Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Você é velho ou idoso?



Aprendi recentemente que não é legal chamar alguém com mais idade de velho, e sabem por que?
Porque seres humanos não podem envelhecer, porque não nascemos prontos, não somos fabricados como objetos de consumo, ou seja, só envelhece o que foi fabricado pelas mãos dos homens, tipo uma geladeira nova, fica velha com o tempo de uso, então podemos dizer que ela envelheceu.
Quanto a nós, não ficamos velhos, ficamos idosos com o passar dos anos, eu não sei se estou conseguindo transmitir o raciocínio, mas “quem” fica velho são os manufaturados, nós ficamos idosos, mas não velhos, existe uma diferença entre o velho e o idoso.
Portanto é ofensivo chamar alguém de velho, pois dá a impressão de inutilidade, de algum objeto desgastado com o tempo, de sucata e pelo que sei o homem não nasce pronto, devendo o mesmo, se construir constantemente através dos tempos, aprendendo continuamente uma nova lição a cada dia, e à medida que o nosso corpo vai sentindo o peso da idade, a nossa mente tem que assumir a leveza da sabedoria, seguindo o caminho oposto do peso da idade corporal (biológico).
O nosso corpo é matéria, portanto não é eterno e como toda a matéria ele sofre a ação do tempo, a questão é que a nossa mente não pode assumir a condição do nosso corpo, a evolução temporal de nossa mente tem que ser contraria a decadência do nosso corpo físico (ação do tempo), então segue se o raciocínio da seguinte forma; mente sã em corpo sã!
Portanto ao ver um idoso, nunca, jamais o chame de velho, ele não é um velho, mas um idoso, sendo digno e merecedor pela própria idade do nosso respeito!
Lembre se que velho independe da idade biológica, sendo que podemos ser jovens com seus vinte e poucos anos, mas mentalmente velhos, parecendo um objeto inanimado, encostado ou largado por falta de uso, sem motivações para nada na vida.
Do contrário é verdadeiro, conheço pessoas com seus oitenta e poucos anos, mas mentalmente jovens, com uma disposição de dar inveja aos próprios jovens dos seus vinte e poucos anos, portanto seria de mau gosto ou uma ofensa chama-los de velho.
Porque na verdade, velho tem mais haver com a mentalidade, e idoso tem tudo haver com a ação do tempo sobre o nosso corpo, não devendo nunca, jamais chamar as pessoas de velha.
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário