Paulo Rk

Paulo Rk
Contemplação da mente

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Segredos ocultos


Todos nós, nos conhecemos muito bem, e temos a consciências das coisas que podemos e não podemos realizar.
E geralmente quem dita as regras para as nossas ‘consciências’, são as pessoas do nosso convívio, dentro sociedade.
Exageramos um pouco quando vamos falar das nossas qualidades, mas é das nossas fraquezas e defeitos, que revelamos quem realmente somos.
Talvez seja por isso que seja difícil falar sobres os nossos próprios pontos fracos, tememos nos expor e revelar as nossas verdadeiras identidades.
Tem gente que fala que não tem problema algum em falar sobre as suas dificuldades e pontos negativos, mas quem garante que eles estão sendo sinceros?
Como todo ser humano ele deve estar falando, o que ele acha ser conveniente, para ele e para as outras pessoas, mas duvido muito que esteja sendo sincero.
Não duvido que existam pessoas sinceras no mundo, sempre existe aquele que faz a diferença, no meio de tanta gente.
E também não estou condenando, ou criticando as pessoas que “ocultam” os seus segredos, pois eu também tenho os meus segredos.
Segredos que guardo a sete chaves, só demonstro aos outros o que acho ser conveniente.
E sei muito bem, que não faço isso por mal, pois tem gente, digo existem muitas pessoas que julgam as outras, sem realmente as conhece-las, então eu sou, de uma certa forma, “forçado” a não dizer a verdade.
Ninguém gosta de ser avaliado pelas aparências ou superficialmente, existem muitas coisas por trás daquilo que somos, e muitas vezes ninguém é o que é gratuitamente, existe um histórico e uma razão de ser.
Não quero parecer estar justificando algo sinistro da minha personalidade, pois apesar de ser oculta, ela não oferece perigo as outras pessoas, tão pouco para eu mesma.
Bom, acho que ela causa mais danos a minha personalidade do que para as outras pessoas, pois existe um ditado que diz, que a ignorância é uma benção, então enquanto as pessoas mais próximas não souberem da verdade, menos sofrerão.
Não posso falar o mesmo de mim, pois ninguém pode ser feliz abafando uma pressão que vem de dentro, a minha cobrança em querer ser verdadeiro o tempo todo, é o meu algoz.
Eu não tenho certeza, se um dia vou amadurecer o suficiente para não temer mais as minhas próprias fraquezas, e chegar a compartilhar de todos os meus segredos e verdades com um alguém.
Entregarei todas as minhas inseguranças e medos ao tempo, pois ela tem sido a minha verdadeira aliada no combate a ignorância alheia, e da minha própria.
Tenho quebrados muitos tabus, por conta do amadurecimento que o tempo muito sabiamente nos cobra, mas acho mesmo que ainda não é o momento certo.
E para o momento, só posso garantir que é um segredo bobo, sem muitas consequências, no entanto, quanto mais bobo e irrelevante possa parecer uma verdade, é da reação e da ignorância alheia que mais temo.
Então, por enquanto viverei com este peso, pois os exemplos da sociedade me aliviam quando vejo casais que guardam segredos um do outro, mesmo estando casados a um bom tempo.
Paulo RK

8 comentários:

  1. Paulo!
    Expor pela rede virtual nossos mais profundos segredos, sinceramente, pode nos trazer dores de cabeça, pois no anonimato algumas pessoas fazem o inferno na vida de outros, portanto, acho melhor guardar para dividir com quem a gente tem realmente conhecimento ou que já conhecemos pessoalmente.
    um grande abraço, carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade 'Mamãe Gaia', ao ser indagado porque não escrevia mais sobre a minha pessoa, pensei justamente neste poder que a internet dá aos maus intencionados. Existem pessoas que, aliás, se aproveitam muito bem destes recursos, do anonimato, podendo até usar as nossas palavras e pensamentos contra nós mesmos!
      Em contrapartida e felizmente, podemos contar sempre com pessoas como nós , não é mesmo! Sempre dispostos a ajudar as pessoas , mesmo através das palavras, fazendo o bom uso delas , fortalecendo as nossas amizades e principalmente colaborando sempre com um mundo melhor.
      Muito obrigado por interagir comigo , e não ter esquecido de mim!

      Excluir
  2. Antigamente eu me expunha mais, me abria mais, contava mais sobre mim aos outros. Hoje não. Eu não diria que sou sincero ou que sou um livro aberto, mas sou franco, não consigo mentir, falo o que penso e isso tem me bastado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Edu, o fato de você não conseguir mentir é porque você é uma pessoa verdadeira, raro nos dias atuais.
      No entanto, o fato de você não confidenciar a sua vida para as outras pessoas , não é culpa sua. Pois acredito que alguém fez mal juízo do que você expôs e tenha feito algo de muito ruim contigo.
      Portanto o que tenho a te dizer é continue assim, seja verdadeiro consigo mesmo, a sinceridade é uma grande dádiva, nós nunca perderemos nada sendo verdadeiros.
      Valeu por interagir comigo!

      Excluir
  3. sou franco e não tenho medo de me expor aos amigos ...

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Bratz, pois feliz é o homem que está cercado de amigos verdadeiros com quem pode confiar os seus sentimentos e segredos mais profundos!
      E é por isso que eu não me canso de falar, Xará você é uma pessoa completa, em todos os sentidos, te admiro!

      Excluir
  4. Acho que é normal todo mundo ter seus esqueletos no armário, se ele não faz mal à ninguém, não vejo porque "mexer" nele... Tem segredos que realmente não é para qualquer pessoa ouvir, e às vezes é bom mantê-los. Mas reconheço que às vezes é muito bom expulsá-los e destruí-los.

    ResponderExcluir
  5. Pior que é verdade Diego, penso que as vezes seria mais feliz se eu pudesse expor, compartilhar os meus segredos com o mundo, mas infelizmente tal pensamento é uma utopia.
    Quem sabe daqui a cinco mil anos , a humanidade saberá aprenderá a respeitar sentimentos e pensamentos dos seus semelhantes, não é mesmo!
    Muito obrigado por sempre estar interagindo com os teus pontos de vista relevante, eles agregam muito em termos de valores. Valeu!

    ResponderExcluir