comando, Controle e Comunicação, entramos para o “I”, da inteligência.
Inteligência, para trabalhar com este conceito, e aplicá-las conforme as nossas necessidades em nossas vidas.
A base do conceito de funcionamento do C3I, é a incerteza do ambiente, nela não se tenta organizar o caos, mas buscar estabelecer, os limites de variação da incerteza, para a partir desse ponto lidar com todas as possibilidades.
Portanto este conceito de inteligência, funciona como um sistema orgânico, aprimorando-se quanto mais é utilizado.
A sistemática C3I vem sendo estabelecida atualmente, em cidades como Los Angeles, Paris, Tóquio, Londres e Amsterdã. E, recentemente, o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, foi contratado pela cidade de México para implantar um sistema C3I no departamento de segurança pública local.

Espero ter feito uma boa analogia, com este conceito C3I, de como ela pode ser utilizado, não só, no combate da criminalidade urbana, mas nas nossas batalhas com as nossas próprias fraquezas.
Vamos fazer o uso dos conceitos existentes, como ferramentas, para o nosso desenvolvimento e crescimento pessoal, e tentarmos mudar um pouco a realidade deste mundo.
A propósito, utilizei a imagem da formiga, pois acho que ela é um exemplo de inteligência!
Agradeço por terem lido até o ultimo parágrafo, e apreciaria criticas, correções, análises, impressões entre outros comentários, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário