Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

quinta-feira, 10 de março de 2016

Sabedoria



Pra quem não sabe sabedoria não tem nada haver com informação, sendo assim não vai adiantar muito você ficar horas e horas absorvendo informações diante do computador ou quaisquer outros meios da comunicação.
Não estou afirmando com isto que seja inútil estar bem informado, a propósito informação é tudo na era em que vivemos, principalmente no século XXI onde o valor do homem é mensurado por quanto ele sabe e não por quem e o que somos de fato, incríveis humanos.
Afirmo esta condição porque de repente tem gente que sabe muito em termos profissionais, mas mesmo assim estão desempregados.
De repente um incrível profissional da área da construção que sabe além de fazer um excelente trabalho de alvenaria, manja pra caralho elétrica, hidráulica, pintura e entre outros afazeres do ramo, mas vive com dificuldades financeiras.
De repente e por esta razão afirmo que conhecimento não é sinônimo de sabedoria, porque de repente de que adianta o homem saber de tantas coisas, se não tem a sabedoria de sobreviver fazendo o melhor uso deste conhecimento adquirido ao longo de sua vida.
Outro exemplo do setor financeiro, de repente o meu amigo estabeleceu um ‘modus operandi’ no seu negócio onde tem mais prejuízo do que lucros, e de repente ele não consegue enxergar o que vivo a alertar.
De repente ele tem muito conhecimento na área financeira, segundo ele mesmo afirma, mas não tem sabedoria para gerir seus negócios de forma competente fazendo as pessoas ao seu redor, questionar se ele entende mesmo do negócio de fazer dinheiro.
Mas então, o que é sabedoria e como podemos adquirir em nossas vidas?
Novamente e dizendo antemão; não sou o dono da razão e tudo que menciono por aqui, são aprendizados baseados no meu cotidiano, na convivência com pessoas que julgo melhores que eu e fortalecendo com literaturas relevantes como é a própria filosofia budista.
Concordar ou discordar é um direito de todos bem como o meu direito de escrever o que mais for conveniente pra mim, mas a intenção dos meus escritos é fazer as pessoas refletirem e começar a ver o mundo diferente das perspectivas acostumadas, saindo da zona de conforto e a promover mudanças através dos meus pensamentos nelas mesmas.
Não sou psicólogo de formação, portanto não tenho a pretensão de que todos me compreendam tal como desejo e gostaria, afinal de contas, cada um tem parâmetros baseadas nas suas próprias experiências de vida, assimilando realidades de acordo com suas capacidades de compreensão.
Alguns outros são estúpidos, preferem corrigir o meu esquálido português que sei ser péssimo, e nem acho ruim, mas tais pessoas ignoram o que escrevo, preferindo me corrigir, que ter a humildade de analisar o conteúdo do texto, mesmo tendo erros gramaticais.
Como mencionei adoro que me corrijam, pois deixei de escrever muitas coisas erradas graças às pessoas mais letradas que me informaram o jeito correto de escrever determinadas palavras, agradeço e serei eternamente grato com as pessoas que tenha tal disposição, mas deixar de ler um texto só porque escrevi casa com “ç”, e ignorar todo o resto, do meu ponto de vista é um exemplo típico de pessoas que não tem sabedoria alguma, pois de repente eu posso ter digitado errado e não ter cometido o erro por não saber.
Porque de repente deixar de assimilar a forma como as pessoas alheias enxergam o mundo pode lhe transformar numa pessoa boçal completamente isenta de sabedoria.
Pois é, de repente eu acredito que sabedorias a gente não adquira apenas nas salas de aulas de uma faculdade ou cursos técnicos, de repente eu aprendi com a vida, que é na convivência com pessoas das mais variadas culturas que adquirimos a sabedoria necessária para podermos sobreviver, com mais naturalidade e menos gravidade do peso das nossas ignorâncias.
Títulos, diplomas e conhecimentos técnicos não lhe tornam uma pessoa sábia, mas o aprendizado que adquirimos na convivência com todos, nos 365 dias do ano aprendemos a grande lição da vida, que acredito ser a própria sabedoria.
Sabedoria nos faz leve, flexíveis e resilientes perante quaisquer infortúnios e desafios da vida, então vamos combinar, não se isolem da convivência com os da sua própria espécie, procure sempre estar ao lado de pessoas que pensam melhor que você mesmo, ninguém é melhor que ninguém, mas sempre existirão pessoas com capacidades de enxergar muito além dos seus umbigos, muito além dos horizontes, agregando valores úteis em nossas vidas.
Resumindo, de repente não adquirimos sabedoria em salas de aulas, mas na convivência com pessoas diferentes e ao mesmo tempo, então e de repente, se a vida é uma grande escola as pessoas são os nossos melhores MESTRES DA VIDA!
Paulo RK

Nenhum comentário:

Postar um comentário