Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Insatisfações

Graças a deus no mundo existem todos os tipos de pessoas, dos felizes aos infelizes, dos esclarecidos aos boçais, das pessoas de bom coração ou aqueles que se quer parecem ter corações.
Mas eu não me importo com as pessoas más, pois acredito que o mundo foi feito para todos, e todos temos o nosso lugar ao sol, basta lutarmos pelo que acreditamos e seguir sempre em frente, independendo do que nos aconteça no meio de qualquer trajeto que escolhemos para alcançarmos nossos objetivos e sonhos.
O que falta nas pessoas do século XXI é a convicção no que elas acreditam, se você for ‘firmeza’ em suas decisões, ninguém ou nenhuma circunstância negativa poderá te impedir de concretizar quaisquer coisas em sua vida. (fato)
Costumo conversar com todo tipo de gente, basta para isso, que elas me dêem abertura, pois fui criado assim, sem preconceitos, nunca julguei alguém pelas aparências, não discrimino ninguém, e sempre ganhei por ser desse jeito.
Ganhei amigos e ganhei conhecimento, aprendizados que carregarei muito além desta vida, tornando inclusive a minha própria existência mais leve.
Hoje sou capaz de fluir, transcender quaisquer obstáculos que se impõem no meu caminho, pois não tenho maldade dentro de mim, isso é muito bom, pois nada pode estragar meu dia ou me impedir de alcançar meus objetivos mais rapidamente.
Tal condição é o próprio estado de Buda, quando atingimos tal estado e condição, nada do que nos aconteça neste mundo mundano pode nos afetar ou influenciar negativamente, pois o estado de Buda é o estado mais elevado da condição espiritual humana, então conseguimos enxergar todos os problemas do “alto”, e a visão lá de cima é privilegiada, sendo que um budista encara seus problemas como simples questões a serem resolvidos, simples assim, nada de drama.
Pra que dramatizar o que tem que ser resolvido?
Porque a nossa vida não é uma novela mexicana, mas uma sucessão de acontecimentos baseados sempre na causa e efeito, onde o principal responsável por tudo que nos acontece somos nós mesmos.
Vamos descartar todas as possibilidades de sofrer por quaisquer problemas que temos que resolver neste mundo, pois do ponto de vista budista, problemas são trampolins que nos ajudam a superar as nossas próprias ignorâncias inerentes, nos tornando em pessoas melhores. (do ponto de vista espiritual)
De modo prático a diferença entre um budista para um não budista é que pessoas comuns vivem imersas na escuridão fundamental de suas existências, envolvendo se com todos os tipos de problemas existenciais que possa acontecer em suas vidas, se envolvem tanto, a ponto de não conseguirem enxergar com clareza a solução das coisas que as fazem sofrer e muito pior, para essas pessoas “dramáticas” a culpa pelos seus infortúnios são sempre as outras pessoas, não conseguindo enxergar que somos responsáveis por tudo que nos aconteça em vida.
Quando nos “envolvemos” com situações conflitantes de nossas existências, operamos 100 % com o emocional, deixando o lado prático da lógica de lado, tornando complexa a resolução do que muitas vezes seria resolvida por uma outra pessoa com muita facilidade.
Por esta razão aprendemos dentro da filosofia budista que nunca, sobre hipótese alguma devemos nos envolver com quem quer que seja ou com quaisquer problemas da vida, devemos sempre manter o equilíbrio interior, manter o nosso ‘controle interno’ da situação e estar em sintonia com o imensurável universo e buscar sempre enxergar todos os nossos problemas do alto, sem nos envolver emocionalmente.
A perspectiva de onde você observa ‘problemas’ faz toda a diferença na resolução da mesma, e com toda certeza se você se ‘envolver’ com os problemas, não conseguirá encontrar uma solução, mesmo se a solução estiver a um palmo do teu nariz, pois estará envolvido emocionalmente, e pra quem não sabe o nosso emocional nos faz cometer muitos erros neste planeta, muitas vezes erros considerado infantis.
Costumo dizer que somos perfeitos enquanto máquinas biológicas, mas saímos com um “defeitinho” de fabricação, estou falando do nosso lado emocional, quantas pessoas do mundo trocaram o certo pelo duvidoso, e se deram muito mal por ter tido algum envolvimento emocional onde não deveria ou mesmo ter saído da razão por questões emocionais?
Tem gente que reclama muito, maldizendo as pessoas, alegando que no mundo só existem pessoas ruins e que o mundo está nessas condições porque ninguém se importa com ninguém.
Mas isso é um pensamento errôneo e completamente discriminatório, como mencionei logo de inicio deste texto existem pessoas de todos os tipos e natureza neste planeta, bastando você ‘separar o trigo do joio’.
É assim que funciona o mundo, mas para isso devemos saber o que queremos das nossas vidas, pois cada um tem a sua própria vida, como ‘prioridades’, uma vez feito a ‘escolha’ do que eu quero vou atrás, ou a luta! (como preferirem)
Eu não perco tempo reclamando das pessoas ruins que existem no mundo, na verdade não tenho tempo para elas, essas pessoas só me ensinam o que não podemos ser enquanto pessoas, preferindo eu, observar e estar em companhia das pessoas legais, pessoas alto astrais que me ensinam e me inspiram a dar o melhor de mim mesmo, buscando ser sempre otimista e positivo em relação às coisas que me aconteçam neste mundo e comigo mesmo.
Não sendo crueldade da própria vida nos ‘colocar’ num mundo repleto de gente das mais variadas índoles e caráter, tudo foi meticulosamente “planejado” por uma inteligência superior ou lei mística, ou até mesmo, o que todos aqui no hemisfério ocidental chamam de deus para que possamos superar nossas próprias limitações e de certa forma evoluirmos espiritualmente neste mundo.
E para finalizar gostaria de citar dois tipos de insatisfação, na verdade duas características de pessoas insatisfeitas deste planeta.
Existe a insatisfação negativa, onde o sujeito vive descontente com o seu meio e vive a reclamar, nada fazendo para mudar o que mais lhe incomodou por toda a sua vida.
A vida passa e este sujeito, o insatisfeito negativo morre completamente frustrado, pois talvez e somente talvez, no final da sua vida, ele descubra o quanto perdeu tempo reclamando por tudo que lhe desagradou nesta vida, nada fazendo para melhorar a sua própria condição.
 O insatisfeito positivo é o que move o mundo, pois ele busca mudar todas as coisas que lhe desagradam nesta vida, agindo e não se limitando as reclamações como fazem os insatisfeitos negativos.
E você, que tipo de pessoa insatisfeita é; negativa ou positiva?
Paulo RK


Nenhum comentário:

Postar um comentário