Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

A felicidade humana está em nossas mãos, dependemos unica e exclusivamente de nós mesmos para sermos felizes ou não!


 

Uma pessoa mencionou que quando era mais jovem, era como eu; ‘sempre caminhava de cabeça erguida, olhando sempre para frente, no infinito do horizonte como se lá estivesse o maior de todos os meus tesouros pessoais, cujo valor financeiro, dinheiro algum do mundo poderia pagar’, parecendo até mesmo numa pessoa inabalável.

Agradeço pelo ‘jovem’, mas para quem não sabe já passei dos 30 anos, não sou mais tão jovem quanto muitos imaginam, apesar da minha aparência jovial, tenho certa bagagem espiritual que me permitem caminhar serenamente pelo mundo, ostentando e exalando tal convicção inabalável de quem acredita muito, na minha própria felicidade pessoal.

Não sendo uma falácia tal afirmação, porque o corpo é o reflexo de nossas mentes sendo os nossos olhos as janelas das nossas almas, não tenho certeza de quem mencionou tais condições, mas acho que é de uma verdade incontestável, pelo menos na minha humilde condição de quem está estudando a psicologia moderna e principalmente por testemunhar tais condições em algumas pessoas do meu próprio entorno e até em mim mesmo.

Recentemente passei por uma experiência dessas, quando comecei a sentir muito sonolência, fadiga e vontade nenhuma de fazer as coisas mais triviais de casa, imagine toda essa sensação somada a um calor escaldante e insuportável até mesmo na sombra, quando a sensação térmica era multiplicada por cem vezes!

Como mencionei parágrafos acima, sou muito eficiente e eficaz nas coisas que me proponho a fazer neste mundo, seja para ganhar dinheiro profissionalmente ou mesmo para o meu próprio laser, então às vezes me sobra um tempinho ocioso, que me permite ficar a toa, sem fazer absolutamente nada, totalmente inerte como uma lagartixa parada na parede ou no teto, esperando o seu banquete ser servido por ele mesmo.

Razão pela qual e da condição de inquietação mental, sofro desgastes emocionais absurdas, ninguém vê tal inquietação turbulenta porque ela acontece dentro da minha cabeça, mas infelizmente os efeitos de tais desgastes mentais, são visíveis e o meu corpo assume tal condição de derrota, denunciando a todos a minha própria condição atribulada de quem necessita de viver uma vida mais agitada resolvendo problemas continuamente.

E é por isso que não posso reclamar da nossa esquálida sociedade, dos órgãos públicos que não funcionam direito, das instituições financeiras, como os bancos que desconhecem o significado da palavra eficiência em seus aplicativos (app), que nunca atendem as nossas necessidades mais básicas, daí a gente baixa no celular mais um app, sobrecarregando e tornando os nossos aparelhos mais lentos, “tudo bem”, se tais aplicativos funcionassem perfeitamente, ‘mas não’, elas só servem para fazer peso no sistema tornando as mais lentas e nos deixando nervosos porque, além de prejudicar o bom funcionamento do aparelho, temos que perder tempo, indo até as agências falar com o próprio gerente.

E se o gerente é competente para resolver ou não as nossas questões com o banco em questão, isso já é outra história, melhor deixar para lá!

 Infernos aparte, por parte das outras pessoas em nossas vidas, ‘eu acredito’, e pelo menos baseados na minha própria experiência, que podemos viver em paz e em harmonia com todas essas contradições, mesmo que pessoas e circunstancias não nos favoreçam, é sempre possível enxergarmos algum ponto positivo em meio ao negativo que encaixe de forma profícua em nossa realidade de vida.

Porque eu não sei se vocês repararam, na vida tudo é uma questão de ‘ponto de vista’, sendo também como as lentes de uma câmera fotográfica que para pegar a melhor imagem conta com o melhor ângulo, que o fotógrafo conseguir ter do que vai fotografar.

Vocês já devem ter escutado; ‘mude o seu ângulo de visão, tente enxergar de outra perspectiva’, ‘exatamente isso’, infelizmente ao primeiro sinal de problemas e dificuldades as pessoas focam no problema, e ficam mentalmente desesperados, entrando em pânico, muitos ficam depressivos, acabando por sucumbir com suas próprias incapacidades de resolverem seus conflitos existenciais.

E a nossa felicidade neste mundo depende muito de como lidamos com o nosso lado emocional, temos que entender que o mundo a qual pertencemos tem sempre dois lados, o mundo é dual, tendo sempre uma contrapartida, se tem o lado Ruim, a vida na sua generosidade lhe proporcionará o lado B, como o lado bom do que estava ruim, não sendo um caminho de única via, por isso afirmo e aconselho a todos com propriedade; ‘não focar no lado ruim das coisas, mas tente enxergar a sua realidade de vida, de outros ângulos nunca antes ousados por você, se atreva a enxergar o mundo das possibilidades, porque a vida é generosa e conforme as sábias palavras de Buda e Jesus; ‘Nenhum ser humano veio ao mundo para ser infeliz!’, deve haver alguma verdade nas palavras destes dois seres que vieram ao mundo para livrar toda a humanidade dos infortúnios da nossa própria ignorância, reflitam e se continuarem a sofrer, tente mudar o seu ângulo de visão e mental, vale muito à pena, para quem não sabe, mudanças de pensamentos tem o poder de mudar toda a nossa vida, para o melhor!    

 

Paulo Rk

Nenhum comentário:

Postar um comentário